Teatro dos Sinônimos

Desenvolvida por: Fabia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estudo de Sinônimos e Suas Influências na Comunicação

Nesta atividade prática e colaborativa, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar a riqueza semântica da língua portuguesa, por meio da substituição de palavras por seus sinônimos em cenas teatrais e trechos de diálogos famosos. Organizados em pequenos grupos, os alunos selecionarão os textos que desejam encenar e, juntos, realizarão a substituição de palavras-chave por sinônimos, prestando atenção especial às mudanças que essas substituições trazem para a interpretação dos diálogos. Cada grupo apresentará sua cena modificada para a turma, seguida de um debate orientado sobre como a escolha de sinônimos alterou ou manteve o sentido original, evidenciando o poder das palavras na comunicação. Essa atividade visa promover uma compreensão mais profunda do impacto das escolhas lexicais na construção de significados, além de fomentar a habilidade de análise crítica e a colaboração entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e analisar as nuances semânticas das palavras dentro da língua portuguesa, utilizando a substituição por sinônimos como ferramenta pedagógica. Espera-se que os estudantes entendam que cada escolha lexical dentro de um texto pode influenciar diretamente na interpretação do leitor ou espectador, promovendo uma melhor compreensão das estratégias de comunicação e do papel do emissor. Além disso, objetiva-se estimular a criatividade, a capacidade interpretativa, a expressão oral e escrita, e a colaboração entre pares, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Reconhecer a importância dos sinônimos na construção textual;
  • Analisar o impacto das escolhas lexicais na compreensão e interpretação de textos;
  • Desenvolver habilidades de expressão oral e escrita;
  • Fomentar a colaboração e trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e a capacidade crítica.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF06LP03
  • description": Analisar diferenças de sentido entre palavras de uma série sinonímica.

Conteúdo Programático

Este plano de aula se alinha ao estudo de língua portuguesa, focando especialmente na semântica e lexicologia. Por meio da análise e comparação de sinônimos, os alunos serão capazes de perceber a riqueza e a complexidade da língua, entendendo como as escolhas de palavras afetam a comunicação. O trabalho colaborativo e a expressão criativa por meio de encenações dramáticas complementam o estudo ao proporcionar um contexto prático e envolvente para a aplicação dos conceitos aprendidos.

  • Semântica e lexicologia;
  • Análise e comparação de sinônimos;
  • Importância das escolhas lexicais na comunicação;
  • Encenação teatral como meio de expressão;
  • Trabalho colaborativo e criatividade.

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nesta atividade, centrando o aluno no processo de aprendizagem. Inicialmente, haverá uma breve explanação sobre sinônimos e suas implicações na comunicação. Em seguida, os grupos escolherão e analisarão suas cenas. Durante a preparação e encenação, serão incentivados a discutir e refletir sobre as substituições feitas. A atividade culminará em apresentações dos grupos e um debate orientado, criando um ambiente de análise crítica e troca de perspectivas. Este método promove a aprendizagem ativa, onde os alunos são os protagonistas do seu conhecimento.

  • Breve explanação sobre sinônimos;
  • Escolha e análise das cenas pelos grupos;
  • Discussão em grupo sobre as substituições de palavras;
  • Preparação e encenação das cenas;
  • Debate orientado após as apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 60 minutos, iniciando com 10 minutos de explanação teórica, seguida por 20 minutos de trabalho em grupo para seleção e preparação das cenas. Posteriormente, 20 minutos serão dedicados às apresentações das cenas, e os últimos 10 minutos serão utilizados para o debate orientado e considerações finais.

  • Aula 1 da atividade: 60 minutos totais.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, observando a participação efetiva dos alunos durante a atividade, a criatividade e a adequação das substituições sinonímicas feitas, e a habilidade de argumentação durante o debate. Além disso, será considerada a colaboração entre os membros do grupo. Exemplos de critérios podem incluir: clareza na comunicação das ideias, originalidade na substituição dos sinônimos, e engajamento no debate. A avaliação focará mais no processo de aprendizagem do que no produto final, visando incentivar a reflexão e aprofundamento no uso consciente da língua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessárias cópias das cenas selecionadas pelos grupos, um espaço adequado para as apresentações teatrais, materiais de escrita para anotações e modificações dos textos, e um quadro para anotações gerais e orientações. Recursos adicionais como figurinos ou acessórios para as encenações podem ser incentivados, desde que sejam trazidos pelos próprios alunos, para estimular a criatividade.

  • Cópias de cenas teatrais ou diálogos;
  • Espaço para apresentações;
  • Materiais de escrita;
  • Quadro para anotações;
  • Figurinos ou acessórios (opcionais).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo