Roda de Autores

Desenvolvida por: Ronald… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Compreensão leitora e produção textual

A atividade 'Roda de Autores' propõe uma imersão no universo literário e jornalístico, permitindo que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental explorem diferentes textos, como livros, artigos ou notícias, através de uma metodologia ativa e participativa. Na atividade, os estudantes serão divididos em duplas e escolherão um material de interesse comum. A partir dessa escolha, eles deverão elaborar um conjunto de perguntas, como se fossem entrevistar o autor ou uma pessoa relacionada à história do texto escolhido. O objetivo dessas perguntas é entender o contexto de produção, as motivações por trás do texto, os objetivos e quaisquer curiosidades relevantes sobre o trabalho selecionado. Cada par realizará uma simulação da entrevista, alternando os papéis de entrevistador e entrevistado, o que proporcionará uma compreensão mais profunda tanto da posição do autor quanto da perspectiva do leitor. Após as entrevistas simuladas, todos os alunos se reunirão em uma Roda de Debate. Esta etapa permitirá que compartilhem suas descobertas, discutam os diferentes pontos de vista e aprofundem a compreensão do material estudado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Roda de Autores' é desenvolver habilidades de leitura crítica e compreensão textual, além de promover a capacidade dos alunos de formular perguntas significativas e explorar diferentes perspectivas. É esperado que os estudantes aprimorem suas habilidades de comunicação e escuta ativa, ao mesmo tempo em que ganham confiança para expressar suas opiniões e reflexões sobre os textos analisados. Além disso, a atividade visa fortalecer a capacidade de trabalho em equipe e respeito pelas ideias dos outros, aspectos fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e críticos.

  • Desenvolver competências de leitura crítica e interpretação de textos
  • Estimular a formulação de perguntas significativas e a exploração de diferentes pontos de vista
  • Aprimorar habilidades de comunicação oral e escuta ativa
  • Fomentar o trabalho em equipe e o respeito pelas ideias alheias
  • Promover a confiança dos alunos para expressarem suas opiniões e análises

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.

Conteúdo Programático

A atividade envolve a leitura crítica de textos diversos, a preparação e realização de entrevistas simuladas, e a participação em rodas de debate. Estes componentes são fundamentais para explorar o processo de produção textual e a compreensão leitora, elementos essenciais no currículo de Língua Portuguesa. Os estudantes serão guiados através de uma jornada de descoberta, questionamento e compartilhamento, onde o foco estará tanto no conteúdo dos textos quanto nos contextos de sua produção e recepção.

  • Compreensão leitora e interpretação de textos
  • Estrutura e propósito das entrevistas
  • Formulação de perguntas e simulação de entrevistas
  • Técnicas de comunicação oral e escuta ativa
  • Debate e discussão em grupo

Metodologia

Esta atividade será realizada através de uma abordagem participativa, onde os alunos serão os principais protagonistas de seu aprendizado. Inicialmente, eles serão encorajados a selecionar textos de interesse mútuo e formular perguntas relevantes para a compreensão desses materiais. Seguindo os princípios das metodologias ativas, os estudantes terão a oportunidade de experimentar os papéis de entrevistadores e entrevistados, propiciando uma compreensão mais aprofundada dos textos escolhidos. A culminância será a Roda de Debate, que consolidará o aprendizado e permitirá a troca de perspectivas entre os alunos.

  • Seleção de textos em duplas
  • Elaboração de perguntas de entrevista
  • Simulação de entrevistas
  • Participação em Roda de Debate
  • Discussão e reflexão em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas em 3 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, os alunos selecionarão os textos e elaborarão as perguntas para a entrevista. Na segunda aula, ocorrerão as simulações das entrevistas. Na terceira e última aula, será realizada a Roda de Debate, onde os estudantes compartilharão suas experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Seleção de textos e elaboração de perguntas
  • Aula 2: Simulação das entrevistas
  • Aula 3: Roda de Debate

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando no engajamento dos alunos, na qualidade das perguntas elaboradas, na performance nas entrevistas simuladas e na contribuição para a Roda de Debate. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de construir perguntas que promovam uma compreensão mais profunda dos textos e à capacidade de articular suas opiniões e análises durante o debate. Exemplos de desempenho excepcional incluirão perguntas originalmente formuladas e contribuições significativas que estimulem a discussão e reflexão em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários textos variados (livros, artigos, notícias), acesso à internet para pesquisas complementares, papel e caneta para anotações e elaboração das perguntas, além de um espaço adequado para a realização das entrevistas simuladas e da Roda de Debate. A utilização de gravadores ou celulares para registrar as entrevistas pode ser considerada, caso seja de interesse dos alunos e esteja de acordo com as políticas da escola.

  • Textos variados (livros, artigos, notícias)
  • Acesso à internet
  • Papel e caneta
  • Espaço adequado para entrevistas e debate
  • Gravadores ou celulares (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo