Caça às Metáforas

Desenvolvida por: Mariza… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem: Metáforas

Nesta atividade pedagógica prática, denominada 'Caça às Metáforas', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo das figuras de linguagem, com foco especial nas metáforas. Inicialmente, os estudantes recebem uma breve explicação sobre o que são metáforas e como elas se diferenciam de expressões literais. Em seguida, são divididos em pequenos grupos e lhes são entregues cartas contendo variadas frases. Algumas dessas frases contêm metáforas, enquanto outras são literais. Encoraja-se a discussão e o debate crítico dentro dos grupos para identificar e separar as metáforas das expressões literais, justificando suas escolhas. Cada grupo, após separar as frases, apresentará suas conclusões à turma, explicando a razão pela qual determinada frase foi considerada uma metáfora e destacando os efeitos de sentido que essa figura de linguagem adiciona à mensagem. Esta dinâmica de grupo não só promove a análise crítica do uso de metáforas no idioma, como também incentiva o trabalho em equipe, a argumentação e a capacidade de expressão verbal dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é capacitar os alunos a identificar e compreender o uso de metáforas na língua portuguesa, diferenciando-as das expressões literais. Adicionalmente, pretende-se desenvolver habilidades analíticas críticas, promover o trabalho em grupo e aprimorar a capacidade de argumentação e expressão verbal dos estudantes. Ao final da atividade, os alunos deverão ser capazes de não apenas reconhecer metáforas em diferentes contextos, mas também de compreender o impacto e o efeito de sentido que essas figuras de linguagem trazem para o texto, ampliando assim sua competência leitora e escritora.

  • Identificar metáforas em variados contextos.
  • Diferenciar expressões literais de metáforas.
  • Analisar o efeito de sentido das metáforas em textos.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e expressão verbal.
  • Promover o trabalho em equipe.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade inclui o estudo das figuras de linguagem, com ênfase nas metáforas. Através de uma metodologia ativa de aprendizagem baseada em jogos, os alunos terão a oportunidade de explorar o conceito, características e impacto das metáforas na construção de significados nos textos. Será dada especial atenção aos diferentes efeitos de sentido que as metáforas podem produzir, e como elas enriquecem a linguagem cotidiana e literária.

  • Definição e conceito de metáfora
  • Diferenças entre expressões literais e figuras de linguagem
  • Análise dos efeitos de sentido das metáforas
  • Aplicação de metáforas em diferentes contextos

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada na Aprendizagem Baseada em Jogos, focada em promover o engajamento e a participação dos alunos através de uma dinâmica interativa. Neste cenário, o 'jogo' consiste na análise e classificação de frases, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e colaborativo. Este método é complementado por discussões em grupo e apresentações, através das quais os alunos terão a oportunidade de expressar suas ideias, debater e colaborar uns com os outros.

  • Breve explanação sobre metáforas
  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Distribuição de cartas com frases
  • Discussão e separação das frases em metáforas e literais
  • Apresentações dos grupos e justificativas

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade possui uma carga horária total de 2 horas, dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos teóricos e será realizada a divisão de grupos. Na segunda aula, ocorrerão as discussões em grupo, a separação das frases e as apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução ao conceito de metáforas e divisão dos grupos.
  • Aula 2: Análise das frases, discussões em grupo e apresentações.

Avaliação

A avaliação se dará através da participação ativa de cada aluno nas discussões em grupo e na capacidade de argumentação durante as apresentações. Será avaliado o entendimento sobre o que é uma metáfora, a habilidade de diferenciá-la de expressões literais, e a capacidade de analisar seus efeitos de sentido. Além disso, a colaboração e a interação dentro dos grupos também serão consideradas. O professor pode utilizar rubricas para avaliar esses aspectos, pontuando desde a identificação e segregação das frases até a qualidade e fundamentação das justificativas apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes materiais e recursos: cartas ou pequenos papéis contendo as frases para análise, espaço de sala de aula que permita a formação de pequenos grupos, quadro para anotações gerais e um guia de figuras de linguagem para consulta. O uso de exemplos adicionais de metáforas projetadas pode enriquecer a discussão e servir como material de apoio.

  • Cartas ou papéis com frases
  • Espaço de sala de aula adequado
  • Quadro e marcadores
  • Guia de figuras de linguagem

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo