A atividade 'Argumentando com Elegância' foi desenhada para engajar alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no estudo e prática da escrita de textos argumentativos, centrando-se em temas de relevância e interesse para os jovens. Por meio da divisão da classe em equipes, esta atividade busca promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades de argumentação crítica. Cada equipe receberá instruções específicas para o uso eficaz de recursos linguísticos e operadores de conexão, essenciais para a construção de textos coesos, coernentes e tematicamente progressivos. A seleção de temas atuais permitirá aos alunos conectar-se com o conteúdo de maneira significativa, incentivando o envolvimento ativo na construção de seus argumentos. A reescrita, como uma etapa crucial do processo, oferecerá aos alunos a oportunidade de refinar seus textos com base em feedbacks construtivos, promovendo a autoavaliação e o aperfeiçoamento contínuo.
O objetivo dessa atividade é desenvolver nas turmas do 7º ano competências críticas e analíticas através da prática de escrita argumentativa. Espera-se que ao final da atividade, os alunos sejam capazes de organizar suas ideias de forma clara e estruturada, utilizando adequadamente os operadores de conexão e outros recursos linguísticos para construir argumentos sólidos e persuasivos. Além disso, pretendemos fomentar a habilidade de escuta e crítica construtiva, por meio da reescrita de textos baseada em feedback, promovendo assim a melhoria contínua e o respeito pelas opiniões alheias.
A estrutura programática da atividade inclui o estudo dos principais recursos linguísticos para a argumentação, como os operadores de conexão, e a prática da escrita argumentativa em si. Os alunos também serão introduzidos à importância da citação e paráfrase como meios de enriquecer o texto e fundamentar argumentos, desenvolvendo assim um entendimento crítico sobre intertextualidade. A atividade contemplará também discussões reflexivas sobre variedades linguísticas e o respeito às normas de escrita.
A metodologia ativa será a base desta atividade, incentivando a participação ativa dos estudantes no seu processo de aprendizagem. Através do trabalho em equipe, discussões em grupo e reescrita colaborativa, os alunos terão a oportunidade de engajar-se profundamente com o conteúdo proposto, desenvolvendo habilidades de análise crítica, argumentação e revisão textual. Os feedbacks dos professores e dos colegas serão elementos chave para o aprimoramento das produções textuais dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e construtivo.
A atividade será dividida em cinco aulas de 240 minutos, totalizando 20 horas. Cada aula se concentrará em etapas específicas do processo de escrita, desde a compreensão das estruturas argumentativas até a realização de debates e reescritas finais dos textos produzidos.
A avaliação contemplará tanto o produto final quanto o processo de aprendizagem dos alunos. Critérios incluem a capacidade de formular argumentos sólidos e coesos, o uso apropriado de recursos linguísticos para garantir a coesão e coerência do texto, a habilidade de revisão e aperfeiçoamento dos textos a partir do feedback recebido, e a participação ativa nas discussões em grupo e atividades de reescrita. Exemplos práticos de textos bem-estruturados e argumentos convincentes serão utilizados como referências para a avaliação, incentivando os alunos a superarem suas expectativas e promovendo o crescimento individual e coletivo.
Diferentes materiais e recursos serão utilizados para suportar a atividade, incluindo textos de exemplo, guias de escrita, ferramentas digitais para trabalho colaborativo e feedback, além de artigos e materiais de apoio sobre os temas escolhidos para debate. Estes recursos visam a facilitar o processo de aprendizagem, oferecendo aos alunos acesso a uma ampla variedade de fontes de informação e modos de expressão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula