A Arte da Descrição

Desenvolvida por: Marcel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Uso de adjuntos adnominais e complementos nominais em descrições

Nessa atividade interativa, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de escolher livremente um objeto, animal ou lugar para descrever, com o propósito de praticar a aplicação de adjuntos adnominais e complementos nominais em textos descriptivos. Por meio de uma abordagem lúdica, conjugando a Aprendizagem Baseada em Jogos com o estudo da língua, os estudantes serão incentivados a observar o mundo ao redor e a utilizar a linguagem de forma mais rica e precisa. Inicialmente, uma breve reintrodução dos conceitos teóricos será feita para assegurar a compreensão de todos. Posteriormente, os alunos mergulharão no processo criativo de escrita, onde cada texto produzido será uma peça única que revela não só o objeto, animal ou lugar escolhido, mas também o olhar individual de quem descreve. O ponto culminante da atividade será a partilha e análise coletiva dos textos, um momento de troca e aprendizado mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de escrita descritiva nos alunos, com ênfase no enriquecimento linguístico por meio do uso adequado de adjuntos adnominais e complementos nominais. Pretende-se, assim, não apenas melhorar a capacidade dos estudantes de expressar suas ideias com clareza e precisão, mas também ampliar o vocabulário e a compreensão gramatical. Além disso, visa-se fomentar a criatividade, a observação atenta e o pensamento crítico, estimulando-os a ver além do óbvio e a explorar diferentes perspectivas ao descreverem um objeto, animal ou lugar.

  • Desenvolver habilidades de escrita descritiva nos alunos.
  • Praticar o uso de adjuntos adnominais e complementos nominais.
  • Ampliar vocabulário e compreensão gramatical.
  • Estimular criatividade, observação e pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LP07: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a estrutura básica da oração: sujeito, predicado, complemento (objetos direto e indireto).
  • EF07LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve conceitos gramaticais fundamentais para a construção de textos descritivos coesos e ricamente detalhados. Centra-se no estudo e aplicação dos adjuntos adnominais e complementos nominais, elementos essenciais para a ampliação do sentido das palavras e enriquecimento textual. A reintrodução desses conceitos será acompanhada de exemplos práticos e análises de textos, proporcionando uma base sólida para a produção escrita subsequente.

  • Revisão de conceitos: Sujeito, predicado e complementos.
  • Adjuntos adnominais e complementos nominais: definição e exemplos.
  • Técnicas para enriquecimento lexical e sintático em descrições.
  • Análise de textos descriptivos: identificação de estruturas gramaticais.

Metodologia

Este plano de aula adota uma metodologia ativa através da Aprendizagem Baseada em Jogos, proporcionando um ambiente dinâmico e interativo para o processo de ensino-aprendizagem. Ao longo das atividades propostas, os estudantes serão estimulados a participar ativamente, utilizando jogos de descrição para aplicar conceitos gramaticais de forma lúdica. Grupos de trabalho serão formados para promover a colaboração e o compartilhamento de ideias, enriquecendo a experiência educacional com diferentes perspectivas.

  • Revisão interativa de conceitos gramaticais.
  • Atividade prática de escrita descritiva individual.
  • Dinâmicas de grupo para análise e compartilhamento de textos.
  • Jogos educativos para fixação dos conceitos estudados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será feita a revisão dos conceitos gramaticais e apresentação da atividade. Os alunos começarão a escrita dos textos. Na segunda aula, os textos serão finalizados e compartilhados com a turma para análise coletiva.

  • Aula 1: Revisão dos conceitos gramaticais e início da atividade de escrita.
  • Aula 2: Finalização dos textos e compartilhamento com a turma.

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará de forma formativa, com foco na participação, no esforço individual e na capacidade de aplicar os conceitos gramaticais na produção escrita. Será considerada a criatividade e a originalidade das descrições, bem como a correta utilização dos adjuntos adnominais e complementos nominais para enriquecer o texto. As análises coletivas dos textos também contribuirão para o processo avaliativo, permitindo aos alunos refletir sobre sua própria escrita e aprender com as observações dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários recursos básicos como lousa, marcadores, papel e canetas. Adicionalmente, poderão ser utilizados recursos digitais como documentos compartilhados online para facilitar a análise coletiva dos textos e jogos educativos selecionados para o reforço dos conceitos gramaticais abordados durante a atividade.

  • Lousa e marcadores.
  • Papel e canetas.
  • Documentos compartilhados online.
  • Jogos educativos selecionados.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo