Poemas pelo espaço: decifrando Manoel de Barros

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de poesia

Esta atividade pedagógica foi pensada para promover uma experiência imersiva na obra poética de Manoel de Barros, específicamente, com o poema 'Uma didática da invenção'. A sala de aula será transformada em um espaço dinâmico onde os alunos, utilizando o método de aprendizado ativo, irão buscar fragmentos do poema que estarão espalhados em diferentes locais. Ao encontrarem os fragmentos, os alunos são encorajados a refletir sobre o significado individual e coletivamente. Seguindo a coleta, uma roda de debate será formada para discutir as várias interpretações e tentativas de reconstruir o poema, captando a essência da mensagem do autor. Este processo não só aprofundará a compreensão da linguagem poética de Manoel de Barros, mas também desenvolverá habilidades de análise crítica, interpretação e síntese.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é instigar os alunos a explorar e interpretar a poesia de Manoel de Barros de uma maneira reflexiva e colaborativa. Pretende-se, por meio da busca ativa pelos fragmentos poéticos e do subsequente debate, desenvolver as habilidades de leitura crítica, interpretação de textos complexos, colaboração e discussão construtiva. Além disso, busca-se fomentar a apreciação pela literatura e pelas manifestações artísticas, incentivando os alunos a se posicionarem criticamente em relação aos textos e a dialogarem sobre suas múltiplas interpretações.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de textos poéticos.
  • Promover o trabalho em equipe e a discussão construtiva entre os alunos.
  • Incentivar a apreciação pela literatura e manifestações artísticas.
  • Fomentar o pensamento crítico e a capacidade de análise.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP21: Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou 'convocar' para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.
  • EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva
  • EF69LP49: Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

Conteúdo Programático

A abordagem desta atividade concentra-se em explorar a poesia como uma forma de expressão artística e cultural rica e multifacetada. Por meio da obra de Manoel de Barros, os alunos terão a oportunidade de mergulhar na sua linguagem singular, que desafia a forma convencional e convida à reflexão sobre temas como a natureza, o cotidiano e a humanidade. Esta experiência visa não só aprimorar as habilidades interpretativas dos alunos, mas também ampliar sua visão sobre a forma e função da poesia no mundo contemporâneo.

  • Introdução à vida e obra de Manoel de Barros.
  • Análise e interpretação de poemas seleccionados.
  • Técnicas de leitura crítica e análise textual.
  • Dinâmicas de grupo para discussão e interpretação de textos.

Metodologia

A metodologia propõe uma abordagem ativa, centrando-se na interação dos alunos com o texto poético através da busca e descoberta dos fragmentos do poema espalhados pela sala. Após a fase de exploração, a roda de debate funcionará como um momento de síntese e compreensão coletiva, onde cada aluno ou grupo poderá compartilhar suas interpretações e perspectivas. O professor atuará como mediador, facilitando a discussão e guiando os alunos na construção de um entendimento mais aprofundado do texto.

  • Distribuição dos fragmentos do poema pela sala de aula.
  • Busca ativa dos fragmentos pelos alunos.
  • Roda de debate para discussão das interpretações.
  • Reconstrução coletiva do poema.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em três aulas de 40 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do poeta e à distribuição dos fragmentos. Na segunda aula, os alunos realizarão a busca ativa e começarão as discussões iniciais. A terceira aula será focada na roda de debate, na reconstrução do poema e na reflexão final.

  • Aula 1: Introdução e distribuição dos fragmentos.
  • Aula 2: Busca ativa dos fragmentos e discussões iniciais.
  • Aula 3: Roda de debate e reconstrução do poema.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de sua participação ativa durante as diversas fases da atividade, desde a busca dos fragmentos até as contribuições na roda de debate. Será dada especial atenção à capacidade de argumentação, habilidade de interpretação e profundidade da análise feita pelos alunos. A avaliação também considerará o trabalho em equipe, a interação e o respeito pelas interpretações dos outros, valorizando o processo de aprendizagem colaborativa.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários cópias dos fragmentos do poema 'Uma didática da invenção' de Manoel de Barros, espaço adequado para a realização da busca e da roda de debate, e materiais para anotação. A utilização de recursos multimídia para apresentação do contexto do autor e sua obra pode enriquecer a experiência de aprendizado.

  • Cópias dos fragmentos do poema.
  • Espaço adequado para a atividade.
  • Materiais para anotação.
  • Recursos multimídia.

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