Verbo que é Verbo Conjuga!

Desenvolvida por: Daniel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Trabalhar verbos

Esta atividade tem como propósito introduzir os alunos do 6º ano no estudo dos verbos, fundamentais para a comunicação eficaz e expressiva. Através dela, os alunos compreenderão a definição de verbo, sua identificação em textos e suas conjugações nos tempos presente, passado e futuro. Utilizando-se de uma abordagem interativa e lúdica, com jogos e discussões em grupo, a atividade visa reforçar o entendimento e permitir que os alunos pratiquem a conjugação de verbos em diferentes contextos e frases. O objetivo é que, por meio do engajamento ativo e da colaboração, os alunos aprimorem suas habilidades em Língua Portuguesa, desenvolvendo também competências sociais e cognitivas, conforme as diretrizes da BNCC para o 6º ano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fundamentados na necessidade de solidificar o entendimento dos verbos como elementos essenciais da Língua Portuguesa e de suas diversas conjugações. Neste contexto, pretende-se que os alunos não apenas identifiquem verbos em textos, mas também compreendam suas funções sintáticas e semânticas. Através da prática e da aplicação dos conceitos estudados nas atividades propostas, almeja-se que os alunos adquiram a habilidade de utilizar verbos de maneira adequada em situações de comunicação, tanto oral quanto escrita, fortalecendo também suas capacidades de análise gramatical e interpretação de textos. Além disso, ao promover momentos de interação em grupo, a atividade busca fomentar competências socioemocionais como a empatia, a cooperação e o respeito às opiniões alheias.

  • Definir verbos e identificar sua presença em textos.
  • Conjugar verbos nos tempos presente, passado e futuro.
  • Aplicar corretamente a conjugação verbal em frases.
  • Desenvolver habilidades de comunicação eficaz, escrita e oral.
  • Fomentar a empatia e cooperação durante atividades de grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP10: Identificar e usar adequadamente as classes de palavras em diferentes contextos de uso.
  • EF06LP11: Relacionar palavras de uma mesma família não se restringindo a campos lexicais estreitos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo e a análise dos verbos enquanto classe gramatical central na Língua Portuguesa. Os alunos serão expostos à definição de verbos, sua identificação em diferentes tipos de textos e as estruturas de conjugação nos tempos presente, passado e futuro. Com um enfoque especial em verbos regulares e irregulares, a intenção é proporcionar aos alunos uma compreensão clara das variações verbais e a habilidade de aplicar esse conhecimento em seus discursos escritos e orais. A atividade convida os alunos a praticarem a organização e articulação dessas experiências em contextos escolares e cotidianos, promovendo, portanto, uma compreensão mais profunda e prática do tema.

  • Definição de verbos e sua identificação em textos.
  • Conjugação de verbos nos tempos presente, passado e futuro.
  • Classificação de verbos em regulares e irregulares.
  • Prática de comunicação oral e escrita com aplicação correta de verbos.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é centrada na participação ativa dos alunos, através de uma série de aulas expositivas interativas que promovem o aprendizado lúdico e engajado. Com uma abordagem que prioriza o uso de jogos educativos e atividades colaborativas em pequenos grupos, busca-se facilitar a compreensão e a prática das conjugações verbais. Além disso, essas dinâmicas são projetadas para promover discussões reflexivas, onde os alunos são incentivados a expressar suas ideias e argumentos de maneira equilibrada. A aula utiliza ainda recursos tecnológicos, como tabelas digitais e aplicativos de conjugação, para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, garantindo que os alunos possam explorar de maneira divertida e eficaz os conteúdos trabalhados.

  • Aulas expositivas interativas para introdução de conceitos.
  • Uso de jogos e atividades lúdicas para prática de conceitos.
  • Trabalhos em grupo para incentivar interação e discussão.
  • Utilização de recursos tecnológicos para apoiar o aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado em cinco aulas, cada uma com a duração de 60 minutos, aproveitando ao máximo este tempo para cobrir cada aspecto necessário do conteúdo. A estrutura sequencial começa com a introdução teórica e identificação dos verbos, seguida por práticas progressivas de conjugação e aplicação escrita e oral. A unidade é planejada para se desenvolver ao longo de uma semana escolar, promovendo a familiarização e o domínio gradual do tema. Nas aulas seguintes, a prática e os exercícios se tornam mais avançados, culminando em atividades que integram todos os conceitos abordados. Com espaço para revisões e feedback ao final, este cronograma reflete um planejamento que permite desenvolvimento consistente e reflexivo por parte dos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos verbos e sua identificação em textos.
  • Momento 1: Abertura e Exploração de Conceitos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando o tema dos verbos. Pergunte aos alunos o que sabem sobre verbos e peça exemplos de ações que realizam diariamente. Reforce a ideia de que verbos são palavras que indicam ações, estados ou fenômenos. Utilize um quadro digital para anotar as contribuições dos alunos. É importante que todos se sintam encorajados a participar. Avalie a compreensão inicial por meio das respostas dos alunos.

    Momento 2: Explicação Interativa (Estimativa: 15 minutos)
    Utilize slides para apresentar a definição formal de verbos e exemplos em frases. Explique a função dos verbos em uma frase e como eles se relacionam com os sujeitos. Incentive a participação solicitando que os alunos identifiquem os verbos nas frases fornecidas. Observe se todos compreendem e intervenha com exemplos adicionais, se necessário.

    Momento 3: Prática Guiada em Texto (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua trechos de textos curtos. Peça aos grupos que circulem os verbos identificados nos textos. Circule pela sala, auxiliando os grupos que precisarem de orientação e incentivando a discussão. Permita que os grupos apresentem suas descobertas brevemente para a turma. Avalie a participação e cooperação dentro dos grupos.

    Momento 4: Atividade Lúdica (Estimativa: 15 minutos)
    Proponha um jogo interativo online sobre identificação de verbos. Utilize os computadores ou tablets da sala. Divida os alunos em duplas para promover a cooperação. Monitore a atividade, garantindo que as duplas concluam o jogo dentro do tempo estabelecido. Ofereça feedback imediato, elogiando os acertos e corrigindo de forma construtiva. Essa atividade também servirá para avaliação prática.

    Momento 5: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos e faça uma breve revisão do que foi aprendido sobre os verbos. Pergunte o que mais gostaram e o que acharam difícil. Reforce a importância dos verbos na comunicação. Dê um feedback positivo sobre a participação da turma e explique que nas próximas aulas serão aprofundados os conhecimentos sobre conjugação.

  • Aula 2: Conjugação de verbos no tempo presente.
  • Momento 1: Abertura e Revisão de Conceitos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente o que são verbos e sua importância na língua portuguesa. Pergunte aos alunos o que lembram da aula anterior sobre verbos. Anote as contribuições no quadro. Ressalte a diversidade de ações que os verbos representam e introduza a ideia de tempos verbais, especificamente o tempo presente. Observe a participação dos alunos e incentive-os a compartilhar exemplos de verbos no presente que usam no dia a dia.

    Momento 2: Aula Expositiva Interativa (Estimativa: 15 minutos)
    Utilize slides ou o quadro para apresentar a conjugação de verbos regulares no tempo presente. Explique as particularidades das conjugações, focando nas terminações características de cada pronome pessoal (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas). Mantenha os alunos envolvidos ao solicitar que agreguem exemplos adicionais. Corrija imediatamente possíveis erros com exemplos adicionais e mantenha o ambiente encorajador para dúvidas.

    Momento 3: Prática em Duplas (Estimativa: 20 minutos)
    Forme duplas e distribua exercícios de conjugação de verbos regulares em tempo presente. Peça que cada dupla resolva os exercícios, trocando ideias para enriquecer o aprendizado. Circule pela sala, oferecendo apoio. Avalie a participação e cooperação entre os pares, estimulando o diálogo e o respeito mútuo.

    Momento 4: Discussão e Socialização (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma e peça que as duplas compartilhem soluções para algumas frases. Inclua exemplos de verbos irregulares no presente, explorando as diferenças. Desafie os alunos a identificarem irregularidades e ofereça estratégias para memorização. Observe o nível de compreensão e ajuste seu ritmo conforme necessário.

    Momento 5: Encerramento e Avaliação Formativa (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula revisando os principais pontos discutidos. Pergunte aos alunos o que mais gostaram ou tiveram dificuldade. Destaque a importância do tempo presente na comunicação cotidiana e encoraje a prática contínua. Relembre que a prática e a atenção são essenciais para a aprendizagem bem-sucedida dos verbos.

  • Aula 3: Conjugação de verbos no tempo passado.
  • Momento 1: Abertura e Conexão com Conhecimentos Anteriores (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando brevemente os conceitos de tempo verbal explorados anteriormente, especialmente o tempo presente. Pergunte aos alunos sobre exemplos de ações que fizeram recentemente, incentivando-os a compartilhar experiências utilizando verbos no passado. Utilize essas contribuições para introduzir o tema da aula: verbos no tempo passado. Isso ajuda a conectar o aprendizado anterior com o novo conteúdo.

    Momento 2: Aula Expositiva e Demonstrativa (Estimativa: 15 minutos)
    Utilize slides ou o quadro para explicar o conceito de verbos no tempo passado, focando primeiramente nos verbos regulares e suas terminações padronizadas. Apresente exemplos concretos e peça aos alunos que sugiram outros exemplos. Em seguida, explique brevemente os verbos irregulares e como suas conjugações diferem, utilizando uma tabela para demonstrar formações comuns. Certifique-se de que todos compreendem, intervindo com explicações adicionais quando necessário.

    Momento 3: Prática Individual (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua exercícios individuais com frases incompletas para que os alunos conjuguem os verbos no passado. Encoraje-os a trabalhar de maneira concentrada e a consultar suas anotações se necessário. Circule pela sala oferecendo ajuda e esclarecimentos conforme necessário. Avalie discretamente a capacidade dos alunos de aplicar o conhecimento de maneira independente, observando as dificuldades comuns para abordá-las em momentos posteriores.

    Momento 4: Revisão e Socialização (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos e revise as respostas dos exercícios. Peça para que voluntários corrijam as frases, incentivando o debate sobre formas corrigidas. Traga para a discussão exemplos de verbos irregulares que tendem a causar mais dúvidas, explicando particularidades. Ofereça estratégias de memorização para aqueles que apresentaram dificuldades. Essa socialização é essencial para consolidar o aprendizado e promover a confiança dos alunos.

    Momento 5: Encerramento e Avaliação Formativa (Estimativa: 5 minutos)
    Resuma os principais aspectos do tempo verbal passado discutidos na aula. Pergunte aos alunos sobre suas impressões e dificuldades em relação à conjugação aprendida. Reforce a importância da prática constante na aprendizagem dos verbos e incentive o uso diário desse conhecimento. Conclua destacando que os verbos passados tornam possíveis as narrações e resumos do que já foi vivido, essa relevância prática deve ser sempre destacada.

  • Aula 4: Conjugação de verbos no tempo futuro.
  • Momento 1: Introdução e Revisão dos Tempos Verbais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os verbos nos tempos presente e passado vistos em aulas anteriores. Pergunte aos alunos sobre exemplos de ações futuras que esperam realizar. Utilize o quadro para anotar os exemplos dados pelos alunos e introduza o conceito de verbos no tempo futuro. É importante que os alunos façam conexões entre os diferentes tempos verbais para melhor compreensão do tempo futuro.

    Momento 2: Aula Expositiva com Interação (Estimativa: 15 minutos)
    Explique o tempo futuro usando slides ou o quadro para demonstrar a forma como os verbos são conjugados nesse tempo. Destaque as conjugações regulares e irregulares, apresentando exemplos. Envolva os alunos pedindo que forneçam frases adicionais. Observe se todos compreendem e esteja disponível para corrigir erros e esclarecer dúvidas.

    Momento 3: Prática Guiada em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e distribua uma atividade escrita que contenha frases para completarem com verbos no tempo futuro. Permita que discutam entre si as respostas, promovendo a troca de ideias. Circule pela sala fornecendo suporte e verifique se os grupos estão no caminho certo. Avalie informalmente pela participação e pela precisão das respostas.

    Momento 4: Jogo de Conjugação Online (Estimativa: 10 minutos)
    Utilize o laboratório de informática ou tablets para que os alunos participem de um jogo interativo online que reforça a conjugação de verbos no tempo futuro. Forme duplas para incentivar a cooperação e o aprendizado colaborativo. Observe se alguma dupla enfrenta dificuldades e ofereça assistência imediata. Essa atividade serve tanto como prática quanto como uma forma de avaliação.

    Momento 5: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula revisando os principais pontos discutidos sobre o tempo futuro. Pergunte aos alunos sobre as atividades do dia e o que acharam mais desafiador. Encoraje-os a continuar praticando em casa e explique como o conhecimento do tempo futuro pode ser aplicado em diferentes contextos. Reforce a importância da prática diária para o domínio verbal.

  • Aula 5: Prática integrada e discussão em grupo sobre o uso dos tempos verbais.
  • Momento 1: Abertura e Revisão dos Tempos Verbais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula convidando os alunos a relembrar conceitos chave sobre os tempos verbais (presente, passado e futuro). Peça que compartilhem exemplos de cada tempo. Estes exemplos serão anotados no quadro. É importante que você reforce a aplicação prática de cada tempo verbal nas atividades cotidianas e na comunicação.

    Momento 2: Atividade Prática Integrada (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua uma ficha de atividades que combine exercícios de conjugação nos tempos verbal tratados nas aulas anteriores. Os alunos deverão completar frases com os verbos adequados no tempo correto. Oriente-os a trabalhar individualmente por 10 minutos e, em seguida, formarem pares para comparar e discutir as respostas por mais 10 minutos. Circule pela sala, esclarecendo dúvidas e monitorando o progresso. Avalie informalmente observando a capacidade de aplicação prática do conhecimento.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 20 minutos)
    Após a prática, organize grupos de cinco ou seis alunos e proponha uma discussão com o tema: Como verbos em diferentes tempos verbais são usados para contar histórias?. Permita que os grupos elaborem breves histórias, aplicando os tempos verbais de forma integrada. Observe as interações, certificando-se de que todos participem. Estimule a expressão de ideias e ofereça sugestões para aprimorar as narrações. Esta atividade desenvolve habilidades orais e a compreensão da função prática dos tempos verbais.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma para compartilhar de forma breve as histórias criadas. Encoraje os alunos a refletirem sobre a importância da conjugação correta para a comunicação eficaz. Destaque os esforços e os progressos observados durante a atividade. Incentive os alunos a continuarem praticando as conjugações verbais em suas atividades diárias. Finalize destacando o impacto dos verbos na clareza e coesão de narrativas.

Avaliação

O processo de avaliação desta atividade é coerente com os objetivos de aprendizagem e visa acompanhar o progresso dos alunos ao longo das aulas através de diferentes metodologias. As avaliações formativas serão concentradas nas observações em sala durante as atividades práticas e discussões, permitindo feedback imediato e intervenções pedagógicas. A avaliação somativa envolve a elaboração e aplicação de uma atividade final, onde os alunos precisarão aplicar os conhecimentos de conjugação verbal para resolver um conjunto de exercícios práticos. Os critérios de avaliação são baseados na correta identificação e conjugação dos verbos e na coerência e criatividade ao organizar o conteúdo em textos ou apresentações.

  • Avaliação formativa por meio da observação das atividades práticas e participação nas discussões em grupo.
  • Avaliação somativa através de atividade final de aplicação prática de conjugações verbais em exercícios escritos.
  • Feedback contínuo para promover melhorias e ajuste de estratégias de aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Os recursos educacionais propostos para esta atividade incluem uma seleção de materiais que propiciam um aprendizado rico e diversificado. Livros didáticos e textos complementares servirão de apoio teórico, enquanto jogos de gramática online e aplicativos de conjugação disponíveis em tablets ou computadores escolares serão utilizados para dinamizar as atividades práticas. Além disso, o uso de slides para apresentação das aulas e quadros interativos digitais são recomendados para visualização e interação dos alunos durante as aulas expositivas. Todo esse conjunto de recursos é pensado para enriquecer a experiência de aprendizado e tornar as aulas mais atraentes e eficazes para os alunos.

  • Livros didáticos e textos complementares sobre verbos.
  • Jogos de conjugação de verbos online.
  • Aplicativos de tablet ou computador para práticas de conjugação.
  • Slides e quadros digitais para apresentação e interação.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios enfrentados por educadores, por isso, nosso plano considera práticas eficientes e de baixo custo para garantir a inclusão e a acessibilidade sem sobrecarregar o professor. Estratégias incluem o uso de recursos multimídia que facilitam o acesso visual e auditivo aos conteúdos; a promoção de atividades em pequenos grupos, que facilita a participação de alunos mais introvertidos; e a diversificação das formas de avaliação, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem. A comunicação com os alunos será sempre clara e adaptável às necessidades que surgirem, garantindo que nenhum aluno fique para trás no processo de aprendizado.

  • Utilização de recursos multimídia para melhorar o acesso visual e auditivo.
  • Atividades em pequenos grupos para incentivar participação de todos os alunos.
  • Diversificação das formas de avaliação para atender a diferentes estilos de aprendizagem.
  • Comunicação clara e adaptável para inclusão de todos os estudantes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo