Repórteres da Escola

Desenvolvida por: Silmar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Introdução ao Jornalismo

Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao mundo jornalístico, assumindo o papel de repórteres mirins. Iniciaremos com uma breve explicação sobre a profissão de jornalista e as etapas envolvidas na produção de uma notícia. O objetivo é familiarizar os estudantes com o conceito de notícia, as características do texto jornalístico, bem como o processo de coleta, análise e divulgação de informações. Após essa introdução, os alunos serão divididos em pequenos grupos, onde escolherão um evento recente ou uma situação de relevância dentro da escola ou comunidade local para noticiar. A atividade envolverá a prática de entrevistas, a pesquisa e a observação direta para coleta de dados, seguidas do planejamento e da redação de uma notícia, considerando os elementos básicos do texto jornalístico. Para concluir, os grupos terão a oportunidade de apresentar suas notícias para a classe em um formato de telejornal escolar, que pode ser tanto gravado quanto apresentado ao vivo, empregando habilidades de comunicação efetiva e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

A principal intenção desta atividade é possibilitar aos alunos a vivência prática do processo jornalístico, abrangendo desde a pesquisa inicial até a divulgação da notícia. Espera-se que, ao término, os estudantes sejam capazes de identificar e aplicar as características fundamentais do texto jornalístico, realizar entrevistas e coletar dados relevantes, além de trabalharem em equipe durante todo o processo. Também é objetivo desta aula estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a capacidade de análise dos alunos, fomentando ainda mais suas habilidades comunicativas tanto na escrita quanto na oralidade.

  • Compreender a função social do jornalismo e o papel do jornalista
  • Identificar e aplicar os elementos básicos do texto jornalístico
  • Realizar entrevistas e coletar informações
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe
  • Aprimorar a capacidade de comunicação escrita e oral

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF67LP09
  • description": Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto \u2013 objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. \u2013, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato \u2013 que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.\u2013, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado oferece aos alunos um panorama sobre o jornalismo, enfatizando a importância da notícia e o processo de sua produção. Discutiremos como uma notícia é gerada, desde a identificação de um evento noticioso dentro do contexto escolar ou comunitário, passando pela coleta de informações via pesquisa e entrevistas, até a redação e apresentação de uma reportagem. Assim, a atividade não apenas abrange aspectos linguísticos, como a estrutura e estilo do texto jornalístico, mas também habilidades sociais, como trabalho em equipe e comunicação eficaz.

  • O que é notícia e quais suas características
  • Etapas da produção de uma notícia
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações
  • Elementos do texto jornalístico
  • Apresentação de notícias em formato de telejornal

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será uma peça chave nesta atividade, promovendo uma aprendizagem ativa e participativa. Os alunos serão incentivados a explorar e investigar o ambiente escolar ou sua comunidade, coletar dados e transformá-los em uma narrativa jornalística interessante. A divisão em grupos facilitará a distribuição de tarefas e promoverá habilidades sociais importantes. A elaboração do telejornal escolar servirá como prática de síntese e conferirá aos alunos a oportunidade de desenvolverem suas habilidades de comunicação oral e visual perante o público.

  • Apresentação interativa sobre jornalismo
  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa e entrevistas
  • Redação de notícias
  • Preparação e apresentação de telejornal

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total das duas sessões é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, realizaremos a introdução ao mundo jornalístico e formação dos grupos. A segunda aula será destinada à confecção das notícias e preparação da apresentação final.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo e divisão em grupos para escolha dos temas
  • Aula 2: Execução da pesquisa, escrita das notícias e preparação do telejornal

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio da análise do processo e do produto final. Será avaliada a capacidade de colaboração dentro do grupo, a adequação e uso dos elementos do texto jornalístico, a qualidade da pesquisa e dos dados coletados, bem como a criatividade e clareza na apresentação final do telejornal. Usaremos um critério de avaliação baseado em rubricas, detalhando os diferentes aspectos do projeto jornalístico, para que os alunos conheçam os critérios e possam se autoavaliar em conjunto com a avaliação do professor.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização dessa atividade incluem acesso à internet para pesquisas, câmera ou smartphone para gravações, computadores para redação das notícias e edição dos vídeos, caso seja necessário. Adicionalmente, materiais de escritório como papel, canetas e gravadores de áudio para entrevistas também serão úteis. Uma sala de aula que possa acomodar apresentações e um espaço adequado para as gravações são essenciais.

  • Computador com acesso à internet
  • Câmera ou smartphone para gravações
  • Materiais de escritório (papel, canetas)
  • Gravadores de áudio (ou smartphones com essa função)
  • Sala de aula para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo