Cine debate: A linguagem nossa de cada dia

Desenvolvida por: Joseli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Diversidade Linguística Brasileira

A atividade 'Cine debate: A linguagem nossa de cada dia' é uma proposta pedagógica focada no 7º ano do Ensino Fundamental, destinada a explorar a rica diversidade linguística do Brasil. Através da visualização de trechos selecionados de filmes e séries que destacam diferentes variações linguísticas - regionais, sociais, entre outras - os estudantes serão incentivados a refletir sobre a representatividade e importância dessas variações. Mediante um debate que correlaciona essas representações midiáticas com as discussões presentes no livro 'A Língua de Eulália', os alunos serão estimulados a desenvolver argumentos que contestem estereótipos linguísticos e ressaltem a significância da representatividade linguística na mídia. Esta atividade não só fomentará o respeito e a valorização da diversidade linguística brasileira entre os alunos, mas também os capacitará a reconhecer e criticar a perpetuação de estereótipos linguísticos na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover um aprofundamento no entendimento e na valorização da diversidade linguística do Brasil. Espera-se que os alunos desenvolvam uma consciência crítica acerca dos estereótipos linguísticos frequentemente veiculados pela mídia e reconheçam a importância da representatividade linguística. Além disso, objetiva-se estimular a habilidade dos estudantes em argumentar de forma coerente e fundamentada, utilizando como base o livro 'A Língua de Eulália' e as representações linguísticas observadas em filmes e séries. Esta atividade visa também fortalecer as competências de leitura, interpretação e expressão oral dos alunos, fundamentais para o seu desenvolvimento integral.

  • Promover o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística brasileira.
  • Desenvolver uma consciência crítica sobre estereótipos linguísticos veiculados pela mídia.
  • Estimular a argumentação fundamentada e a expressão oral dos alunos.
  • Fortalecer habilidades de interpretação e análise crítica de textos e representações midiáticas.

Conteúdo Programático

A atividade está centrada no estudo da diversidade linguística, utilizando a mídia e a literatura como principais recursos didáticos. Os alunos serão expostos a diferentes variações linguísticas presentes em filmes e séries, seguidos de um debate que relacionará essas observações com os conceitos discutidos no livro 'A Língua de Eulália'. Esta abordagem permitirá aos estudantes compreender a complexidade e a beleza da diversidade linguística do país, bem como os desafios associados ao preconceito linguístico e à representação na mídia.

  • Variações linguísticas regionais e sociais no Brasil.
  • Análise de estereótipos linguísticos na mídia.
  • Discussão sobre representatividade linguística e sua importância.
  • Leitura e debate sobre temas abordados em 'A Língua de Eulália'.

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, onde os alunos terão o primeiro contato com o conteúdo em casa, por meio da leitura de trechos designados do livro 'A Língua de Eulália'. Na sala de aula, a atividade se iniciará com a visualização de trechos selecionados de filmes e séries que ilustram as variações linguísticas. Na sequência, será conduzido um debate guiado pelo professor, incentivando os alunos a utilizarem os conhecimentos prévios adquiridos para construir argumentos críticos relacionados à representatividade linguística na mídia.

  • Leitura prévia do livro 'A Língua de Eulália'.
  • Visualização de trechos de filmes e séries que destaquem variações linguísticas.
  • Debate em sala de aula sobre os estereótipos linguísticos e representatividade linguística.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em três partes: 30 minutos dedicados à visualização dos trechos de filmes e séries, 60 minutos reservados para o debate em sala, e 30 minutos finais para conclusão e reflexões finais sobre o tema, totalizando uma aula de 2 horas.

  • Assistir a trechos selecionados de filmes e séries (30 minutos)
  • Debate em sala de aula (60 minutos)
  • Conclusões e reflexões finais (30 minutos)

Avaliação

A avaliação será processual e baseada na participação ativa dos alunos durante o debate, além de uma atividade escrita posterior que deverá conter reflexões e argumentos desenvolvidos a partir da discussão em sala de aula. Serão avaliados a capacidade de argumentação, a coerência e a relevância dos argumentos utilizados, bem como a capacidade de relacionar as informações do livro com as variações linguísticas observadas nos trechos audiovisuais e discutir a representatividade linguística de maneira crítica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet e projeção para visualização dos trechos de filmes e séries, cópias do livro 'A Língua de Eulália' disponíveis para leitura prévia pelos alunos, além de um ambiente propício para a realização de debates, garantindo que todos os alunos possam ouvir e ser ouvidos durante a discussão.

  • Acesso à internet e equipamento de projeção.
  • Cópias do livro 'A Língua de Eulália'.
  • Espaço adequado para condução do debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo