Podcast Verde: Vozes do Futuro

Desenvolvida por: Bianca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Sustentabilidade e Justiça Climática

A atividade 'Podcast Verde: Vozes do Futuro' tem como propósito incentivar os alunos do 6º ano a explorar temas de sustentabilidade e justiça climática através da criação de um podcast. Trabalhando em grupos, eles irão pesquisar temas específicos relacionados a essas áreas, desenvolver roteiros e realizar entrevistas. A intenção é não apenas aprimorar suas habilidades de pesquisa, escrita e oralidade, mas também promover o uso consciente e crítico da tecnologia como ferramenta de comunicação. A atividade encoraja os alunos a pensar sobre as responsabilidades ambientais e sociais, enquanto trabalham de maneira colaborativa, respeitando as necessidades de cada membro da equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa, escrita colaborativa e comunicação oral enquanto abordam temas críticos para o futuro do planeta, como sustentabilidade e justiça climática. Eles devem ser capazes de relacionar essas questões globais com seu próprio cotidiano, entendendo a importância de cada ação individual e coletiva. Além disso, espera-se que desenvolvam competências tecnológicas ao produzir um conteúdo de áudio, o que reforça suas capacidades de adaptação frente aos avanços tecnológicos e as demandas do século XXI.

  • Desenvolver a habilidade de pesquisa sobre temas de sustentabilidade.
  • Escrever e estruturar roteiros para apresentação oral.
  • Trabalhar de forma colaborativa em equipe.
  • Aprimorar a comunicação oral através da realização de um podcast.
  • Utilizar tecnologias digitais de forma ética e crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP09: Produzir textos orais (entrevistas, reportagens) focando em diferentes propósitos comunicativos.
  • EF06LP10: Planejar e produzir conteúdos orais e escritos colaborativamente, utilizando estratégias de organização textual e modalizações discursivas.
  • EF06CI07: Compreender e descrever processos relacionados aos sistemas naturais, associando-os aos impactos antrópicos no meio ambiente.
  • EF06CI08: Discutir tecnologias que visem a sustentabilidade ambiental.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado em temas interdisciplinares que conectam habilidades de língua portuguesa, através da produção oral e escrita, com conceitos de ciências naturais centrados na sustentabilidade e justiça climática. Os alunos explorarão diferentes recursos de tecnologia digital, como gravação e edição de áudio, fomentando uma abordagem prática que une teoria e aplicação prática. Além disso, serão avaliados aspectos como trabalho em grupo, colaboração, e o uso ético das tecnologias, garantindo um entendimento abrangente e transversal das disciplinas envolvidas.

  • Conceitos de sustentabilidade e justiça climática.
  • Estruturação de roteiros e produção oral.
  • Utilização das tecnologias digitais na comunicação.
  • Trabalho colaborativo e organização de equipe.
  • Educação ética e uso consciente da tecnologia.

Metodologia

A metodologia da aula se fundamenta em proporcionar uma aprendizagem ativa e centrada no aluno, enfatizando a Aprendizagem Baseada em Jogos como forma de engajamento e motivação. Os alunos serão incentivados a explorar temas, resolver problemas e criar conteúdos, sempre em um contexto prático que promova reflexão e construção colaborativa do conhecimento. Sendo assim, o uso de tecnologias digitais será integrado ao processo de ensino-aprendizagem, permitindo uma apropriação crítica e criativa das ferramentas disponíveis, além de possibilitar o desenvolvimento de competências digitais e socioemocionais ligadas à comunicação e colaboração.

  • Aprendizagem baseada em jogos.
  • Pesquisa ativa e colaborativa.
  • Uso integrado de tecnologias digitais.
  • Aprendizagem colaborativa.
  • Desenvolvimento de competências socioemocionais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma prevê que a atividade seja dividida em uma aula de 60 minutos, concentrando-se na Aprendizagem Baseada em Jogos para facilitar o entendimento dos conceitos e promover a participação ativa dos alunos. Durante essa aula, haverá o momento de introdução aos temas, planejamento e execução da pesquisa em pequenos grupos, com orientação contínua do professor. A escolha por uma única sessão intensiva se justifica pela necessidade de aplicar o conhecimento de maneira concentrada, garantindo engajamento e permitindo a realização completa do projeto dentro do tempo proposto.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de sustentabilidade e justiça climática através de um jogo educativo, seguida de planejamento e execução da pesquisa em grupos para o podcast.
  • Momento 1: Apresentação e Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre sustentabilidade e justiça climática, utilizando um vídeo curto ou imagens ilustrativas para captar a atenção dos alunos. Explique o conceito de forma simples e relacionando com o cotidiano dos alunos. Permita que façam perguntas e estimule a curiosidade. É importante que introduza a atividade do podcast como um projeto motivador.

    Momento 2: Jogo Educativo sobre Sustentabilidade (Estimativa: 15 minutos)
    Organize um jogo educativo em uma plataforma digital ou com cartões impressos que aborde conceitos de sustentabilidade e justiça climática. Divida a turma em pequenos grupos e explique as regras do jogo. Observe se os alunos estão engajados e intervém caso alguma dupla tenha dificuldades. Use esta atividade para avaliar o entendimento inicial dos conceitos.

    Momento 3: Formação dos Grupos do Podcast e Planejamento (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos para o projeto do podcast. Oriente os alunos a discutirem temas de interesse relacionados à sustentabilidade e planejarem a divisão de tarefas. Sinalize a importância da colaboração e escuta ativa. Ajude a mediar qualquer conflito de ideias e registre o plano de cada grupo para acompanhamento.

    Momento 4: Pesquisa Preliminar (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os grupos a iniciar uma pesquisa preliminar sobre o tema escolhido utilizando computadores/tablets. Reforce a necessidade de identificar fontes confiáveis e discutir os achados em grupo. Circulando pela sala, ofereça suporte e feedback ao trabalho dos grupos. Finalize o momento com uma breve discussão em sala sobre descobertas e dúvidas.

Avaliação

A avaliação do projeto será multidimensional, permitindo que os alunos demonstrem suas aprendizagens de modo diversificado. Primeiramente, o professor poderá utilizar a autoavaliação, na qual os alunos refletem sobre sua participação e aprendizado durante a atividade. Em segundo lugar, a avaliação por pares permitirá que alunos critiquem construtivamente o trabalho dos colegas. Além disso, rubricas de avaliação serão utilizadas para categorizar critérios objetivos como clareza de comunicação, originalidade do roteiro e uso ético da tecnologia. Essas rubricas facilitarão a aplicação dos critérios de avaliação, em particular para entender o progresso dos alunos durante a atividade e garantir que todos tenham alcance dos objetivos propostos.

  • Autoavaliação: Refletir sobre a própria participação e o aprendizado envolvido.
  • Avaliação por pares: Feedback construtivo entre os colegas.
  • Rubricas de avaliação: Clareza de comunicação, originalidade do roteiro, uso ético da tecnologia.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade são diversos e visam enriquecer e suportar a aprendizagem dos alunos. Incluem-se aqui o uso de computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa e produção do podcast, além de softwares de edição de áudio para a montagem das apresentações. Além disso, microfones ou dispositivos móveis com capacidade de gravação serão necessários para a realização das entrevistas. Esses materiais são importantes para permitir que os alunos explorem de forma prática as ferramentas tecnológicas, desenvolvendo suas competências digitais, enquanto colaboram para a efetivação do conhecimento.

  • Computadores/tablets com acesso à internet.
  • Softwares de edição de áudio.
  • Microfones ou dispositivos móveis para gravação.
  • Materiais de apoio impressos sobre sustentabilidade.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que a promoção da inclusão e da acessibilidade na sala de aula é um desafio constante para os professores, que já enfrentam uma carga de trabalho intensa. Para a atividade proposta, sugerimos algumas estratégias práticas que podem ajudar a garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições, possam participar de forma significativa. Para alunos com TDAH, recomenda-se a divisão das tarefas em etapas menores com intervalos regulares, o uso de cronômetros visuais e o estabelecimento de metas claras. No caso dos alunos com TEA nível 1, implementar um roteiro visual da atividade pode ajudar na adaptação à rotina, enquanto para alunos com TEA nível 2 é importante promover um ambiente previsível, com instruções claras e objetivas, e oferecer suporte individualizado quando necessário. Ressalta-se também a importância de realizar adaptações no layout da sala de aula para facilitar a interação social e garantir que as atividades ocorram num ambiente inclusivo e respeitoso para todos.

  • Divisão das tarefas em etapas menores para alunos com TDAH.
  • Uso de cronômetros visuais para concentração.
  • Roteiro visual da atividade para alunos com TEA nível 1.
  • Ambiente previsível com instruções claras para alunos com TEA nível 2.

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