Argumentando com Elegância

Desenvolvida por: Thalys… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Textos argumentativos sobre temas atuais

A atividade 'Argumentando com Elegância' foi desenhada para engajar alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no estudo e prática da escrita de textos argumentativos, centrando-se em temas de relevância e interesse para os jovens. Por meio da divisão da classe em equipes, esta atividade busca promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades de argumentação crítica. Cada equipe receberá instruções específicas para o uso eficaz de recursos linguísticos e operadores de conexão, essenciais para a construção de textos coesos, coernentes e tematicamente progressivos. A seleção de temas atuais permitirá aos alunos conectar-se com o conteúdo de maneira significativa, incentivando o envolvimento ativo na construção de seus argumentos. A reescrita, como uma etapa crucial do processo, oferecerá aos alunos a oportunidade de refinar seus textos com base em feedbacks construtivos, promovendo a autoavaliação e o aperfeiçoamento contínuo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é desenvolver nas turmas do 7º ano competências críticas e analíticas através da prática de escrita argumentativa. Espera-se que ao final da atividade, os alunos sejam capazes de organizar suas ideias de forma clara e estruturada, utilizando adequadamente os operadores de conexão e outros recursos linguísticos para construir argumentos sólidos e persuasivos. Além disso, pretendemos fomentar a habilidade de escuta e crítica construtiva, por meio da reescrita de textos baseada em feedback, promovendo assim a melhoria contínua e o respeito pelas opiniões alheias.

  • Desenvolver a habilidade de escrita argumentativa.
  • Utilizar corretamente operadores de conexão para garantir coesão e coerência textuais.
  • Aumentar a capacidade de análise crítica de temas atuais.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a troca construtiva de feedbacks.
  • Aprimorar os textos através do processo de reescrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).
  • EF69LP43: Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.
  • EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.

Conteúdo Programático

A estrutura programática da atividade inclui o estudo dos principais recursos linguísticos para a argumentação, como os operadores de conexão, e a prática da escrita argumentativa em si. Os alunos também serão introduzidos à importância da citação e paráfrase como meios de enriquecer o texto e fundamentar argumentos, desenvolvendo assim um entendimento crítico sobre intertextualidade. A atividade contemplará também discussões reflexivas sobre variedades linguísticas e o respeito às normas de escrita.

  • Estrutura e características de textos argumentativos.
  • Operadores de conexão e recursos linguísticos para coesão e coerência.
  • Estratégias de construção de argumentos.
  • Citações e paráfrases na prática de intertextualidade.
  • Variedades linguísticas e norma-padrão.

Metodologia

A metodologia ativa será a base desta atividade, incentivando a participação ativa dos estudantes no seu processo de aprendizagem. Através do trabalho em equipe, discussões em grupo e reescrita colaborativa, os alunos terão a oportunidade de engajar-se profundamente com o conteúdo proposto, desenvolvendo habilidades de análise crítica, argumentação e revisão textual. Os feedbacks dos professores e dos colegas serão elementos chave para o aprimoramento das produções textuais dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e construtivo.

  • Aulas expositivas sobre recursos linguísticos e estrutura de textos argumentativos.
  • Trabalho em equipe para a elaboração de textos sobre temas atuais.
  • Sessões de reescrita com base em feedbacks construtivos.
  • Debates em grupo para a troca de ideias e argumentos.
  • Utilização de ferramentas digitais para a revisão colaborativa de textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em cinco aulas de 240 minutos, totalizando 20 horas. Cada aula se concentrará em etapas específicas do processo de escrita, desde a compreensão das estruturas argumentativas até a realização de debates e reescritas finais dos textos produzidos.

  • Aula 1: Introdução à argumentação e seleção de temas.
  • Aula 2: Desenvolvimento de argumentos e estrutura de texto.
  • Aula 3: Primeira elaboração dos textos e feedback preliminar.
  • Aula 4: Reescrita dos textos com base no feedback.
  • Aula 5: Debates sobre os textos e revisão final.

Avaliação

A avaliação contemplará tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem dos alunos. Critérios incluem a capacidade de formular argumentos sólidos e coesos, o uso apropriado de recursos linguísticos para garantir a coesão e coerência do texto, a habilidade de revisão e aperfeiçoamento dos textos a partir do feedback recebido, e a participação ativa nas discussões em grupo e atividades de reescrita. Exemplos práticos de textos bem-estruturados e argumentos convincentes serão utilizados como referências para a avaliação, incentivando os alunos a superarem suas expectativas e promovendo o crescimento individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Diferentes materiais e recursos serão utilizados para suportar a atividade, incluindo textos de exemplo, guias de escrita, ferramentas digitais para trabalho colaborativo e feedback, além de artigos e materiais de apoio sobre os temas escolhidos para debate. Estes recursos visam a facilitar o processo de aprendizagem, oferecendo aos alunos acesso a uma ampla variedade de fontes de informação e modos de expressão.

  • Textos modelo para análise.
  • Guia de recursos linguísticos e operadores de conexão.
  • Plataformas digitais para edição colaborativa de textos.
  • Materiais de referência sobre temas atuais.
  • Feedback form para avaliação pelos pares e pelo professor.

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