Nesta atividade interativa, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos, com a tarefa de criar um episódio de uma ‘novela’ escolar, enfocando questões de preconceito. A atividade utilizará a Aprendizagem Baseada em Jogos como estratégia central, onde os estudantes desenvolverão roteiros, planejarão e executarão as cenas, prestando especial atenção à modulação de voz, gestos e expressões faciais, explorando a riqueza da expressão humana para contar suas histórias. Após as apresentações, uma Roda de Debate será organizada para discutir as mensagens transmitidas por cada grupo, o impacto dessas mensagens e como a diversidade foi representada através de suas narrativas. Este exercício visa promover uma reflexão crítica dos alunos sobre preconceito e diversidade, estimulando a colaboração, a empatia e a compreensão mútua.
Este plano de aula tem como objetivos principais promover nos alunos a capacidade de reflexão crítica sobre temas de preconceito e diversidade, além de desenvolver habilidades de comunicação e expressão. Ao criar episódios de uma novela escolar, os alunos aprenderão a trabalhar em equipe, a respeitar e entender diferentes pontos de vista, e a usar a arte dramática como meio de expressão. Eles também desenvolverão habilidades de planejamento e execução de projetos, aprendendo a transformar ideias em produtos concretos.
O conteúdo programático engloba o estudo e a prática da expressão dramática, compreensão e discussão de temas relacionados à diversidade e ao preconceito, além do desenvolvimento de habilidades sociais como trabalho em equipe, comunicação eficaz e empatia. Ao envolver os alunos na criação de uma narrativa coletiva, eles poderão explorar diferentes formas de expressão, e ao mesmo tempo, engajar-se ativamente na resolução de conflitos e na promoção de valores inclusivos.
A metodologia será centrada na Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Jogos, Atividade Mão-na-massa e Roda de Debate. Antes das aulas, os alunos receberão materiais para estudo e preparação. Em sala, grupos serão formados para a criação dos episódios, seguindo a Aprendizagem Baseada em Jogos para planejar, roteirizar e atuar. A Atividade Mão-na-massa permitirá que apliquem de maneira prática os conceitos estudados. Por fim, a Roda de Debate servirá para a reflexão coletiva sobre o aprendizado., methodology_items: [ Sala de Aula Invertida - estudo prévio sobre diversidade
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, após uma breve introdução teórica, os alunos serão divididos em grupos para começar o planejamento e roteirização de seus episódios. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas produções e realizarão as apresentações, seguidas pela Roda de Debate.
A avaliação será baseada na participação ativa, no esforço colaborativo, na criatividade das apresentações e no engajamento durante a Roda de Debate. Critérios como coesão e coerência do roteiro, eficácia na comunicação das mensagens, uso expressivo da linguagem corporal e verbal, e respeito à diversidade durante as discussões serão considerados. Feedbacks construtivos serão fornecidos para fomentar a melhoria contínua.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como espaço apropriado para as apresentações, materiais para roteirização (papel, canetas), acesso a estudos de caso ou materiais sobre diversidade, equipamento de gravação (opcional) e um ambiente seguro e acolhedor para a Roda de Debate.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula