Esta atividade consiste em engajar alunos do 7º ano em um debate que abordará questões sociais ou ambientais relevantes. O objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades de argumentação através da pesquisa e discussão de pontos de vista diversos. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá a responsabilidade de defender uma posição, preparando-se com antecedência por meio de pesquisas e produção de textos dissertativos que fundamentarão seus argumentos. O exercício do debate visa não apenas melhorar a oralidade e a capacidade argumentativa, mas também fomentar habilidades sociais como o respeito a opiniões divergentes, negociação e liderança em atividades colaborativas.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade se concentram no desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais dos alunos, alinhadas aos parâmetros da BNCC para a etapa do 7º ano. Ao estruturar um debate, os alunos estão envolvidos em práticas que melhoram a expressão oral, ao mesmo tempo em que investigam temas atuais, desenvolvendo uma leitura crítica e identificando argumentos e opiniões. Essa prática também permitirá que os alunos produzam textos dissertativos, essenciais para traduzir suas reflexões e posicionamentos sobre o tema em questão. Além disso, a atividade promove competências sociais crucialmente relevantes, como o respeito pela diversidade de opiniões e o exercício do diálogo construtivo.
O conteúdo programático desta atividade está centrado na prática de elaboração e apresentação de argumentos em contextos de debate. Os alunos abordarão temas atualizados de relevância social ou ambiental, utilizando diferentes tipos de fontes para fundamentar suas opiniões. Esta experiência irá fortalecer suas habilidades em escrever textos dissertativos, enriquecendo seu vocabulário e a compreensão de como apresentar uma posição de forma clara e coerente. Simultaneamente, haverá o aprendizado de habilidades sociais no contexto de debates, enfatizando a prática do respeito às opiniões divergentes e estratégias de negociação para resolver possíveis conflitos em grupo.
A metodologia aplicada nesta atividade baseia-se em práticas de aprendizagem ativa, especificamente na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os alunos irão investigar temas, pesquisar dados e elaborar seus discursos argumentativos em colaboração dentro de seus grupos. Este método envolve os alunos em um processo que requer pensamentos críticos e a habilidade de comunicar suas ideias de forma estruturada e persuasiva. Além disso, a atividade promove a reflexão crítica em conjunto com o desenvolvimento de habilidades sociais por meio da prática do debate coletivo.
O cronograma foi desenhado para ser executado em uma aula de 60 minutos. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de explorar e debater em grupos os temas previamente pesquisados. O professor atuará como moderador, garantindo que todos os alunos participem ativamente e que o respeito pelas opiniões diferentes seja sempre mantido. Essa única sessão intensiva permitirá que o professor avalie as habilidades orais e argumentativas dos alunos, enquanto promove a troca de ideias de forma estruturada.
Momento 1: Abertura e Contextualização (Estimativa: 15 minutos)
Inicie a aula saudando os alunos e contextualize o tema do debate, escolhendo um tópico relevante e que ressoe com as experiências dos alunos, como mudanças climáticas ou inclusão social. Explique que o objetivo é desenvolver habilidades de argumentação e oralidade através do debate. Permita que os alunos façam perguntas e anotem suas primeiras impressões. É importante que todos compreendam a relevância do tema. Ofereça exemplos concretos para facilitar a compreensão.
Momento 2: Formação dos Grupos e Pesquisa Inicial (Estimativa: 15 minutos)
Divida a turma em grupos de acordo com o número de alunos, atribuindo a cada grupo uma perspectiva específica sobre o tema escolhido. Oriente os alunos a utilizarem dispositivos com acesso à internet para iniciar uma pesquisa rápida, buscando argumentos e informações que sustentem suas posições. Circule entre os grupos auxiliando na busca por fontes confiáveis e oferecendo sugestões de palavras-chave para aprimorar as pesquisas. Observe se todos participam ativamente e incentive a colaboração.
Momento 3: Planejamento dos Argumentos (Estimativa: 20 minutos)
Instruções para que cada grupo organize as informações coletadas em argumentos estruturados. Oriente a criação de um esboço com introdução, argumentos principais e conclusão, explicando a importância de cada parte. Auxilie na clarificação de ideias, oferecendo feedback construtivo e auxiliando na coerência dos argumentos. Recomende que os alunos distribuam responsabilidades dentro do grupo e pratiquem a argumentação oral. Avalie a qualidade do trabalho em grupo e a clareza dos argumentos.
Momento 4: Exposição dos Argumentos e Debate Final (Estimativa: 10 minutos)
Cada grupo apresenta seus argumentos em discussões guiadas e moderadas pelo professor. Estimule a interação entre os grupos, promovendo questões que desafiem os argumentos apresentados e convidem à reflexão. É vital que todos tenham oportunidade de se expressar. Ofereça feedback imediato e incentive o respeito mútuo durante as discussões. A avaliação se dará através da participação ativa e do respeito às regras do debate.
A avaliação desta atividade será feita através de métodos diversificados para captar todo o desenvolvimento dos alunos. As opções incluem avaliação formativa, que observará a participação e desenvolvimento durante o debate, e avaliação somativa, onde pequenos textos argumentativos escritos pelos alunos servirão como registro de suas argumentações. A Avaliação Formativa se concentrará na participação ativa de cada aluno, em como eles aplicam as habilidades de comunicação e respeito às opiniões divergentes. Os critérios incluem clareza na apresentação oral e utilização de argumentos robustos e fundamentados. Já a Avaliação Somativa envolverá a coleta de um texto dissertativo pelo qual os alunos sintetizam suas ideias e refletem sobre o debate ocorrido. Esse texto servirá como ferramenta para avaliar a coesão, coerência e fundamentação dos argumentos trabalhados.
Para executar essa atividade com sucesso, uma variedade de recursos pedagógicos será utilizada. A sala deve estar equipada com dispositivos audiovisuais para apresentação de vídeos ou slides que introduzam o tema do debate e provoquem reflexão. Materiais impressos ou digitais suplementares de leitura também são essenciais, oferecendo aos alunos as bases teóricas para elaborar seus argumentos. Serviço de internet disponível é importante para as pesquisas em tempo real e o uso de algum software de colaboração para facilitar a comunicação entre os grupos.
Sabemos das múltiplas responsabilidades do professor e queremos apoiar estratégias que garantam a inclusão e acessibilidade sem onerar muito seu tempo ou recursos. Para essa atividade, uma abordagem cuidadosa será adotada para garantir que todos os alunos se sintam incluídos e respeitados. Recomenda-se que o professor adote práticas que envolvam todos os alunos equitativamente na discussão, garantindo que suas vozes sejam ouvidas. Criação de uma lista de perguntas acessíveis pode ajudar a facilitar a participação de alunos mais tímidos. Sempre que possível, o uso voluntário de tecnologia pode ajudar aqueles que têm melhor fluência digital a se expressar de maneira alternativa, utilizando plataformas digitais para apresentar seus argumentos.
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