Nesta atividade prática, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão o desafio de se tornarem repórteres por um dia, trabalhando em equipe para abordar temas de relevância para a comunidade escolar. A atividade será dividida em etapas, iniciando pela escolha do tema da notícia, seguindo pelo planejamento, processo de entrevistas, coleta de dados e produção de imagens. Por fim, cada grupo produzirá uma notícia impressa, aplicando as características específicas do gênero jornalístico, como a ordem decrescente de importância dos fatos e o uso de verbos no tempo presente. Esta experiência visa desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, trabalho em equipe e compreensão do papel do jornalismo na sociedade.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre a produção de notícias e o papel do jornalismo na sociedade. Será enfatizada a importância da escolha de temas relevantes, o planejamento cuidadoso da notícia considerando o público-alvo, assim como a realização de entrevistas e coleta de informações de forma ética e responsável. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de praticar habilidades de escrita, respeitando as características do gênero jornalístico, e de trabalho em equipe, essenciais para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.
O conteúdo programático se focará na estrutura e nas características do gênero jornalístico, enfatizando aspectos como a escolha e relevância do tema, métodos de coleta de dados e entrevista, planejamento textual considerando o público-alvo e a finalização da produção noticiosa. Os alunos aprenderão a importância do trabalho em equipe na criação de conteúdo jornalístico, além de desenvolverem habilidades críticas e analíticas essenciais para compreender eventos e questões da atualidade.
Utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, os alunos serão incentivados a participar ativamente em todas as etapas da produção de uma notícia. Trabalhando em grupos, realizarão pesquisas, entrevistas e discussões, promovendo um ambiente colaborativo e dinâmico. Esta abordagem prática permite aos estudantes aplicar os conhecimentos teóricos em situações reais, melhorando sua compreensão sobre o processo de produção jornalística e encorajando o desenvolvimento de habilidades essenciais como comunicação, análise crítica e trabalho em equipe.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade da pesquisa e das informações coletadas, habilidade de trabalhar em equipe, clareza e coerência na escrita e no cumprimento das características específicas do gênero jornalístico. Serão considerados também a criatividade e a originalidade na escolha do tema e na produção de imagens. Feedback construtivo será fornecido para cada grupo, realçando pontos fortes e áreas para melhoria. A nota final será composta pela avaliação conjunta de todo o processo, desde a concepção até a produção final da notícia.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais como computadores com acesso à Internet para pesquisa, gravadores ou celulares para as entrevistas, câmeras ou celulares para a produção de fotos, além de materiais de escrita para o planejamento e anotações. Recursos adicionais incluem acesso a jornais e revistas digitais para exemplos de notícias, bem como softwares de edição de texto e imagem, caso disponíveis.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula