A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' visa engajar os alunos do 7º ano na exploração de diversos gêneros literários por meio de uma atividade prática e colaborativa que culminará na elaboração de um conto. Antes da aula, os alunos receberão, em formato de mapa, indicações de gêneros literários e obras específicas para explorarem. Esta pesquisa prévia, realizada individualmente, os capacitará a identificar características marcantes desses gêneros e conhecer alguns autores notáveis. Posteriormente, em sala de aula, serão formadas equipes com o desafio de integrar as diferentes informações coletadas em um único conto, que deverá mesclar elementos dos gêneros pesquisados. Essa etapa colocará em prática habilidades de adequação ao público-alvo, além de estimular o desenvolvimento de coesão e coerência textual. O ponto ápice da atividade será a apresentação dos contos criados, possibilitando um momento rico em discussões sobre as escolhas linguísticas e narrativas feitas pelos alunos.
Esta atividade tem como objetivo principal introduzir os alunos ao vasto mundo dos gêneros literários, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise textual e criatividade na composição de narrativas. Similarmente, busca-se fomentar competências colaborativas, ao incentivar o trabalho em equipe para a elaboração de um conto conjunto. Além disso, é intenção desta proposta pedagógica, incentivar os alunos a refletirem sobre o processo de escrita e sobre como diferentes elementos de gêneros literários podem ser harmonizados em uma única obra, respeitando princípios de coesão e coerência.
O programa da atividade 'Caça ao Tesouro Literário' engaja alunos na exploração e análise de gêneros literários, capacita-os na pesquisa de obras e autores significantes, e promove a criatividade literária através da composição de contos integrados. Este escopo programático é crucial para uma compreensão abrangente da diversidade literária e fortalece as competências textuais e colaborativas dos alunos.
Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos iniciarão a atividade com uma fase de pesquisa individual pré-aula, seguida pela colaboração em equipes na sala de aula para composição dos contos. A dinâmica promove a autonomia do aluno no aprendizado e potencializa a interatividade e o engajamento na execução da tarefa em equipe, permitindo a aplicação direta das descobertas na criação de um projeto coletivo literário.
A atividade será executada em uma aula de 50 minutos, dividida em duas partes aproximadamente iguais: a primeira dedicada à formação das equipes e planejamento do conto, e a segunda à escrita colaborativa e preparação da apresentação.
A avaliação será realizada considerando diversos aspectos: a habilidade de pesquisa e síntese de informações sobre os gêneros literários pesquisados; a criatividade e originalidade na elaboração do conto; a habilidade de trabalhar em equipe e contribuir para a criação coletiva; a adequação do conto ao público-alvo, mantendo coesão e coerência textual. Será utilizado um sistema de pontuação que levará em conta esses critérios, fornecendo feedback construtivo para os alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessárias fontes de pesquisa como livros e acesso à internet para buscar informações sobre os gêneros literários e autores. Além disso, será útil dispor de um espaço adequado para a formação de grupos e para a discussão e elaboração dos contos em sala de aula.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula