Cine Debate Linguístico

Desenvolvida por: Leilan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Uso da Linguagem em Diferentes Contextos

A atividade Cine Debate Linguístico é uma proposta pedagógica inovadora voltada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, que busca explorar as nuances da linguagem e sua aplicabilidade em diversos contextos através do cinema. Primeiramente, os estudantes serão incentivados a assistir, em casa, a uma seleção de filmes ou curtas-metragens que destaquem o uso da linguagem na construção de personagens, cenários e tramas. Esta etapa preparatória os equipará com exemplos práticos para um debate mais aprofundado em sala de aula. Durante o debate, serão discutidos insights sobre como elementos como escolha de palavras, gírias e o nivelamento da linguagem impactam a narrativa e a percepção do espectador. Guiados por questionários pré-elaborados, os alunos terão a oportunidade de analisar e debater as escolhas linguísticas feitas nos filmes, culminando numa compreensão mais rica sobre os efeitos da linguagem em diferentes contextos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover uma investigação crítica e reflexiva sobre o impacto da linguagem na criação de narrativas cinematográficas, incentivando os alunos a compreenderem como as escolhas linguísticas podem influenciar a percepção e a interpretação do espectador. Ao longo da atividade, espera-se que os estudantes desenvolvam uma maior sensibilidade para as nuances da linguagem, afiando suas habilidades de análise crítica e interpretação textual. Este objetivo se alinha com a promoção de competências de leitura e compreensão crítica, fundamentais no atual cenário educacional.

  • Analisar o impacto da linguagem na construção de narrativas.
  • Compreender a influência das escolhas linguísticas na percepção do espectador.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação textual.
  • Promover a reflexão sobre o uso da linguagem em diferentes contextos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LP03 - Analisar os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos expressivos da língua, como as escolhas léxicas e figuras de linguagem.
  • EF07LP04 - Identificar e analisar o efeito de sentido de diferentes modos de enunciação do narrador (autodiegetico, homodiegetico, heterodiegetico) nos textos narrativos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abarca estudos sobre linguagem e comunicação, focando em como a linguagem é utilizada para construir significados em narrativas cinematográficas. Isto inclui a análise da escolha de palavras, gírias e o nivelamento da linguagem dentro do contexto dos filmes. Ao explorar estes aspectos, os alunos aprenderão a identificar e interpretar as várias técnicas utilizadas por cineastas para influenciar a narrativa e a percepção do público.

  • Introdução ao estudo da linguagem nas narrativas cinematográficas.
  • Análise de escolhas léxicas e seu impacto na construção de personagens e cenários.
  • Exploração do uso de gírias e nivelamento de linguagem em filmes.

Metodologia

A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será empregada nesta atividade, onde os alunos terão a responsabilidade de assistir a filmes ou curtas com antecedência, vindo preparados para um debate rico em sala de aula. Essa abordagem permite que os estudantes tenham uma participação mais ativa no seu aprendizado, promovendo a reflexão crítica e a discussão colaborativa sobre os temas propostos. Os questionários fornecidos pelo educador servirão como guia para as discussões, incentivando uma análise mais profunda das obras cinematográficas.

  • Preparação prévia dos alunos com visualização de filmes/curtas.
  • Debate guiado em sala baseado em questionários pré-definidos.
  • Análise e discussão colaborativa dos elementos linguísticos nos filmes.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma sessão de 1 hora, composta por uma aula de discussão e análise crítica. Inicialmente, os alunos compartilharão suas observações e percepções sobre os filmes assistidos, seguindo o guia do questionário. Posteriormente, a aula evoluirá para um debate aberto, facilitando o intercâmbio de ideias e contribuições sobre o impacto da linguagem na narrativa cinematográfica.

  • Aula 1: Discussão e análise dos filmes assistidos, com base nos questionários.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação dos alunos durante o debate, sua habilidade de expressar ideias de forma clara e fundamentada, além da capacidade de analisar criticamente as escolhas linguísticas nos filmes. Serão considerados, também, o engajamento na discussão, o respeito pelas opiniões alheias e a contribuição para a construção do conhecimento coletivo. Esta metodologia de avaliação visa incentivar a participação ativa e a reflexão contínua, ao invés de apenas memorizar conteúdos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão utilizados recursos como acesso a uma variedade de filmes e curtas-metragens, que serão previamente selecionados pelo educador. Além disso, serão preparados questionários específicos para guiar o debate e estimular a análise crítica dos alunos. Equipamentos de projeção também podem ser usados em sala de aula para exemplos ilustrativos ou para facilitar a discussão sobre trechos específicos dos filmes.

  • Lista de filmes e curtas-metragens selecionados.
  • Questionários para o debate.
  • Equipamentos de projeção (se necessário).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo