Criação de Fotorreportagens

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Jornalismo e Fotografia no Ambiente Escolar

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se tornarão jornalistas por um dia, assumindo a tarefa de explorar o ambiente escolar para criar suas próprias fotorreportagens. A atividade começa com uma breve introdução ao jornalismo e à fotografia, abordando a importância da ética e do respeito mútuo na publicação de materiais jornalísticos. Os estudantes serão incentivados a escolher temas relevantes dentro da escola – como eventos especiais, personalidades (professores, funcionários) ou espaços específicos – e documentar esses temas através de fotografias acompanhadas de textos explicativos. Após a elaboração das fotorreportagens, estas serão compartilhadas em um blog da turma ou em um mural na escola, permitindo que toda a comunidade escolar tenha acesso ao trabalho produzido. Esta atividade não só desenvolve habilidades de escrita, leitura e interpretação em Língua Portuguesa, mas também promove a apreciação das Artes Visuais e a consciência sobre a produção de conteúdo responsável e ético.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem e aplicarem conceitos básicos do jornalismo e da fotografia, enfatizando a ética na publicação de informações e o respeito mútuo. Eles aprenderão a identificar e documentar temas relevantes dentro do ambiente escolar, desenvolvendo habilidades de observação, análise crítica e comunicação visual e escrita. Além disso, a atividade visa promover a colaboração entre os estudantes, aprimorando suas habilidades sociais e de trabalho em equipe.

  • Entender o papel do jornalismo e da fotografia na sociedade
  • Desenvolver habilidades de escrita, leitura e análise crítica
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz
  • Praticar a ética e o respeito na publicação de conteúdo
  • Explorar e documentar o ambiente escolar de maneira criativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.

Conteúdo Programático

Este plano de aula abrange temas como jornalismo, fotografia, ética na comunicação e trabalho colaborativo. Através da criação de fotorreportagens, os alunos aprenderão a observar seu ambiente, selecionar temas de interesse, coletar dados visuais e textuais, e comunicar suas descobertas de maneira ética e criativa. Este conteúdo se alinha com os objetivos de promover a alfabetização midiática e a cidadania digital, competências essenciais para o século XXI.

  • Introdução ao jornalismo e fotografia
  • Ética na publicação de conteúdo jornalístico
  • Técnicas de fotografia e escrita para fotorreportagens
  • Colaboração e trabalho em equipe
  • Criação e compartilhamento de fotorreportagens

Metodologia

A atividade adotará uma metodologia ativa, com ênfase na Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema dentro do contexto escolar para investigar. Através de dinâmicas que simularão o processo jornalístico, eles desenvolverão habilidades de pesquisa, coleta de dados (fotos e informações), análise, escrita e edição. A utilização de jogos facilitará o aprendizado ao torná-lo mais envolvente e permitirá que os alunos vivenciem de forma prática os conceitos e desafios do jornalismo e da fotografia.

  • Discussão inicial sobre jornalismo e ética
  • Escolha de temas e planejamento das fotorreportagens
  • Coleta de dados (fotografias e informações)
  • Escrita e edição das fotorreportagens
  • Compartilhamento e discussão dos projetos finais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, serão abordados os conceitos teóricos e o planejamento das fotorreportagens. A segunda sessão será dedicada à execução e finalização dos projetos, incluindo a captura de imagens, escrita e edição das fotorreportagens, culminando no compartilhamento dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução e planejamento das fotorreportagens
  • Aula 2: Execução, edição e compartilhamento das fotorreportagens

Avaliação

A avaliação será baseada no engajamento dos alunos, na qualidade do trabalho em equipe, na pesquisa, na originalidade e criatividade do projeto, além da clareza e coerência da escrita e o respeito às normas éticas na produção do conteúdo. Serão avaliadas tanto as fotografias quanto os textos, verificando a habilidade de contar uma história visual e textualmente. A capacidade de reflexão e crítica sobre o tema escolhido também será considerada, juntamente com a qualidade da apresentação do projeto final no blog da turma ou mural escolar.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como câmeras fotográficas ou smartphones com câmera, computadores com acesso à internet para a pesquisa e elaboração dos textos, além de acesso a um blog da turma ou espaço para um mural na escola. Materiais adicionais de escrita e desenho podem ser utilizados para o planejamento e anotações durante a fase de coleta de dados.

  • Câmeras fotográficas ou smartphones
  • Computadores com acesso à internet
  • Blog da turma ou espaço para mural
  • Materiais de escrita e desenho para planejamento

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo