Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Literários

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' visa engajar os alunos do 7º ano na exploração de diversos gêneros literários por meio de uma atividade prática e colaborativa que culminará na elaboração de um conto. Antes da aula, os alunos receberão, em formato de mapa, indicações de gêneros literários e obras específicas para explorarem. Esta pesquisa prévia, realizada individualmente, os capacitará a identificar características marcantes desses gêneros e conhecer alguns autores notáveis. Posteriormente, em sala de aula, serão formadas equipes com o desafio de integrar as diferentes informações coletadas em um único conto, que deverá mesclar elementos dos gêneros pesquisados. Essa etapa colocará em prática habilidades de adequação ao público-alvo, além de estimular o desenvolvimento de coesão e coerência textual. O ponto ápice da atividade será a apresentação dos contos criados, possibilitando um momento rico em discussões sobre as escolhas linguísticas e narrativas feitas pelos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal introduzir os alunos ao vasto mundo dos gêneros literários, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise textual e criatividade na composição de narrativas. Similarmente, busca-se fomentar competências colaborativas, ao incentivar o trabalho em equipe para a elaboração de um conto conjunto. Além disso, é intenção desta proposta pedagógica, incentivar os alunos a refletirem sobre o processo de escrita e sobre como diferentes elementos de gêneros literários podem ser harmonizados em uma única obra, respeitando princípios de coesão e coerência.

  • Explorar e identificar as características dos diversos gêneros literários.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa sobre obras e autores.
  • Praticar a escrita criativa através da elaboração de um conto que integre diferentes gêneros.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Critically discuss linguistic and narrative choices in literary compositions.

Conteúdo Programático

O programa da atividade 'Caça ao Tesouro Literário' engaja alunos na exploração e análise de gêneros literários, capacita-os na pesquisa de obras e autores significantes, e promove a criatividade literária através da composição de contos integrados. Este escopo programático é crucial para uma compreensão abrangente da diversidade literária e fortalece as competências textuais e colaborativas dos alunos.

  • Introdução aos gêneros literários
  • Pesquisa sobre obras e autores escolhidos
  • Composição de contos integrando diferentes gêneros literários
  • Técnicas de escrita criativa
  • Discussão sobre escolhas linguísticas e narrativas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', os alunos iniciarão a atividade com uma fase de pesquisa individual pré-aula, seguida pela colaboração em equipes na sala de aula para composição dos contos. A dinâmica promove a autonomia do aluno no aprendizado e potencializa a interatividade e o engajamento na execução da tarefa em equipe, permitindo a aplicação direta das descobertas na criação de um projeto coletivo literário.

  • Pesquisa individual pré-aula sobre os gêneros literários designados
  • Formação de equipes para discussão das pesquisas
  • Elaboração colaborativa dos contos
  • Apresentação e discussão dos contos criados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada em uma aula de 50 minutos, dividida em duas partes aproximadamente iguais: a primeira dedicada à formação das equipes e planejamento do conto, e a segunda à escrita colaborativa e preparação da apresentação.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação de equipes, início da criação dos contos.
  • Aula 2: Conclusão e apresentação dos contos.

Avaliação

A avaliação será realizada considerando diversos aspectos: a habilidade de pesquisa e síntese de informações sobre os gêneros literários pesquisados; a criatividade e originalidade na elaboração do conto; a habilidade de trabalhar em equipe e contribuir para a criação coletiva; a adequação do conto ao público-alvo, mantendo coesão e coerência textual. Será utilizado um sistema de pontuação que levará em conta esses critérios, fornecendo feedback construtivo para os alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessárias fontes de pesquisa como livros e acesso à internet para buscar informações sobre os gêneros literários e autores. Além disso, será útil dispor de um espaço adequado para a formação de grupos e para a discussão e elaboração dos contos em sala de aula.

  • Mapas impressos com indicações de gêneros literários e obras
  • Acesso à internet
  • Espaço de sala de aula adaptável para trabalho em grupo
  • Material de escrita

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo