A Arte de Punctuar: Contando Histórias

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Pontuação em textos narrativos

Nesta atividade interativa, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a importância da pontuação na construção de narrativas, por meio da criação colaborativa de um conto. A atividade começa com um exercício lúdico de revisão sobre as regras de pontuação. Posteriormente, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por desenvolver uma parte do conto, focando em como a pontuação pode influenciar o tom e o ritmo da história. Incorporando metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida, os estudantes revisarão e aprimorarão o trabalho uns dos outros, aplicando técnicas de edição e revisão textual. Este processo de criação e revisão coletiva visa não apenas fortalecer as habilidades de escrita e revisão dos alunos, mas também promover a compreensão profunda sobre o impacto da pontuação na narrativa. O projeto culminará com a leitura em voz alta do conto finalizado, seguida de uma discussão reflexiva sobre as escolhas de pontuação feitas pelos alunos e seus efeitos na história.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é aprimorar as competências dos alunos em relação ao uso eficaz da pontuação na construção narrativa, promovendo a compreensão de como ela afeta o tom, ritmo e a clareza das histórias. Além disso, busca-se estimular a criatividade e colaboração entre os estudantes, enquanto desenvolvem habilidades críticas de escrita, leitura e revisão. Através da interação com diferentes partes de um texto e o entendimento da importância da pontuação em cada seção, os alunos poderão ver de maneira prática o impacto desses elementos na compreensão do leitor e na expressão das intenções do autor.

  • Compreender a importância da pontuação na construção do ritmo e tom de narrativas.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa colaborativa.
  • Aprimorar as técnicas de revisão e edição textual.
  • Promover o trabalho em equipe e a criatividade entre os alunos.
  • Fomentar uma compreensão crítica acerca do impacto da pontuação na leitura e interpretação de textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP30: Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

A pontuação é um elemento fundamental na construção de qualquer texto, especialmente em narrativas onde define o ritmo, o tom e contribui para o clareamento das ideias expressas. Ao participarem desta atividade, os alunos serão introduzidos não apenas aos conceitos básicos de pontuação, mas também a técnicas avançadas de escrita criativa, revisão e edição. Este processo colaborativo de criação de um conto permitirá que os estudantes explorem diferentes formas de expressão narrativa, compreendam a importância do trabalho em equipe e desenvolvam uma apreciação crítica pelo papel da pontuação na literatura.

  • Revisão das regras básicas de pontuação.
  • Técnicas de escrita criativa e narrativa.
  • Fundamentos da revisão e edição textual.
  • Trabalho colaborativo e criatividade em grupo.
  • Discussão crítica sobre escolhas de pontuação e seu impacto na narrativa.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade ativa incorporará elementos da Atividade Mão-na-massa e da Sala de Aula Invertida. Iniciaremos com jogos e atividades lúdicas para revisar conceitos de pontuação, seguidos pelo trabalho em grupo na composição coletiva do conto. Durante a fase de Sala de Aula Invertida, os alunos receberão partes do texto produzidas por outros grupos para revisão e aprimoramento seguindo guias de revisão. Ao final, a leitura coletiva fornecerá uma oportunidade única para análise e reflexão sobre as decisões tomadas durante o processo criativo.

  • Jogos de revisão sobre regras de pontuação.
  • Criação colaborativa de um conto em grupos.
  • Revisão peer-to-peer utilizando a Sala de Aula Invertida.
  • Discussão coletiva e análise de texto.
  • Leitura em voz alta do conto finalizado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a revisão das regras de pontuação e a divisão do conto pelos grupos. Na segunda aula, ocorrerá o processo de revisão Sala de Aula Invertida e a leitura coletiva do conto.

  • Aula 1: Revisão de pontuação e início da escrita colaborativa.
  • Aula 2: Sala de Aula Invertida para revisão e leitura coletiva do conto.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa, focando no processo de aprendizagem dos alunos ao longo do projeto. Será avaliada a participação ativa nas diferentes etapas da atividade, incluindo a revisão e o aprimoramento do conto. A qualidade da escrita, o uso criativo da pontuação e a habilidade de trabalhar em equipe também serão considerados. Feedbacks construtivos serão fornecidos durante a fase de revisão para ajudar os alunos a entenderem como podem melhorar suas habilidades de escrita e edição. A discussão final sobre as escolhas de pontuação servirá como uma autoavaliação coletiva, onde os alunos poderão refletir sobre o que aprenderam.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem o acesso a materiais didáticos sobre regras de pontuação, papel e canetas para a escrita manual das seções do conto, e um espaço adequado para a discussão e leitura coletiva. Computadores ou tablets podem ser utilizados para as fases de revisão e edição do texto, permitindo uma colaboração mais eficiente entre os alunos.

  • Materiais didáticos sobre pontuação.
  • Papel e canetas.
  • Computadores ou tablets (opcional).
  • Espaço para discussão em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo