A atividade 'Cine debate: A linguagem nossa de cada dia' é uma proposta pedagógica focada no 7º ano do Ensino Fundamental, destinada a explorar a rica diversidade linguística do Brasil. Através da visualização de trechos selecionados de filmes e séries que destacam diferentes variações linguísticas - regionais, sociais, entre outras - os estudantes serão incentivados a refletir sobre a representatividade e importância dessas variações. Mediante um debate que correlaciona essas representações midiáticas com as discussões presentes no livro 'A LÃngua de Eulália', os alunos serão estimulados a desenvolver argumentos que contestem estereótipos linguísticos e ressaltem a significância da representatividade linguística na mídia. Esta atividade não só fomentará o respeito e a valorização da diversidade linguística brasileira entre os alunos, mas também os capacitará a reconhecer e criticar a perpetuação de estereótipos linguísticos na sociedade.
O objetivo desta atividade é promover um aprofundamento no entendimento e na valorização da diversidade linguística do Brasil. Espera-se que os alunos desenvolvam uma consciência crítica acerca dos estereótipos linguísticos frequentemente veiculados pela mídia e reconheçam a importância da representatividade linguística. Além disso, objetiva-se estimular a habilidade dos estudantes em argumentar de forma coerente e fundamentada, utilizando como base o livro 'A Língua de Eulália' e as representações linguísticas observadas em filmes e séries. Esta atividade visa também fortalecer as competências de leitura, interpretação e expressão oral dos alunos, fundamentais para o seu desenvolvimento integral.
A atividade está centrada no estudo da diversidade linguística, utilizando a mídia e a literatura como principais recursos didáticos. Os alunos serão expostos a diferentes variações linguísticas presentes em filmes e séries, seguidos de um debate que relacionará essas observações com os conceitos discutidos no livro 'A LÃngua de Eulália'. Esta abordagem permitirá aos estudantes compreender a complexidade e a beleza da diversidade linguística do país, bem como os desafios associados ao preconceito linguístico e à representação na mídia.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos terão o primeiro contato com o conteúdo em casa, por meio da leitura de trechos designados do livro 'A Língua de Eulália'. Na sala de aula, a atividade se iniciará com a visualização de trechos selecionados de filmes e séries que ilustram as variações linguísticas. Na sequência, será conduzido um debate guiado pelo professor, incentivando os alunos a utilizarem os conhecimentos prévios adquiridos para construir argumentos críticos relacionados à representatividade linguística na mídia.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em três partes: 30 minutos dedicados à visualização dos trechos de filmes e séries, 60 minutos reservados para o debate em sala, e 30 minutos finais para conclusão e reflexões finais sobre o tema, totalizando uma aula de 2 horas.
A avaliação será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, além de uma atividade escrita posterior que deverá conter reflexões e argumentos desenvolvidos a partir da discussão em sala de aula. Serão avaliados a capacidade de argumentação, a coerência e a relevância dos argumentos utilizados, bem como a capacidade de relacionar as informações do livro com as variações linguísticas observadas nos trechos audiovisuais e discutir a representatividade linguística de maneira crítica.
Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet e projeção para visualização dos trechos de filmes e séries, cópias do livro 'A LÃngua de Eulália' disponíveis para leitura prévia pelos alunos, além de um ambiente propício para a realização de debates, garantindo que todos os alunos possam ouvir e ser ouvidos durante a discussão.
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