Nesta atividade dinâmica, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de jornalistas futuristas, criando reportagens sobre possíveis eventos mundiais em 50 anos. Eles explorarão áreas como avanços tecnológicos, mudanças ambientais e descobertas científicas para desenvolver suas histórias. Este projeto fomenta a curiosidade, a criatividade e a capacidade crítica dos alunos, permitindo-lhes aplicar e expandir seus conhecimentos de maneira integrada. Trabalhando em equipes, eles praticarão o trabalho colaborativo, a pesquisa, a escrita jornalística e habilidades de apresentação multimídia. O desafio incluirá a realização de pesquisas sobre tendências atuais, desenvolvimento da narrativa e finalização com uma apresentação multimídia da reportagem criada.
O objetivo principal desta atividade é incentivar os alunos a explorarem e aplicarem seus conhecimentos de forma integrada, promovendo habilidades de leitura crítica, pesquisa, escrita e oralidade. Os alunos desenvolverão competências essenciais no trabalho em equipe, além de praticarem o pensamento crítico e criativo ao projetarem cenários futuros baseados em tendências atuais. Será estimulada a habilidade de utilizar diferentes recursos tecnológicos para a criação e apresentação das reportagens, preparando os alunos para os desafios do século XXI.
A atividade será centrada no desenvolvimento de competências linguísticas, tecnológicas e sociais. Partindo do tema central do jornalismo futurista, os alunos investigarão tendências científicas e ambientais atuais, desenvolvendo a habilidade de projeção. A prática jornalística será abordada não apenas como escrita de notícias, mas como uma forma de contar histórias que envolvam o leitor, aliada ao uso eficaz de tecnologias multimídia para comunicação.
Utilizaremos uma combinação de Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, complementadas pela Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos iniciarão com pesquisas individuais sobre tendências atuais como dever de casa. Em sala, formarão equipes para discussão e planejamento das reportagens. O desenvolvimento do projeto exigirá pesquisa contínua, síntese de informações e colaboração, culminando na produção e apresentação das reportagens utilizando recursos multimídia. O formato interativo e prático promove o engajamento e aprofunda o aprendizado.
A carga horária total desta atividade é de 2 horas, dividida em duas sessões de 60 minutos. Na primeira sessão, os alunos discutirão as pesquisas realizadas e planejarão suas reportagens em equipe. A segunda sessão será dedicada à finalização das reportagens e às apresentações multimídia dos grupos.
A avaliação será baseada na criatividade, pesquisa, qualidade da escrita e apresentação da reportagem. Será criado um rubrica que pontua cada aspecto, valorizando o trabalho em equipe, a profundidade da pesquisa, a clareza e a criatividade na apresentação. Além disso, a capacidade de integrar conhecimentos e utilizar recursos multimídia de maneira eficaz também será considerada. Feedbacks construtivos serão fornecidos para cada grupo, enfatizando pontos fortes e áreas para melhoria.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a escrita e montagem das reportagens, além de projetor ou televisão para as apresentações finais. Também serão recomendados sites confiáveis para pesquisa e softwares de edição multimídia que possam ajudar no desenvolvimento dos projetos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula