Esta atividade prática tem como objetivo principal introduzir os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao mundo do jornalismo, por meio da criação de um jornal escolar. Iniciando com uma exploração dos diferentes gêneros jornalísticos, como notícias, reportagens, entrevistas, colunas e editoriais, os alunos irão discutir sobre a centralidade da notícia e sua relevância para o cotidiano escolar e comunidade local. Em grupos, eles escolherão eventos ou temas relevantes para pesquisar, aplicando técnicas de entrevista e aprimorando suas habilidades de escrita. Um ponto crucial deste projeto é a análise crítica das informações, onde os alunos deverão identificar diferentes graus de parcialidade e imparcialidade nas fontes, desenvolvendo assim uma postura crítica em relação ao conteúdo midiático. O resultado final será a produção de uma edição do jornal escolar, composto pelos textos, entrevistas e reportagens elaboradas pelos grupos, oferecendo uma visão diversificada dos eventuais temas abordados.
Ao participar desta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar o campo do jornalismo de uma maneira envolvente e educativa, ampliando sua compreensão sobre os diferentes gêneros jornalísticos e a importância da notícia no nosso dia a dia. Adicionalmente, cultivarão habilidades essenciais como pesquisa, escrita e entrevista, enquanto desenvolvem uma visão crítica sobre as fontes de informação, aprendendo a discernir entre diferentes graus de parcialidade e imparcialidade. Através deste projeto, espera-se que os alunos não apenas adquiram novos saberes, mas também se tornem comunicadores mais eficazes e conscientes dos eventos que impactam sua comunidade escolar e local.
O conteúdo programático desta atividade abrange uma série de tópicos fundamentais para a compreensão e produção do jornalismo escolar. Iniciaremos com uma discussão abrangente sobre os gêneros jornalísticos, analisando exemplos reais e destacando a importância da notícia. Em seguida, focaremos em técnicas de pesquisa, escrita e entrevista, fundamentais para a coleta e apresentação de informações verídicas e interessantes. O desenvolvimento de uma visão crítica em relação às fontes de informação será outro ponto chave, preparando os alunos para reconhecer e evitar parcialidades em suas produções jornalísticas.
A metodologia desta atividade será baseada em Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. A ABP permitirá que os alunos se engajem profundamente no projeto de criar um jornal escolar, aplicando conhecimentos teóricos em uma tarefa prática. A Sala de Aula Invertida será utilizada para maximizar o tempo de aula, com os alunos explorando materiais e conteúdos em casa e aplicando o aprendizado em sala através de discussões e atividades práticas. A Aprendizagem Baseada em Jogos será incorporada com atividades lúdicas que simulem a coleta de notícias e a montagem de um jornal, promovendo o engajamento e a compreensão dos conceitos de maneira divertida e interativa.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos chave do jornalismo e iniciarão a pesquisa e escolha dos temas para o jornal. Na segunda aula, os grupos trabalharão na finalização de seus artigos, entrevistas e reportagens, procedendo à montagem e revisão do jornal escolar.
A avaliação desta atividade levará em consideração a participação ativa dos alunos, a qualidade da pesquisa realizada, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade e originalidade dos artigos produzidos, e o nível de reflexão crítica demonstrado sobre as informações coletadas. Será dada uma atenção especial à habilidade dos alunos de identificar diferentes graus de parcialidade e imparcialidade nas informações e na maneira como eles abordam este desafio em suas produções. Além disso, a apresentação final do jornal escolar, incluindo a qualidade da escrita, a organização e o design, também serão avaliados.
Para a realização dessa atividade, faremos uso de uma variedade de recursos. Computadores ou tablets com acesso à internet serão necessários para pesquisas online. Materiais de escrita como lápis, canetas e papéis serão úteis durante a fase de rascunho e anotações de entrevistas. Além disso, câmeras ou smartphones podem ser utilizados para registrar as entrevistas ou capturar imagens para as matérias. Recursos digitais como processadores de texto e software de design gráfico ajudarão na composição e layout do jornal.
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