Repórteres por um Dia

Desenvolvida por: Sandra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Textos

Nesta atividade prática, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão o desafio de se tornarem repórteres por um dia, trabalhando em equipe para abordar temas de relevância para a comunidade escolar. A atividade será dividida em etapas, iniciando pela escolha do tema da notícia, seguindo pelo planejamento, processo de entrevistas, coleta de dados e produção de imagens. Por fim, cada grupo produzirá uma notícia impressa, aplicando as características específicas do gênero jornalístico, como a ordem decrescente de importância dos fatos e o uso de verbos no tempo presente. Esta experiência visa desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, trabalho em equipe e compreensão do papel do jornalismo na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre a produção de notícias e o papel do jornalismo na sociedade. Será enfatizada a importância da escolha de temas relevantes, o planejamento cuidadoso da notícia considerando o público-alvo, assim como a realização de entrevistas e coleta de informações de forma ética e responsável. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de praticar habilidades de escrita, respeitando as características do gênero jornalístico, e de trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.

  • Compreender o papel e a importância do jornalismo na sociedade.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, entrevista e coleta de informações.
  • Praticar a escrita jornalística, aplicando as características específicas do gênero.
  • Trabalhar em equipe para planejar e executar uma tarefa complexa.
  • Refletir sobre a escolha de temas relevantes para a comunidade escolar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP09: Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).
  • EF67LP10: Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático se focará na estrutura e nas características do gênero jornalístico, enfatizando aspectos como a escolha e relevância do tema, métodos de coleta de dados e entrevista, planejamento textual considerando o público-alvo e a finalização da produção noticiosa. Os alunos aprenderão a importância do trabalho em equipe na criação de conteúdo jornalístico, além de desenvolverem habilidades críticas e analíticas essenciais para compreender eventos e questões da atualidade.

  • Entendimento do gênero jornalístico: características e estrutura.
  • Planejamento de uma notícia: escolha do tema, definição do público-alvo.
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações.
  • Produção e seleção de imagens pertinentes ao tema.
  • Escrita jornalística: aplicação das características do gênero na produção textual.

Metodologia

Utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, os alunos serão incentivados a participar ativamente em todas as etapas da produção de uma notícia. Trabalhando em grupos, realizarão pesquisas, entrevistas e discussões, promovendo um ambiente colaborativo e dinâmico. Esta abordagem prática permite aos estudantes aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais, melhorando sua compreensão sobre o processo de produção jornalística e encorajando o desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação, análise crítica e trabalho em equipe.

  • Formação de grupos e escolha dos temas.
  • Pesquisa e planejamento da notícia.
  • Realização de entrevistas e coleta de dados.
  • Produção de imagens ou seleção de fotos relevantes.
  • Escrita e revisão da notícia em grupo.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade da pesquisa e das informações coletadas, habilidade de trabalhar em equipe, clareza e coerência na escrita e no cumprimento das características específicas do gênero jornalístico. Serão considerados também a criatividade e a originalidade na escolha do tema e na produção de imagens. Feedback construtivo será fornecido para cada grupo, realçando pontos fortes e áreas para melhoria. A nota final será composta pela avaliação conjunta de todo o processo, desde a concepção até a produção final da notícia.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários materiais como computadores com acesso à Internet para pesquisa, gravadores ou celulares para as entrevistas, câmeras ou celulares para a produção de fotos, além de materiais de escrita para o planejamento e anotações. Recursos adicionais incluem acesso a jornais e revistas digitais para exemplos de notícias, bem como softwares de edição de texto e imagem, caso disponíveis.

  • Computadores com acesso à Internet.
  • Gravadores ou celulares para entrevistas.
  • Câmeras fotográficas ou celulares para captura de imagens.
  • Jornais e revistas digitais.
  • Softwares de edição de texto e imagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo