Repórter por um Dia

Desenvolvida por: Lucia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção de Texto Jornalístico

A atividade 'Repórter por um Dia' propõe transformar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em jornalistas investigativos, com o objetivo de explorar e reportar um evento ou situação recente da escola. Essa missão educativa visa estimular habilidades de pesquisa, entrevista, análise crítica, trabalho em equipe e escrita jornalística. Os estudantes serão divididos em equipes e orientados a escolher um tema de interesse coletivo. Após a escolha, realizarão pesquisas que incluem entrevistas com envolvidos diretos no assunto, coleta de dados e análise de materiais diversos. A tarefa culminará na produção de uma notícia impressa que abordará título, lead, desenvolvimento e conclusão, além da seleção cuidadosa de fotografias e design do layout. O conjunto das produções dos alunos originará um jornal da turma, que poderá ser compartilhado com a comunidade escolar, valendo-se da prática da metodologia ativa para fomentar a autonomia e o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final da atividade 'Repórter por um Dia', espera-se que os alunos tenham desenvolvido competências importantes tanto na área linguística quanto no aspecto social. Isso inclui a capacidade de realizar pesquisas de forma autônoma, coletar dados de maneira eficaz, realizar entrevistas objetivas, analisar e sintetizar informações. Além disso, os estudantes aprenderão sobre os princípios básicos da redação jornalística, incluindo a importância de um título atrativo, de um lead claro e informativo, e de um texto coerente e bem estruturado. A atividade também visa fomentar habilidades sociais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e respeito mútuo, essenciais no processo de produção coletiva de conhecimento.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de dados.
  • Praticar a realização de entrevistas e a análise crítica de informações.
  • Compreender os elementos básicos da estrutura de uma notícia (título, lead, corpo e conclusão).
  • Aprimorar as habilidades de escrita, com ênfase na clareza, objetividade e coesão textual.
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.

Conteúdo Programático

A atividade incorpora práticas de jornalismo e noções básicas de produção textual dentro de uma abordagem interdisciplinar. Isso permitirá aos alunos entenderem o funcionamento da mídia, a importância da verificação de fatos e a ética jornalística. Também se alinharão teoria e prática ao pesquisar, redigir e compilar suas notícias, fornecendo uma experiência educativa completa que ultrapassa o ensino tradicional da língua portuguesa, promovendo uma visão mais ampla sobre comunicação e sociedade.

  • Princípios do jornalismo e ética da informação.
  • Técnicas de entrevista e coleta de dados.
  • Estrutura de uma notícia: título, lead, corpo e conclusão.
  • Redação jornalística e escolha de imagens.
  • Design e composição de um jornal.

Metodologia

A adoção da metodologia ativa nesta atividade permite que os alunos assumam o papel principal no seu processo de aprendizagem, orientados e apoiados pelo professor. Esse enfoque incentiva a exploração e a construção coletiva do conhecimento, através de pesquisa ativa, trabalho em equipe e aprendizado baseado em problemas reais. Com a produção de um jornal, os estudantes aplicarão o conhecimento adquirido em situações práticas, promovendo uma experiência educacional significativa e relevante.

  • Divisão da turma em equipes de reportagem.
  • Seleção de temas relevantes para investigação.
  • Coleta de dados através de entrevistas e pesquisa.
  • Redação das notícias com base na informação coletada.
  • Edição e design do jornal da turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em um total de 4 aulas de 50 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação do projeto e a formação das equipes. A segunda e terceira aulas serão dedicadas à pesquisa, coleta de dados e entrevistas. Na quarta aula, as equipes trabalharão na redação das notícias e no design do jornal, recebendo a assistência necessária do professor.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e formação das equipes.
  • Aula 2: Pesquisa e coleta de dados.
  • Aula 3: Continuação da pesquisa e início da redação.
  • Aula 4: Finalização das notícias e design do jornal.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação dos alunos durante todo o processo, na qualidade das entrevistas realizadas, na relevância e precisão das informações coletadas, na clareza e coesão da notícia produzida, e na contribuição de cada indivíduo para a equipe. Será considerado também a criatividade e o esforço na construção do layout do jornal. Exemplos de critérios específicos incluem: a eficácia da manchete, a qualidade do lead, a profundidade da pesquisa e a integração visual da matéria. O feedback será fornecido individualmente e por equipe, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores com internet para a pesquisa e produção do jornal, máquinas fotográficas ou smartphones para registros visuais, material para entrevistas, como gravadores de voz ou papel e caneta, além de software de edição de texto e imagem. O professor deverá prover materiais de apoio sobre técnicas jornalísticas e redação, garantindo a disponibilidade de recursos para que todos os alunos participem de maneira ativa e igualitária.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Máquinas fotográficas ou smartphones.
  • Materiais para entrevistas (gravadores, papel e caneta).
  • Software de edição de texto e imagem.
  • Materiais de apoio sobre jornalismo e redação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo