Ritmos e Rimas: A Música das Palavras

Desenvolvida por: Rosana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Elementos da poesia: ritmo, rima, aliterações e assonâncias

Nesta atividade educacional interativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão guiados em um fascinante percurso de descoberta dos elementos fundamentais da poesia, tais como ritmo, rima, aliterações e assonâncias. Iniciando com uma explicação introdutória acerca desses componentes, esse projeto didático almeja não apenas a introdução desses conceitos, mas também sua aplicação prática. Para tal, os estudantes serão organizados em pequenos grupos e desafiados a criar estrofes de um poema coletivo, escolhendo um tema de sua predileção. Esse exercício colaborativo proporcionará aos alunos a oportunidade de mergulhar na criatividade, explorar a musicalidade das palavras e aprofundar a compreensão desses elementos poéticos através da criação. Após a composição das estrofes, cada grupo realizará a apresentação de sua contribuição ao poema, prestando especial atenção à declamação. Isso inclui enfatizar os efeitos sonoros e sensoriais produzidos pelos elementos linguísticos e paralinguísticos, como variações de ritmo e modulações de tom, integrando também a postura e gestualidade. Essa atividade propõe uma combinação enriquecedora de análise linguística, expressão criativa e performance, visando desenvolver competências diversificadas nos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta proposta educativa centra-se em capacitar os alunos a identificar e a aplicar, de maneira prática e criativa, os diversos elementos que compõem a poesia, como ritmo, rima, aliterações e assonâncias. Além de fortalecer o entendimento e a apreciação pelos recursos estilísticos da poesia, visa também aprimorar a habilidade de escrita, promovendo a expressão criativa e a habilidade de trabalhar coletivamente. Por meio da declamação, os alunos serão incentivados a explorar e a entender os efeitos de sentido e emoção que esses elementos podem evocar, ampliando suas competências comunicativas e expressivas.

  • Identificar os elementos básicos da poesia, como ritmo, rima, aliterações e assonâncias.
  • Criar estrofes de um poema coletivo, aplicando os elementos estudados de forma prática e criativa.
  • Desenvolver habilidades de declamação, enfocando o uso eficaz dos recursos paralinguísticos e cinésicos.
  • Estimular a expressão criativa e a colaboração entre os alunos durante o processo de criação poética.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP32: Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
  • EF69LP54: Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Conteúdo Programático

Este plano de aula tem como foco o ensino dos elementos poéticos através de uma abordagem prática e interativa, permitindo que os estudantes explorem a rima, o ritmo, as aliterações e as assonâncias. A metodologia ativa empregada facilitará o aprendizado contínuo e a participação ativa dos alunos, enquanto eles desenvolvem as suas próprias estrofes, refletindo sobre o tema escolhido e aplicando os conhecimentos adquiridos sobre os aspectos estilísticos da poesia.

  • Introdução aos conceitos de poesia: ritmo, rima, aliterações e assonâncias.
  • Práticas de escrita e declamação de poema coletivo.
  • Análise dos efeitos de sentido na poesia.

Metodologia

Iniciaremos com uma breve exposição teórica sobre os elementos da poesia, seguida de uma atividade prática em grupo onde os alunos irão compor estrofes de um poema coletivo. A metodologia ativa será essencial, promovendo a aprendizagem cooperativa e o engajamento ativo dos estudantes. A etapa de declamação permitirá que experimentem diretamente os efeitos dos recursos paralinguísticos e cinésicos estudados.

  • Exposição dialogada sobre elementos da poesia.
  • Criação em grupo de estrofes de um poema coletivo.
  • Práticas de declamação considerando os elementos estudados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos cada, permitindo tempo suficiente para introdução dos conceitos, criação poética em grupos e a declamação dos poemas criados, integrando análise e feedback.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos poéticos e início da criação do poema coletivo.
  • Aula 2: Conclusão da criação do poema e declamação pelos grupos.

Avaliação

A avaliação deste projeto será baseada na participação ativa, criatividade, aplicação correta dos elementos poéticos introduzidos e na qualidade da apresentação declamada. Critérios como coesão de grupo, originalidade e expressividade durante a declamação serão considerados. Será dado feedback construtivo após as apresentações, realçando as fortalezas e as áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário dispor de um espaço adequado para a apresentação, materiais para a escrita coletiva (papel, lápis, borracha) e acesso a exemplos de obras poéticas que empregam os elementos estudados, podendo ser utilizados recursos audiovisuais para a exposição inicial dos conceitos e para a apresentação dos poemas.

  • Material de escrita (papel, lápis, borracha).
  • Exemplos de poesias que ilustrem os elementos estudados.
  • Equipamento audiovisual para as apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo