Aventura Literária: Desbravando Contos e Lendas

Desenvolvida por: Iderla… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas: Contos Populares, Mitos e Lendas

Esta atividade propõe uma exploração literária através de contos populares, mitos e lendas, desenvolvendo a capacidade de leitura crítica e avaliação textual dos alunos. Ao longo das aulas, serão abordados diferentes gêneros, permitindo que os estudantes familiarizem-se com a pluralidade de narrativas. A atividade culminará com a produção de uma narrativa própria, baseada nos textos explorados. O propósito é estimular o gosto pela leitura, pela análise crítica e pela produção textual, com ênfase na expressão pessoal e no desenvolvimento de preferências de leitura. O engajamento nas discussões e atividades permitirá o desenvolvimento de habilidades de argumentação e debate, promovendo a aprendizagem ativa e colaborativa no ambiente escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é promover o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica, produção textual e apreciação literária entre os alunos, alinhando-se às competências previstas pela BNCC. Por meio da análise de diferentes narrativas, os alunos serão incentivados a expressar suas opiniões, construir argumentos e refletir sobre os textos lidos. A atividade também visa fortalecer a confiança dos alunos em suas próprias produções escritas, estimulando a criatividade e a autonomia no processo de aprendizado.

  • Desenvolver leitura crítica e identificar opiniões e argumentos em textos.
  • Produzir textos dissertativos simples, como opiniões e reflexões.
  • Participar ativamente de debates, respeitando diferentes opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP08: Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
  • EF69LP48: Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi estruturado para garantir a imersão dos alunos em diferentes gêneros narrativos, focando na leitura e análise de contos populares, mitos e lendas. Através dessas narrativas, os alunos serão treinados a identificar elementos característicos de cada gênero, compreender a estrutura narrativa e reconhecer diferentes estilos de escrita. Além disso, a atividade facilitará a discussão de temas pertinentes aos textos, permitindo a conexão dos alunos tanto com o conteúdo literário quanto com contextos históricos e culturais. Deste modo, o plano promoverá uma compreensão mais ampla e crítica das narrativas trabalhadas durante as aulas.

  • Análise de contos populares, mitos e lendas.
  • Identificação de elementos estruturais das narrativas.
  • Reconhecimento de estilos de escrita e temas centrais.

Metodologia

A metodologia adotada para a execução deste plano de aula inclui uma combinação de abordagens ativas, que promovem a participação direta dos alunos em sua aprendizagem. A ênfase será em atividades práticas, que possibilitam o 'mão na massa', garantindo que os alunos interajam de forma dinâmica com o conteúdo literário. Também serão utilizadas aulas expositivas para apresentar informações cruciais sobre os gêneros abordados, seguidas de aprendizagem baseada em projetos e em jogos para reforçar o conteúdo de maneira lúdica e envolvente. Esta diversidade metodológica busca não apenas engajar os alunos, mas também promover uma aprendizagem mais rica e interdisciplinar.

  • Atividades práticas de 'mão na massa'.
  • Aulas expositivas informativas.
  • Aprendizagem baseada em projetos e jogos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de aulas foi desenvolvido para distribuir o conteúdo ao longo de cinco encontros, cada um com 60 minutos de duração. Cada aula foi planejada para introduzir um aspecto das narrativas a serem estudadas, enquanto fortalece diferentes habilidades literárias e cognitivas dos alunos. As metodologias ativas selecionadas para cada aula garantem que os alunos participem ativamente, favorecendo a retenção do conhecimento através da prática e interação. Ao final da série de aulas, os alunos serão encorajados a produzir, apresentar e revisar suas próprias narrativas, utilizando tudo o que aprenderam durante o processo.

  • Aula 1: Introdução aos contos e atividade prática de leitura crítica.
  • Momento 1: Introdução aos Contos Populares (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de contos populares. Explique que são narrativas transmitidas oralmente de geração em geração e que fazem parte do folclore de diversos povos. Utilize exemplos conhecidos, como 'A Bela e a Fera' ou 'O Saci-Pererê'. Permita que os alunos compartilhem rapidamente algum conto popular que conhecem, promovendo um ambiente de troca.

    Momento 2: Leitura Guiada de um Conto (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua cópias de um conto popular escolhido previamente. Leia o texto em voz alta, pausando em partes-chave para perguntar aos alunos suas impressões e opiniões sobre o que foi lido. Incentive-os a identificar emoções e temas presentes na narrativa. Oriente-os a prestar atenção aos elementos estruturais, como personagem, ambiente e enredo.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o conto lido, focando em identificar argumentos e opiniões dos personagens. Forneça questionamentos norteadores, como 'Qual o conflito principal?' ou 'Como cada personagem lida com suas dificuldades?'. Circule pela sala, incentivando grupos a explorar diferentes perspectivas e respeitar as opiniões divergentes.

    Momento 4: Reflexão e Avaliação (Estimativa: 10 minutos)
    Terminada a discussão em grupos, peça aos alunos que voltem ao grande grupo e compartilhem suas conclusões. Incentive uma reflexão sobre como as histórias moldam percepções culturais e sociais. Finalize solicitando que escrevam uma pequena reflexão individual sobre o que aprenderam, que será coletada para avaliação formativa.

  • Aula 2: Exposição e discussão sobre mitos e lendas.
  • Momento 1: Introdução aos Mitos e Lendas (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos o que são mitos e lendas, destacando suas diferenças e origens culturais. Use exemplos conhecidos, como o Mito de Ícaro ou a Lenda do Rei Arthur. É importante que você contextualize as histórias, abordando brevemente o tempo e local de surgimento.

    Momento 2: Exposição de Mitos e Lendas Selecionados (Estimativa: 20 minutos)
    Leia com a turma uma seleção de trechos ou resumos de mitos e lendas que você escolheu previamente. Ao longo da leitura, pause para discutir elementos estruturais e temas centrais, como heróis, vilões, lições de moral e simbolismo. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem suas percepções sobre o texto.

    Momento 3: Discussão Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Pergunte aos alunos o que acharam dos mitos e lendas apresentados. Incentive-os a compará-los com os contos populares estudados na aula anterior. Oriente-os a identificar semelhanças e diferenças entre os gêneros narrativos e a refletir sobre as mensagens implícitas em cada história. Explique a importância dessas histórias em diferentes culturas e como suportam valores e crenças.

    Momento 4: Síntese e Avaliação (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que se reúnam em duplas e produzam um pequeno resumo oral sobre a lenda ou mito que mais lhes chamou a atenção. Cada dupla deve apresentar seu resumo para a turma. Avalie a participação e capacidade de síntese das duplas, oferecendo feedback imediato. Finalize a aula reforçando os elementos principais discutidos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtornos de ansiedade, permita que escolham se querem apresentar seu resumo oralmente ou preferem apenas produzi-lo por escrito. Forneça antecipadamente aos alunos ansiosos os materiais que serão discutidos, para prepará-los e reduzir a ansiedade na participação. Crie um ambiente acolhedor e encoraje todos os alunos a compartilharem seus pensamentos, sempre respeitando a individualidade de cada um. Se necessário, utilize técnicas de respiração ou alguns minutos de relaxamento antes das apresentações para ajudar a aliviar a tensão.

  • Aula 3: Desenvolvimento de projeto sobre narrativas pessoais.
  • Momento 1: Introdução ao Projeto de Narrativas Pessoais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo do projeto: criar uma narrativa pessoal inspirada nos contos populares, mitos e lendas estudados. Destaque a importância de utilizar a própria experiência e criatividade na construção dessa narrativa. Permita que os alunos compartilhem brevemente ideias iniciais sobre o que desejam expressar em suas histórias. Distribua um guia simples para orientá-los sobre a estrutura que suas narrativas deverão seguir.

    Momento 2: Planejamento da Narrativa (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a esboçarem suas ideias em mapas mentais ou listas de tópicos. Permita que trabalhem individualmente ou em duplas. Durante este processo, circule pela sala, dando feedback e sugestões para que os alunos desenvolvam melhor suas ideias. Incentive-os a pensar sobre os elementos essenciais da narrativa, como personagem, ambiente, conflito e resolução.

    Momento 3: Desenvolvimento da Primeira Versão da Narrativa (Estimativa: 20 minutos)
    Dê aos alunos tempo para começar a escrever suas narrativas, incentivando-os a seguir o planejamento realizado. Incentive a experimentação e a expressão pessoal, lembrando-os de integrar elementos dos gêneros estudados. Durante esta atividade, ofereça suporte individualizado, ajudando a superar bloqueios criativos ou quaisquer dificuldades que surjam.

    Momento 4: Compartilhamento e Feedback Peer-to-Peer (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pares e oriente-os a compartilhar suas narrativas com o colega. Instrua-os a oferecerem feedback construtivo, focando nos pontos fortes e nas áreas que podem ser melhoradas. Reforce a importância de um ambiente respeitoso e colaborativo durante as trocas de ideias. Ao final, reúna a turma e peça a alguns alunos que compartilhem reflexões sobre o que aprenderam com o feedback recebido.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Dê a possibilidade aos alunos com transtornos de ansiedade de escolher entre compartilhar suas narrativas oralmente ou através de uma leitura em formato adaptado (com você, individualmente, por exemplo). Proporcione um ambiente calmo e encorajador, incentivando todos os estilos de expressão. Para preparo antecipado, sempre que possível, forneça materiais impressos ou resumos dos passos da atividade previamente. Seja compreensivo com o ritmo de cada um e use encorajamento frequente. Se necessário, forneça alguns minutos de transição tranquila entre as atividades para ajudar no bem-estar dos alunos.

  • Aula 4: Jogos educativos relacionados a gêneros literários.
  • Momento 1: Introdução aos Jogos Literários (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles participarão de jogos educativos que visam reforçar e aplicar o conhecimento sobre gêneros literários. Utilize um exemplo simples de um jogo relacionado a contos populares, mitos ou lendas para demonstrar como a aula será conduzida. Permita que os alunos levantem dúvidas sobre a dinâmica dos jogos, assegurando que todos estejam confortáveis e prontos para a atividade.

    Momento 2: Formação de Grupos e Explicação das Regras (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, assegurando uma distribuição equitativa. Explique as regras dos jogos, que podem incluir elementos de competição educativa, como perguntas sobre elementos estruturais de narrativas, ou mesmo interpretação de personagens e enredos de forma lúdica. Confira se todos entenderam como as atividades funcionarão e esclareça eventuais dúvidas.

    Momento 3: Início dos Jogos Educativos (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie os jogos educativos, circulando pela sala para observar as interações dos grupos e oferecer suporte quando necessário. Observe se os alunos estão aplicando os conceitos de gêneros literários discutidos nas aulas anteriores. Forneça dicas e sugestões para direcionar as equipes, quando necessário, utilizando perguntas reflexivas que levem à conclusão adequada. Monitore para garantir que todos os alunos estejam participando ativamente.

    Momento 4: Discussão e Avaliação das Atividades (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma e conduza uma discussão sobre os jogos, perguntando o que aprenderam e como se sentiram durante as atividades. Avalie quais grupos tiveram maior facilidade em aplicar os conceitos de gêneros literários e incentive um diálogo sobre as estratégias utilizadas. Finalize a discussão pedindo aos alunos que compartilhem uma contribuição pessoal ou insight obtido durante os jogos. Ofereça feedback geral destacando os avanços e pontos a melhorar.

  • Aula 5: Produção e revisão da narrativa própria dos alunos.
  • Momento 1: Revisão das Narrativas Anteriores (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula pedindo aos alunos que releiam suas narrativas pessoais escritas na aula anterior. Explique que o objetivo é revisar e refinar esses textos. Instrua-os a identificar partes que desejam melhorar ou esclarecer. É importante que eles anotem qualquer ideia ou comentário que desejem discutir com um colega durante o próximo momento da aula. Observe se os alunos estão concentrados e ofereça-se para esclarecer dúvidas sobre o feedback que receberam.

    Momento 2: Sessão de Feedback em Duplas (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em duplas e oriente cada aluno a compartilhar sua narrativa com o colega. Instrua-os a oferecer feedback construtivo, enfatizando pontos positivos e sugerindo melhorias. Reforce a necessidade de serem respeitosos e colaborativos. Este é um momento importante para desenvolver habilidades de crítica construtiva e autoavaliação. Circule pela sala e intervenha apenas para garantir que a dinâmica está sendo respeitada ou para oferecer suporte quando necessário.

    Momento 3: Revisão Individual Guiada (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos trabalhem individualmente em suas narrativas, incorporando o feedback recebido. Ofereça assistência individual à medida que elaboram suas revisões. Incentive especialmente a clareza e coesão do texto, ajudando-os a organizar melhor suas ideias. Avalie o esforço e a evolução dos textos. Forneça dicas pontuais e sugerindo novos caminhos para expressão, caso necessário. Observe o progresso de cada aluno e garanta que todos estejam aplicando as sugestões recebidas.

    Momento 4: Compartilhamento no Grande Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma e peça para alguns alunos compartilharem suas narrativas revisadas. Pergunte sobre o que mudaram no texto e o porquê dessas mudanças, estimulando a reflexão sobre o processo de escrita. Avalie a capacidade de expressão e o desenvolvimento crítico dos alunos em relação às mudanças feitas em seus textos. Ofereça um feedback geral, destacando avanços coletivos, além de ressaltar a importância do processo de revisão na escrita.

Avaliação

A avaliação desta atividade será feita através de múltiplos métodos, garantindo uma apreciação abrangente das habilidades dos alunos. A avaliação formativa ocorrerá durante as discussões e projetos, promovendo feedback contínuo e constativo, assegurando a compreensão dos conceitos. O uso de uma rubrica descritiva permitirá a análise qualitativa das narrativas produzidas pelos alunos, considerando coerência, criatividade e adequação ao gênero. Exemplos práticos incluem a aplicação de autoavaliações, onde alunos refletem sobre seu progresso, e a disponibilização de avaliações por pares, incentivando a troca construtiva de feedback entre os alunos. Esses métodos consideram as necessidades individuais, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e afirmativo.

  • Avaliação formativa através de feedback contínuo.
  • Rubrica descritiva para análise de narrativas.
  • Autoavaliações e avaliações por pares.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade foram planejados para enriquecer a experiência de aprendizagem sem a dependência de tecnologias digitais, dada a restrição estabelecida. A utilização de livros impressos, material didático, e recursos visuais como mapas narrativos auxilia na compreensão espacial e temporal das histórias trabalhadas. Discussões em grupo e debates são promovidos para incentivar a interação e compartilhamento de ideias, enquanto exercícios escritos são usados para consolidar o aprendizado textual. Ao incentivar o uso de ferramentas acessíveis e adaptáveis, o plano garante que todo aluno tenha a oportunidade de interagir de forma significativa com o conteúdo e desenvolver suas habilidades de forma equitativa.

  • Livros e material didático impresso.
  • Mapas narrativos e visuais.
  • Recursos para discussões e atividades em grupo.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que a inclusão e acessibilidade são desafiadores, sobretudo dadas as múltiplas demandas que um professor enfrenta. Contudo, é essencial garantir a participação plena de todos os alunos, especialmente daqueles que enfrentam transtornos de ansiedade. Recomenda-se criar um ambiente de sala de aula seguro e acolhedor, onde os alunos sintam-se à vontade para expressar suas opiniões sem medo de julgamento. Adaptações podem incluir o uso de roteiros de leitura antecipados para diminuir a ansiedade de alunos durante as leituras em grupo, além de espaços para relaxamento e técnicas de respiração conscientes que possam ser usadas durante a aula. A comunicação clara e aberta com os alunos, bem como com suas famílias, é vital para apoiar continuamente as necessidades socioemocionais e acadêmicas desses alunos. Além disso, oferecer opções de trabalho em pares ou grupos pequenos pode facilitar uma participação mais confortável e significativa para alunos com transtornos de ansiedade, todos alinhando-se às práticas que promovem o bem-estar emocional e a inclusão.

  • Ambiente de sala de aula acolhedor e seguro.
  • Roteiros de leitura antecipada e técnicas de relaxamento.
  • Comunicação aberta com os alunos e suas famílias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo