Repórteres da Escola

Desenvolvida por: Raimun… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Jornalismo Escolar

Nesta atividade interativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão encorajados a se transformarem em jovens jornalistas, assumindo a responsabilidade de noticiar eventos recentes ou novidades significativas para a escola ou comunidade local. Este projeto não apenas permite que os estudantes explorem a importância do jornalismo na sociedade, mas também os ensina a apreciar o valor da verificação factual e da escrita clara e precisa. Os participantes serão divididos em grupos para planejar, coletar dados e produzir uma notícia tanto em formato impresso quanto digital (vídeo), para veiculação na mídia escolar. Isso envolverá a seleção de eventos relevantes, realização de entrevistas com pessoas envolvidas ou especialistas no assunto e seleção apropriada de imagens ou fotos para acompanhar as reportagens. Ao longo deste processo, serão enfatizadas as estruturas jornalísticas padrão e a necessidade de uma comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa não apenas melhorar as habilidades de escrita e comunicação dos alunos, mas também fomentar um entendimento profundo do papel do jornalismo e da importância da integridade na reportagem. Os alunos aprenderão a desenvolver notícias com base em fatos verificados, aprimorando seu senso crítico em relação às informações consumidas cotidianamente. Além disso, exercitarão a colaboração e a pesquisa, habilidades essenciais em qualquer carreira jornalística, e terão a oportunidade de explorar diversas formas de mídia, preparando-os para criar conteúdo atrativo e responsável.

  • Desenvolver habilidades de escrita e comunicação.
  • Aprender e aplicar as estruturas jornalísticas na criação de notícias.
  • Fomentar a importância da verificação de fatos e integridade ética.
  • Estimular o trabalho em equipe e a pesquisa colaborativa.
  • Explorar diferentes formas de mídia (impressa e digital) para a veiculação de notícias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP09: Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará as etapas fundamentais do jornalismo, incluindo a identificação de temas noticiáveis, técnicas de entrevista e coleta de informações, estruturas textuais jornalísticas, além de edição de vídeos e seleção de imagens apropriadas. A ênfase será dada à importância da ética jornalística, especialmente em relação à verificação de fatos e ao respeito pelas fontes.

  • Introdução ao jornalismo e sua importância social
  • Estruturas jornalísticas e escrita de notícias
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações
  • Ética jornalística e verificação de fatos
  • Produção de notícias para mídias impressas e digitais
  • Seleção e edição de imagens e vídeos

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, os alunos serão imersos em um ambiente de aprendizado prático onde a investigação, a colaboração e a criação são incentivadas. Cada grupo será responsável por todas as etapas da produção de uma notícia, desde a escolha do tema até a publicação final, passando pela pesquisa, entrevistas, redação e edição. As aulas serão dinamizadas através de discussões em grupo, sessões de brainstorming para a seleção dos temas e oficinas práticas de escrita e edição de vídeo, sempre com o suporte e orientação do professor.

  • Formação de equipes de reportagem
  • Sessões de brainstorming para seleção de temas
  • Oficinas de técnicas jornalísticas: escrita, entrevista, edição de vídeo
  • Produção e revisão colaborativa dos textos e vídeos
  • Apresentação das notícias para a turma e publicação na mídia escolar

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução ao projeto, formação das equipes e início da seleção de temas e planejamento das reportagens. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção das notícias, incluindo a redação, edição e finalização dos textos e vídeos para publicação.

  • Aula 1: Introdução, formação de equipes e planejamento
  • Aula 2: Produção, edição e finalização das notícias

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de trabalharem em equipe, na aplicação das técnicas jornalísticas aprendidas e na qualidade final das notícias produzidas. Critérios incluirão a clareza e precisão da escrita, a adequação do uso de imagens e vídeos, bem como a veracidade e relevância das informações reportadas. Serão também valorizadas a criatividade e inovação na apresentação das notícias. A participação ativa durante as oficinas e a colaboração efetiva dentro dos grupos também serão critérios importantes de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, câmeras ou smartphones para gravação de vídeos e fotos, computadores com software de edição de texto e vídeo, e um espaço para a publicação das notícias, seja um mural físico para as impressas ou um site/blog para as digitais. Além disso, materiais de escritório básicos como papel, canetas e outros, para a fase de planejamento e escrita das notícias.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Câmeras ou smartphones para gravação de vídeos e fotos
  • Computadores com softwares de edição de texto e vídeo
  • Espaço para publicação das notícias
  • Materiais de escritório (papel, canetas, etc.)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo