Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se tornarão jornalistas por um dia, assumindo a tarefa de explorar o ambiente escolar para criar suas próprias fotorreportagens. A atividade começa com uma breve introdução ao jornalismo e à fotografia, abordando a importância da ética e do respeito mútuo na publicação de materiais jornalísticos. Os estudantes serão incentivados a escolher temas relevantes dentro da escola – como eventos especiais, personalidades (professores, funcionários) ou espaços específicos – e documentar esses temas através de fotografias acompanhadas de textos explicativos. Após a elaboração das fotorreportagens, estas serão compartilhadas em um blog da turma ou em um mural na escola, permitindo que toda a comunidade escolar tenha acesso ao trabalho produzido. Esta atividade não só desenvolve habilidades de escrita, leitura e interpretação em Língua Portuguesa, mas também promove a apreciação das Artes Visuais e a consciência sobre a produção de conteúdo responsável e ético.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem e aplicarem conceitos básicos do jornalismo e da fotografia, enfatizando a ética na publicação de informações e o respeito mútuo. Eles aprenderão a identificar e documentar temas relevantes dentro do ambiente escolar, desenvolvendo habilidades de observação, análise crítica e comunicação visual e escrita. Além disso, a atividade visa promover a colaboração entre os estudantes, aprimorando suas habilidades sociais e de trabalho em equipe.
Este plano de aula abrange temas como jornalismo, fotografia, ética na comunicação e trabalho colaborativo. Através da criação de fotorreportagens, os alunos aprenderão a observar seu ambiente, selecionar temas de interesse, coletar dados visuais e textuais, e comunicar suas descobertas de maneira ética e criativa. Este conteúdo se alinha com os objetivos de promover a alfabetização midiática e a cidadania digital, competências essenciais para o século XXI.
A atividade adotará uma metodologia ativa, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema dentro do contexto escolar para investigar. Através de dinâmicas que simularão o processo jornalístico, eles desenvolverão habilidades de pesquisa, coleta de dados (fotos e informações), análise, escrita e edição. A utilização de jogos facilitará o aprendizado ao torná-lo mais envolvente e permitirá que os alunos vivenciem de forma prática os conceitos e desafios do jornalismo e da fotografia.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, serão abordados os conceitos teóricos e o planejamento das fotorreportagens. A segunda sessão será dedicada à execução e finalização dos projetos, incluindo a captura de imagens, escrita e edição das fotorreportagens, culminando no compartilhamento dos trabalhos.
A avaliação será baseada no engajamento dos alunos, na qualidade do trabalho em equipe, na pesquisa, na originalidade e criatividade do projeto, além da clareza e coerência da escrita e o respeito às normas éticas na produção do conteúdo. Serão avaliadas tanto as fotografias quanto os textos, verificando a habilidade de contar uma história visual e textualmente. A capacidade de reflexão e crítica sobre o tema escolhido também será considerada, juntamente com a qualidade da apresentação do projeto final no blog da turma ou mural escolar.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como câmeras fotográficas ou smartphones com câmera, computadores com acesso à internet para a pesquisa e elaboração dos textos, além de acesso a um blog da turma ou espaço para um mural na escola. Materiais adicionais de escrita e desenho podem ser utilizados para o planejamento e anotações durante a fase de coleta de dados.
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