Esta atividade visa promover o desenvolvimento da criatividade e o aprofundamento do conhecimento linguístico dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, por meio da criação colaborativa de histórias curtas. Utilizando uma estrutura narrativa que enfatiza elementos gramaticais como sujeito, predicado, e complementos (objetos direto e indireto), os alunos trabalharão em grupos para construir narrativas envolventes. Após a construção dessas histórias, cada grupo ilustrará suas ideias no quadro, seguido de uma apresentação para a turma, onde irão explicar as decisões linguísticas tomadas durante a criação das histórias. Este projeto busca não apenas melhorar a compreensão da estrutura das orações e o funcionamento da língua, mas também fomentar habilidades de trabalho em equipe e apresentação em público.
O propósito desta atividade é enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a estrutura das orações na língua portuguesa, enfatizando a importância do sujeito, predicado, e complementos como pedras fundamentais na construção de frases coesas e coerentes. Adicionalmente, a atividade busca desenvolver a criatividade dos estudantes, incentivando-os a pensar fora da caixa na construção de suas histórias. A habilidade de trabalhar em equipe será crucial, assim como a capacidade de comunicar efetivamente suas ideias a um público, habilidades estas indispensáveis para o crescimento pessoal e acadêmico.
A narrativa como meio de expressão criativa e a estrutura oracional dentro da gramática da Língua Portuguesa serão os pilares do conteúdo programático desta atividade. Além de promover a compreensão textual e gramatical, o plano de aula tem como objetivo reforçar a importância da coesão e coerência textuais através do uso adequado das estruturas linguísticas, preparando os estudantes para a produção textual reflexiva e crítica.
A metodologia proposta inclui a 'Atividade Mão-na-massa', onde os alunos participarão ativamente na criação das histórias; a 'Aprendizagem Baseada em Projetos', focando no projeto de construção narrativa; e a 'Sala de Aula Invertida', incentivando os alunos a estudarem os conceitos gramaticais previamente. Essa combinação permite uma abordagem holística, promovendo tanto o aprendizado independente quanto colaborativo.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos serão instruídos sobre os conceitos gramaticais e iniciarão o processo de criação das histórias em grupo. A segunda aula será destinada à finalização das histórias, ilustração no quadro e apresentação para a turma.
A avaliação considerará a correta aplicação dos conceitos gramaticais na construção das orações dentro das histórias (sujeito, predicado, objetos direto e indireto), a criatividade e originalidade das narrativas, a colaboração entre os membros do grupo, a qualidade da apresentação, e a capacidade de explicar as escolhas linguísticas feitas. Será adotado um sistema de pontuação, no qual cada aspecto avaliado contribuirá para a nota final do grupo. Exemplos específicos de excelência nessas áreas serão discutidos com os alunos para servir de referência.
Os materiais necessários para a execução desta atividade incluem quadros brancos ou papel kraft para a ilustração das histórias, marcadores ou giz de lousa, além de acesso a recursos online para pesquisa sobre estruturas gramaticais, caso necessário. O uso de tecnologias digitais será incentivado para a pesquisa e elaboração das histórias.
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