Caça-Palavras Científico

Desenvolvida por: Raiza … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Ciências
Temática: Leitura e Compreensão de Textos Científicos

Nesta atividade prática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar um artigo científico simples fornecido pelo professor, focando na identificação de termos chaves e conceitos importantes presentes no texto. Após a leitura detalhada em grupos, os alunos utilizarão os termos identificados para criar um caça-palavras temático, permitindo assim a revisão e reforço do vocabulário específico do tema estudado de forma lúdica e interativa. Esta atividade não apenas estimula a leitura atenta e a compreensão de textos científicos, mas também promove o trabalho em equipe e a aprendizagem ativa por meio de uma abordagem mão-na-massa. Ao final, os grupos trocarão seus caça-palavras, proporcionando uma revisão adicional dos conceitos aprendidos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fortalecer a capacidade dos alunos de ler e compreender textos científicos, identificar e compreender termos e conceitos importantes dentro de um contexto científico, além de promover a colaboração e a aprendizagem entre pares. Visa também estimular o interesse dos alunos por leituras científicas, aumentar o vocabulário específico da área e aplicar de forma prática a compreensão textual por meio da criação de um caça-palavras. Este jogo didático possibilita a revisão dos termos de maneira interativa e divertida, consolidando o aprendizado.

  • Fomentar o interesse pela leitura de textos científicos.
  • Desenvolver habilidades de leitura detalhada e compreensão de textos.
  • Estimular a capacidade de identificar e utilizar vocabulário científico.
  • Promover o trabalho em equipe e a aprendizagem colaborativa.
  • Utilizar o jogo como ferramenta de revisão de conteúdo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LI06: Identificar e reproduzir, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas e multimodais que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais, de registro e étnico-raciais.
  • EF07LP01: Identificar e analisar o uso de estratégias argumentativas em textos opinativos e de divulgação científica, visando à construção de sentido e à interlocução.
  • EF07CI01: Compreender e aplicar métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e sociais para identificar problemas, hipóteses, experimentações e soluções.
  • EF07CI02: Utilizar ferramentas digitais para construir e compartilhar saberes e fazeres científicos.

Conteúdo Programático

Neste módulo, os alunos serão introduzidos a estratégias para melhor compreender e interpretar textos científicos, aprendendo a identificar termos chaves e conceitos fundamentais. Serão abordadas técnicas que auxiliam na assimilação do vocabulário científico e na sua aplicação em diferentes contextos, tais como a criação de um caça-palavras. A metodologia ativa empregada permitirá aos alunos uma imersão no processo de aprendizagem, tornando-os protagonistas da própria educação.

  • Leitura e interpretação de textos científicos.
  • Identificação de termos chaves e conceitos importantes em textos científicos.
  • Criação de caça-palavras a partir de vocabulário científico.
  • Trabalho em equipe e aprendizagem colaborativa.

Metodologia

Para a realização desta atividade, será adotada uma metodologia ativa, com os alunos participando ativamente do processo educativo. Inicialmente, eles serão divididos em pequenos grupos para a leitura e discussão do artigo científico. Será estimulada a identificação colaborativa de termos e conceitos importantes. Utilizando o conhecimento adquirido, cada grupo criará um caça-palavras que será posteriormente trocado com outros grupos para solução. Esta abordagem promove não apenas a compreensão do material, mas também habilidades sociais e de trabalho em equipe.

  • Leitura colaborativa de textos científicos em grupo.
  • Discussão e identificação de termos-chave em grupo.
  • Criação de caça-palavras com termos identificados.
  • Troca e resolução de caça-palavras entre os grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos farão a leitura do texto científico e começarão a identificação de termos e conceitos, além de iniciar o planejamento de seu caça-palavras. Na segunda aula, os alunos finalizarão a criação de seus caça-palavras e procederão com a troca entre os grupos para a resolução.

  • Aula 1: Leitura e identificação de termos no texto científico.
  • Aula 2: Criação e troca de caça-palavras.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação, na colaboração entre os membros do grupo e na qualidade final dos caça-palavras criados. Será considerado o nível de envolvimento dos alunos na identificação dos termos científicos, a riqueza do vocabulário utilizado e a criatividade na elaboração do caça-palavras. Além disso, a capacidade de resolver os caça-palavras de outros grupos também será avaliada, revisando assim o conteúdo de maneira interativa e participativa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários um artigo científico simples, previamente selecionado pelo professor, papéis, canetas coloridas, lápis e borrachas. A utilização de computadores ou tablets pode ser uma opção para grupos que queiram digitalizar seu caça-palavras. Será importante também ter disponível um quadro branco ou lousa para anotações gerais e discussões em grupo.

  • Artigo científico simples.
  • Papéis e canetas coloridas.
  • Computadores ou tablets (opcional).
  • Quadro branco ou lousa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo