A Saga dos Antônimos

Desenvolvida por: João A… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Antônimos e contraste de ideias

Nesta atividade, 'A Saga dos Antônimos', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão divididos em pequenos grupos e encarregados de criar uma história em quadrinhos ou um conto ilustrado que destaque personagens representando antônimos, como 'Alegria e Tristeza' ou 'Coragem e Medo'. A ideia central é explorar os contrastes desses conceitos através das ações e decisões dos personagens, desenvolvendo uma narrativa que culmina numa moral que evidencia a importância dos opostos no equilíbrio da vida. O projeto permite que os alunos explorem a criatividade, ao mesmo tempo que compreendem mais profundamente o significado e a importância dos antônimos na composição de histórias e na construção de argumentos. A atividade culmina com uma sessão de apresentações onde cada grupo compartilha sua criação com a turma, seguida de uma discussão enriquecedora sobre as diferentes maneiras de representar antônimos através da arte e literatura.

Objetivos de Aprendizagem

O projeto 'A Saga dos Antônimos' visa desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação, incentivando a criatividade e a colaboração entre os alunos. Através da criação de histórias em quadrinhos ou contos ilustrados, os estudantes praticarão a construção de narrativas coerentes, o uso eficaz de antônimos para criar contraste e interesse, e a capacidade de trabalhar em equipe para alcançar um objetivo comum. A atividade também busca promover uma melhor compreensão dos opostos e como seu contraste pode enriquecer uma história, além de estimular a apreciação pela literatura e artes visuais como meios de expressão.

  • Explorar o conceito de antônimos e como eles podem ser usados para enriquecer uma narrativa
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e narrativa visual
  • Fomentar a colaboração e trabalho em equipe
  • Praticar habilidades de leitura, interpretação e apresentação
  • Estimular a reflexão sobre a importância do equilíbrio e contraste na vida e na literatura

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP03 - Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e o estilo do gênero.
  • EF69LP04 - Utilizar, ao produzir texto, as marcas linguísticas adequadas que contribuam para a coerência e a coesão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a conceituação e utilização de antônimos na construção de narrativas, explorando a importância do contraste de ideias para adicionar profundidade e interesse às histórias. Os alunos aprenderão técnicas de narrativa visual para expressar oposições de forma criativa, além de discussões sobre a moral das histórias e como a literatura e arte podem refletir e questionar as dualidades presente na vida.

  • Conceito e importância dos antônimos
  • Estruturas narrativas e composição de histórias
  • Narrativa visual e ilustração
  • Contraste de ideias e sua expressão na arte e literatura
  • Reflexão sobre o equilíbrio através dos opostos

Metodologia

A metodologia ativa empregada incentivará a interação e colaboração entre os alunos durante o processo de criação das histórias em quadrinhos ou contos ilustrados. Inicialmente, será oferecido um breve workshop sobre narrativa, ilustração e o uso eficaz de antônimos. Após essa introdução, os alunos trabalharão em grupos, onde as etapas de brainstorming, planejamento, desenvolvimento e revisão serão conduzidas conjuntamente, com orientação e feedback do professor. As apresentações finais e a discussão proporcionarão oportunidades para comunicação eficaz e reflexão crítica.

  • Workshop sobre narrativa e ilustração
  • Brainstorming e planejamento em grupo
  • Desenvolvimento colaborativo das histórias
  • Apresentações e discussão final

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'A Saga dos Antônimos' será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos participarão do workshop e iniciarão o planejamento de suas histórias. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento, finalização e preparação das apresentações das histórias criadas.

  • Aula 1: Workshop sobre antônimos, narrativa e ilustração; início do planejamento
  • Aula 2: Desenvolvimento e finalização das histórias; preparação para apresentações

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, originalidade e coesão da história criada, além da eficácia do uso de antônimos para construir contraste e interesse na narrativa. Será também considerado o envolvimento dos alunos durante o processo de criação e sua habilidade de trabalhar em equipe. As apresentações finais serão avaliadas quanto à clareza, comunicação das ideias e a capacidade de engajar o público. Feedback construtivo será fornecido após as apresentações, destacando os pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade incluem materiais para escrita e ilustração, como papel, canetas, lápis, marcadores e borrachas. Acesso a computadores e software de desenho poderá ser disponibilizado para grupos que optarem por uma abordagem digital. Materiais de referência sobre narrativa, ilustração e o uso de antônimos na literatura serão fornecidos para inspiração e orientação.

  • Materiais de escrita e ilustração (papel, canetas, lápis, marcadores)
  • Computadores e software de desenho (opcional)
  • Materiais de referência sobre narrativa e ilustração
  • Exemplos de histórias em quadrinhos e contos ilustrados

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo