Viagem no Tempo com Histórias

Desenvolvida por: Ana Ca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e História
Temática: Literatura e História

Nesta atividade denominada 'Viagem no Tempo com Histórias', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental embarcarão numa aventura imaginária por diferentes épocas históricas através da leitura. Cada estudante selecionará um livro de época específica ou com temática histórica e, após a leitura, irá utilizar os conhecimentos adquiridos para criar apresentações criativas. Essas apresentações poderão ser teatros de fantoches, diários ou noticiários de época. O objetivo é permitir que os alunos compartilhem não apenas o conteúdo aprendido, mas também as marcas linguísticas, características do gênero literário e suas reflexões pessoais sobre a época estudada. A atividade incentiva o desenvolvimento da expressão artística e literária dos alunos, ao mesmo tempo que promove a ampliação de sua compreensão histórica e cultural.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover a interação dos alunos com diferentes gêneros literários e contextos históricos, estimulando a compreensão e reflexão sobre diversos períodos da história. Pretende-se desenvolver habilidades de leitura crítica, compreensão textual e expressão artística, ao mesmo tempo que se fomenta o interesse pela história mundial e o respeito pela diversidade cultural. Além disso, ao criar apresentações baseadas nas leituras, os alunos terão a oportunidade de trabalhar habilidades como criatividade, trabalho em equipe e comunicação, essenciais para seu desenvolvimento integral.

  • Compreender características de diferentes épocas e contextos históricos através da literatura.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de textos.
  • Estimular a expressão artística e literária por meio de apresentações criativas.
  • Promover a colaboração entre os alunos ao compartilhar conhecimentos e criar conjuntamente.
  • Fomentar o respeito pela diversidade cultural e a valorização da história.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF69LP49
  • description": Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a exploração de diferentes períodos históricos por meio da leitura de obras literárias, identificando marcas linguísticas e características dos gêneros históricos. Os alunos aprenderão sobre a importância da leitura na compreensão do mundo e como diferentes contextos históricos influenciaram a literatura e, consequentemente, a sociedade. A atividade promoverá também o desenvolvimento de habilidades comunicativas e expressivas ao incentivar a criação de apresentações baseadas nas leituras realizadas.

  • Literatura e contexto histórico: como diferentes épocas moldam a escrita e a narrativa.
  • Marcas linguísticas e gêneros literários históricos.
  • Criação de apresentações criativas: teatros de fantoches, diários e noticiários de época.
  • Comunicação e expressão através de diferentes meios artísticos.
  • Trabalho colaborativo e compartilhamento de ideias e conhecimentos.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada para engajar os alunos no processo de aprendizagem, incentivando a criatividade e a participação ativa. Os estudantes escolherão os livros, farão leituras individuais e colaborarão em grupos para desenvolver suas apresentações criativas. A troca de ideias e a cooperação entre os alunos serão incentivadas durante todo o processo, desde a escolha do material até a execução das apresentações. A reflexão sobre as leituras e o feedback dos colegas e professores serão partes integrais da atividade.

  • Leitura individual dos livros selecionados.
  • Discussões em grupo para troca de ideias e planejamento das apresentações.
  • Criação coletiva de apresentações criativas baseadas nas leituras.
  • Apresentação dos trabalhos para a turma, seguida de feedback.
  • Reflexão coletiva sobre o processo de aprendizagem e os conteúdos abordados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, os alunos farão a seleção dos livros e iniciarão as leituras. Na segunda aula, os grupos finalizarão as apresentações e realizarão as performances para a turma.

  • Aula 1: Seleção dos livros e início das leituras.
  • Aula 2: Finalização das apresentações e realização das performances.

Avaliação

A avaliação será baseada nos seguintes critérios: qualidade e profundidade da análise literária e histórica nos trabalhos apresentados; criatividade e originalidade nas formas de expressão escolhidas; capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com colegas; e habilidade de comunicação durante as apresentações. Serão considerados também o engajamento com o material lido e a reflexão sobre o processo de aprendizagem durante a discussão final. Exemplos de avaliação podem incluir autoavaliação dos alunos, avaliação entre pares, e feedback orientado do professor que enfatizará tanto os aspectos positivos quanto os pontos a serem melhorados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários livros de época ou com temática histórica disponíveis na biblioteca da escola ou em formato digital, materiais para as apresentações criativas como papel, canetas, marionetes ou outros recursos para os teatros de fantoches, além de recursos audiovisuais para a gravação ou apresentação dos noticiários de época. Também será útil o acesso a computadores ou tablets para pesquisa e preparação das apresentações.

  • Livros de época ou com temática histórica.
  • Materiais para criação de fantoches e cenários para teatros.
  • Recursos audiovisuais para gravação e apresentação de noticiários.
  • Computadores ou tablets para pesquisa e preparação das apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo