Debate de Detectives

Desenvolvida por: Raick … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Detetives Literários

Na atividade Debate de Detectives, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental se transformarão em verdadeiros detetives literários. Através de uma leitura compartilhada de uma obra de suspense ou narrativa de enigma, eles explorarão as profundezas dos mistérios contidos nas páginas lidas em sala. Após a leitura, os alunos serão organizados em grupos, onde assumirão a tarefa de discutir teorias, analisar pistas deixadas pelo autor, contemplar o desenvolvimento dos personagens e ponderar sobre os possíveis desfechos da história. Este processo investigativo culminará na criação de um podcast por grupo, no qual apresentarão suas conclusões, valendo-se de técnicas narrativas como entonação, pausa e ênfase, para assim produzir um conteúdo cativante e engajador. O objetivo desta atividade é não somente estimular a fluência e compreensão leitora, mas também fomentar as habilidades analíticas e a expressão oral criativa dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade é projetada para promover habilidades críticas e analíticas essenciais, fomentando a capacidade de interpretação textual, análise de personagens e desenvolvimento de teorias baseadas em evidências textuais entre os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Através do envolvimento direto com a literatura de mistério e suspense, os alunos também aprimorarão sua fluência leitora, expressão oral e habilidades de apresentação, aplicando técnicas de narração para capturar e manter o interesse do ouvinte. Além disso, a colaboração em grupo intensificará o senso de trabalho em equipe e aperfeiçoará a habilidade de argumentação e debate, preparando os estudantes para discutir e defender suas ideias de forma coerente e persuasiva.

  • Desenvolver fluência e compreensão leitora através da exploração de textos literários com temáticas de suspense e enigma.
  • Estimular o pensamento crítico e analítico ao investigar as tramas e desenvolver teorias sobre as narrativas lidas.
  • Aprimorar habilidades de expressão oral e apresentação desenvolvendo podcasts que utilizem técnicas narrativas eficazes.
  • Fomentar habilidades de colaboração e trabalho em equipe durante a execução das tarefas em grupo.
  • Estimular a capacidade de escuta ativa através do compartilhamento e debate de ideias no contexto do grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais

Conteúdo Programático

A temática central desta atividade gira em torno da literatura de suspense e narrativas enigmáticas, promovendo o engajamento dos alunos através da exploração de elementos típicos do gênero, como construção de enredo, desenvolvimento de personagens, uso de pistas e a criação de atmosferas tensas e misteriosas. A habilidade de ler em voz alta, interpretar e argumentar sobre textos complexos será reforçada, servindo de base para a criação dos podcasts, onde os alunos poderão expressar criativamente suas análises e teorias sobre as histórias lidas.

  • Leitura compartilhada de textos literários de suspense e narrativas de enigma.
  • Análise literária focando em elementos como pistas textuais, desenvolvimento de personagem e trama.
  • Técnicas de expressão oral, incluindo entonação, pausas e ênfase na narrativa.
  • Criação e gravação de podcasts como forma de apresentação das análises efetuadas.

Metodologia

A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos será empregada para engajar os alunos na atividade Debate de Detectives, transformando a sala de aula em um ambiente investigativo e colaborativo. Os estudantes serão incentivados a assumir o papel de detetives literários, aplicando técnicas lúdicas e cooperativas para solucionar o mistério contido nos textos. A leitura compartilhada funcionará como ponto de partida para o debate e análise em grupos, culminando na produção de podcasts, que permitirá aos alunos utilizar recursos expressivos e criativos para comunicar suas descobertas.

  • Aplicação da Aprendizagem Baseada em Jogos para motivar e engajar os alunos na análise literária.
  • Utilização de técnicas de gravação de áudio para produção de podcasts como forma de expressão criativa e análise textual.
  • Trabalho em grupo para promover discussões e trocas de ideias sobre a obra lida.
  • Analise crítica e reflexiva da narrativa com foco em elementos chave do enigma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em quatro encontros de 50 minutos cada. No primeiro encontro, haverá a escolha da obra e a leitura compartilhada. O segundo e terceiro encontros serão dedicados à discussão em grupos e ao planejamento do podcast. No quarto encontro, os alunos gravarão e apresentarão seus podcasts. Esta distribuição de tempo assegura um desenvolvimento gradual da atividade, permitindo uma imersão profunda no mundo literário proposto e uma preparação adequada para a produção final.

  • Aula 1: Introdução à atividade e leitura compartilhada do texto.
  • Aula 2: Discussão em grupos sobre as pistas e teorias.
  • Aula 3: Planejamento e roteirização do podcast.
  • Aula 4: Gravação e apresentação dos podcasts.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, desde a leitura e discussão em grupo até a produção final do podcast. Será considerado na avaliação o grau de entendimento dos textos lidos, a capacidade de análise crítica e reflexiva, a criatividade e originalidade na apresentação de teorias e soluções, o trabalho em equipe e a qualidade técnica e expressiva dos podcasts. Cada um desses aspectos será avaliado por meio de rubricas que detalham os critérios de excelência, permitindo um feedback construtivo e detalhado para os estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade serão necessários recursos como textos de suspense ou narrativas de enigma selecionados pelo professor, aparelhos para gravação de áudio, como smartphones ou gravadores digitais, e acesso a softwares de edição de áudio para a finalização dos podcasts. Desta forma, o planejamento cuidadoso e a disponibilidade de materiais e ferramentas adequadas são fundamentais para o sucesso desta experiência de aprendizagem.

  • Textos literários de suspense ou narrativas de enigma.
  • Aparelhos para gravação de áudio (smartphones ou gravadores digitais).
  • Acesso a softwares de edição de áudio.
  • Espaço adequado para as gravações dos podcasts.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo