Nesta atividade interativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão encorajados a se transformarem em jovens jornalistas, assumindo a responsabilidade de noticiar eventos recentes ou novidades significativas para a escola ou comunidade local. Este projeto não apenas permite que os estudantes explorem a importância do jornalismo na sociedade, mas também os ensina a apreciar o valor da verificação factual e da escrita clara e precisa. Os participantes serão divididos em grupos para planejar, coletar dados e produzir uma notícia tanto em formato impresso quanto digital (vÃdeo), para veiculação na mídia escolar. Isso envolverá a seleção de eventos relevantes, realização de entrevistas com pessoas envolvidas ou especialistas no assunto e seleção apropriada de imagens ou fotos para acompanhar as reportagens. Ao longo deste processo, serão enfatizadas as estruturas jornalísticas padrão e a necessidade de uma comunicação eficaz.
Esta atividade visa não apenas melhorar as habilidades de escrita e comunicação dos alunos, mas também fomentar um entendimento profundo do papel do jornalismo e da importância da integridade na reportagem. Os alunos aprenderão a desenvolver notícias com base em fatos verificados, aprimorando seu senso crítico em relação às informações consumidas cotidianamente. Além disso, exercitarão a colaboração e a pesquisa, habilidades essenciais em qualquer carreira jornalística, e terão a oportunidade de explorar diversas formas de mídia, preparando-os para criar conteúdo atrativo e responsável.
O conteúdo programático abordará as etapas fundamentais do jornalismo, incluindo a identificação de temas noticiáveis, técnicas de entrevista e coleta de informações, estruturas textuais jornalísticas, além de edição de vídeos e seleção de imagens apropriadas. A ênfase será dada à importância da ética jornalística, especialmente em relação à verificação de fatos e ao respeito pelas fontes.
Utilizando uma metodologia ativa, os alunos serão imersos em um ambiente de aprendizado prático onde a investigação, a colaboração e a criação são incentivadas. Cada grupo será responsável por todas as etapas da produção de uma notícia, desde a escolha do tema até a publicação final, passando pela pesquisa, entrevistas, redação e edição. As aulas serão dinamizadas através de discussões em grupo, sessões de brainstorming para a seleção dos temas e oficinas práticas de escrita e edição de vídeo, sempre com o suporte e orientação do professor.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução ao projeto, formação das equipes e início da seleção de temas e planejamento das reportagens. Na segunda aula, os alunos trabalharão na produção das notícias, incluindo a redação, edição e finalização dos textos e vídeos para publicação.
A avaliação será baseada na capacidade dos alunos de trabalharem em equipe, na aplicação das técnicas jornalísticas aprendidas e na qualidade final das notícias produzidas. Critérios incluirão a clareza e precisão da escrita, a adequação do uso de imagens e vídeos, bem como a veracidade e relevância das informações reportadas. Serão também valorizadas a criatividade e inovação na apresentação das notícias. A participação ativa durante as oficinas e a colaboração efetiva dentro dos grupos também serão critérios importantes de avaliação.
Para a realização desta atividade serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, câmeras ou smartphones para gravação de vídeos e fotos, computadores com software de edição de texto e vídeo, e um espaço para a publicação das notícias, seja um mural físico para as impressas ou um site/blog para as digitais. Além disso, materiais de escritório básicos como papel, canetas e outros, para a fase de planejamento e escrita das notícias.
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