Batalha dos Livros

Desenvolvida por: Marlen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e argumentação

A atividade 'Batalha dos Livros' propõe a formação de equipes entre os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de defender um livro de sua preferência. Esta tarefa não apenas incentiva a leitura e a apreciação literária, mas também desenvolve habilidades de pesquisa, organização de informações, argumentação, escuta ativa, e o respeito pelos turnos de fala. Após a seleção dos livros, cada grupo terá um tempo determinado para apresentar os pontos positivos do livro escolhido, empregando argumentos sólidos e criativos para convencer os demais alunos. Esta apresentação deverá ser seguida por um período de perguntas e contra-argumentações, permitindo uma interação rica e construtiva entre os participantes. Este formato promove uma dinâmica envolvente e educativa, onde os alunos aprendem não apenas a expressar suas próprias ideias, mas também a ouvir e considerar as perspectivas dos outros, fomentando um ambiente de respeito mútuo e aprendizado colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade vai além do estímulo à leitura, visando desenvolver nos alunos habilidades essenciais como argumentação fundamentada, capacidade de síntese, respeito pelos turnos de fala, e habilidades de escuta ativa. Além disso, objetiva-se que os alunos aprimorem a capacidade de formular perguntas pertinentes e contra-argumentar de maneira respeitosa, fomentando assim um ambiente de troca de ideias e perspectivas. Esta atividade também tem como meta encorajar a pesquisa e a organização de informações de forma coesa, preparando os alunos para futuras apresentações orais em diversos contextos educacionais.

  • Estimular a apreciação pela leitura e a expressão de opiniões sobre obras literárias.
  • Desenvolver habilidades de argumentação e contra-argumentação.
  • Promover o respeito pelos turnos de fala e a habilidade de escuta ativa.
  • Aprimorar a capacidade de pesquisa e organização de informações.
  • Cultivar habilidades de falar em público e de formular perguntas pertinentes.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar diferentes dimensões da comunicação oral e escrita, concentrando-se especialmente na argumentação e na contra-argumentação. Aprofundaremos o entendimento sobre como estruturar argumentos sólidos e persuasivos na defesa de uma obra literária, além de aprender a formular perguntas que provoquem reflexão e ampliem a discussão. Também enfocaremos a importância do respeito pelos turnos de fala e da escuta ativa durante os debates.

  • Técnicas de argumentação e persuasão.
  • Estratégias para pesquisa e organização de informações.
  • Normas para o respeito aos turnos de fala e a prática da escuta ativa.
  • Formação de perguntas pertinentes em contextos de debate.
  • Preparação para apresentações orais.

Metodologia

Utilizaremos a metodologia ativa 'Roda de Debate' para promover um ambiente de aprendizado colaborativo e interativo. Nesta abordagem, os alunos serão motivados a assumir um papel ativo no processo de aprendizagem, participando ativamente das discussões e reflexões sobre os livros selecionados. O professor atuará como mediador, garantindo que todos os alunos sejam ouvidos e que as regras de respeito e turnos de fala sejam observadas. Esta metodologia visa não apenas o desenvolvimento de competências lingüísticas, mas também habilidades sociais fundamentais.

  • Formação de equipes e seleção dos livros.
  • Preparação de argumentos e informações sobre os livros escolhidos.
  • Realização da 'Roda de Debate', com apresentações e interações entre as equipes.
  • Roda de perguntas e contra-argumentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a formação das equipes, seleção dos livros e preparação das apresentações. A segunda aula será dedicada à 'Roda de Debate' propriamente dita, incluindo apresentações, perguntas e contra-argumentações.

  • Aula 1: Formação das equipes, seleção dos livros e preparação para as apresentações.
  • Aula 2: 'Roda de Debate', com apresentações, perguntas e contra-argumentações.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em critérios como a clareza e solidez dos argumentos apresentados, a capacidade de contra-argumentação, o respeito pelos turnos de fala e a qualidade das perguntas formuladas. Será considerado, também, o esforço na pesquisa e organização das informações a respeito do livro escolhido. Além disso, avaliaremos as habilidades de apresentação, como a capacidade de manter o público engajado e de comunicar ideias de forma clara e eficiente. A participação ativa durante as discussões e a capacidade de ouvir e considerar as opiniões dos outros também serão avaliadas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, utilizaremos recursos como o quadro branco para anotações durante as apresentações e debates, projetor e computador para exibição de slides ou vídeos preparados pelos alunos, além de cópias dos textos ou trechos dos livros discutidos para consulta. Recomenda-se que os alunos tenham acesso à biblioteca da escola ou recursos online para a pesquisa sobre os livros escolhidos. Fomentar o uso de plataformas digitais para organização e compartilhamento de informações pode enriquecer a preparação dos grupos.

  • Quadro branco e marcadores.
  • Projetor e computador.
  • Cópias dos textos ou trechos dos livros.
  • Acesso à biblioteca da escola ou recursos online.
  • Plataformas digitais para organização e compartilhamento de informações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo