Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar o universo jornalístico ao criar uma edição de um jornal escolar. Inicialmente, os estudantes serão apresentados aos diferentes formatos de textos presentes em jornais, como notícias, fotorreportagens e charges. Através de discussões em grupo, eles poderão compreender o papel do leitor e a importância da ética na jornalística. Posteriormente, divididos em equipes, os alunos terão a tarefa de decidir o conteúdo a ser incluído em seu jornal, dando prioridade para temas relevantes e de impacto social. As equipes realizarão entrevistas com membros da comunidade escolar, criando fotorreportagens sobre eventos e desenvolvendo charges críticas e respeitadoras sobre a atualidade. A atividade culminará na montagem e apresentação do jornal para a comunidade escolar, seguida de um debate crítico sobre as escolhas editoriais e o impacto das notícias produzidas.
A execução desta atividade visa estimular a compreensão dos alunos sobre o papel do jornalismo na sociedade, além de desenvolver habilidades de escrita, leitura crítica e análise de eventos atuais. Espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar as diferentes estruturas e propósitos dos textos jornalísticos, assim como entender a importância da ética jornalística. Busca-se ainda fomentar a capacidade de trabalho em equipe, pesquisa e entrevista, habilidades fundamentais na produção de conteúdo relevante e engajado com a comunidade escolar.
Os alunos serão apresentados aos conceitos fundamentais do jornalismo, explorando diferentes formatos textuais como notícias, entrevistas, fotorreportagens e charges. Através da análise de exemplos reais, discussões em grupo e atividades práticas, os estudantes irão construir conhecimento sobre o papel da mídia, a importância da ética na comunicação e o impacto social das notícias. Além disso, trabalharemos habilidades de pesquisa, redação e edição, preparando os alunos para a produção de seu jornal escolar.
Adotaremos uma metodologia ativa, centrada no aluno, que estimula a aprendizagem através da experiência prática e do engajamento direto com o conteúdo. Inicialmente, realizaremos discussões guiadas para introduzir os conceitos e formatos textuais. Posteriormente, as equipes de alunos irão planejar, pesquisar e produzir seu próprio material jornalístico, aplicando o conhecimento adquirido. A atividade será fortemente baseada na colaboração entre os alunos, incentivando a comunicação efetiva, o pensamento crítico e a resolução criativa de problemas.
A atividade será dividida em quatro aulas de 50 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira aula, será feita a introdução ao jornalismo e suas práticas éticas. Na segunda, focaremos na exploração dos diferentes formatos textuais e início do planejamento do jornal. As terceira e quarta aulas serão dedicadas à produção de conteúdo, montagem do jornal e preparação para a apresentação final, respectivamente.
A avaliação será contínua e baseada em critérios como engajamento nas discussões, contribuição para o trabalho em equipe, qualidade do conteúdo produzido (clareza, relevância, precisão) e participação na apresentação e debate do jornal. Serão considerados ainda a capacidade de reflexão sobre a ética jornalística e a criatividade na produção das charges e fotorreportagens. A atividade promove não apenas a avaliação de conhecimento teórico, mas também habilidades práticas essenciais ao jornalismo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou tablets, câmeras fotográficas ou smartphones para as fotorreportagens, materiais de papelaria para a montagem do jornal impresso e software de edição de texto e imagem. Além disto, será proveitoso contar com exemplos físicos ou digitais de jornais e revistas para análise e inspiração.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula