Debate de Opiniões: Defendendo seu Ponto de Vista

Desenvolvida por: Rubens… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos e argumentatividade

Esta atividade envolve um debate em sala de aula sobre temas polêmicos previamente selecionados, com o objetivo de desenvolver a argumentatividade dos alunos do 7º ano. Ao longo de cinco aulas, os alunos realizarão pesquisas, redigirão discursos e participarão de debates. A atividade começa com uma pesquisa inicial para embasar os argumentos, seguida pela redação de discursos com ênfase na argumentatividade, coesão textual e uso correto da gramática. Na fase final, os alunos apresentarão seus discursos e participarão de debates, sendo incentivados a utilizar estratégias de modalização e reconhecer diferentes opiniões, o que fortalece suas habilidades de leitura crítica e produção de textos opinativos. Esta prática busca não só desenvolver o conhecimento linguístico, mas também promover habilidades sociais como negociação e respeito a diferentes visões.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em capacitar os alunos a dominar a arte da argumentação e a expressar suas opiniões de forma estruturada e coerente. A atividade foi desenhada para que os alunos do 7º ano possam explorar e exercitar a leitura crítica, a interpretação e a produção textual, habilidades frequentemente exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de aprimorar suas competências linguísticas e argumentativas, a atividade incentiva o desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos, ao promover a troca de ideias e o respeito às diferentes perspectivas através de debates. A abordagem articulada busca integrar teoria e prática, possibilitando que os alunos compreendam a relevância da linguagem no dia a dia e em contextos de resolução de conflitos e tomada de decisões.

  • Desenvolver habilidades argumentativas e de modalização em textos orais e escritos.
  • Praticar a pesquisa e o desenvolvimento de argumentos embasados.
  • Estimular a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades sociais em debates.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LP10: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc.
  • EF07LP12: Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos).
  • EF07LP14: Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange aspectos fundamentais da linguagem e gramática, dirigidos especificamente para estruturar textos argumentativos eficazes. Os alunos explorarão modos e tempos verbais, concordância e coesão textual para melhorar suas produções escritas. Também serão introduzidos a recursos de modalização e argumentação, com exercícios que destacam como discursos podem ser modulados para transmitir opiniões de forma eficaz e persuasiva. O programa valoriza a prática regular de escrita e revisão, permitindo que os alunos apliquem conceitos linguísticos em contextos reais, o que facilita a retenção do conhecimento e desenvolve habilidades de análise crítica ao avaliar argumentos durante os debates.

  • Modos e tempos verbais na construção de argumentos.
  • Concordância nominal e verbal.
  • Recursos de coesão e coerência textual.
  • Estratégias de modalização e argumentatividade.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade visa engajar os alunos através de práticas de pesquisa e produção textual, culminando em debates interativos. O método utiliza técnicas de aprendizado colaborativo, onde os alunos trabalham em grupos para pesquisar e construir argumentos, promovendo a inclusividade e o respeito a diferentes pontos de vista. Essa abordagem é complementar ao ensino tradicional, proporcionando uma experiência de aprendizagem dinâmica e participativa. Os debates atuam como uma plataforma para o desenvolvimento da comunicação eficaz, pensamento crítico e habilidades de negociação, aspectos essenciais para a formação integral dos alunos.

  • Pesquisa colaborativa de temas polêmicos.
  • Redação e revisão de discursos.
  • Debates estruturados para exercício da argumentação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi estruturado para garantir um aprendizado progressivo e aprofundado ao longo de cinco encontros. Cada aula possui uma finalidade específica que guia os alunos desde a pesquisa e formulação de argumentos até a sua apresentação e avaliação crítica. Nas duas primeiras aulas, a ênfase está em investigar e compreender os temas. As aulas intermediárias visam a escrita e revisão dos discursos. Finalmente, o cronograma culmina nos debates nas últimas aulas, onde os alunos não só apresentam mas também reevaluam suas visões frente aos contrapontos levantados no diálogo.

  • Aula 1: Introdução aos temas e divisão de grupos para pesquisa.
  • Momento 1: Introdução ao Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula reunindo os alunos e explicando o objetivo da atividade: desenvolver habilidades argumentativas por meio de debates. É importante que o professor explique a relevância dos debates na sociedade e sua relação com o desenvolvimento de opiniões informadas. Apresente rapidamente os temas polêmicos que serão trabalhados, garantindo que todos os alunos compreendam os contextos. Observe se há dúvidas e esclareça qualquer termo ou conceito desconhecido.

    Momento 2: Apresentação dos Temas Polêmicos (Estimativa: 15 minutos)
    Mostre uma lista dos temas polêmicos previamente selecionados para o debate. Explique brevemente cada um, fornecendo exemplos e contexto para facilitar a compreensão dos alunos. Permita que os alunos façam perguntas e incentivem a reflexão crítica sobre como esses temas afetam a sociedade. É importante que o professor estimule a empatia e o respeito às diversas opiniões desde o início.

    Momento 3: Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos, certificando-se de que cada grupo tenha uma variedade de habilidades e pontos de vista. Permita que os alunos escolham os temas que mais os interessam, mas assegure-se de que todos os temas sejam cobertos. Observar a dinâmica dos grupos e ajustar se necessário para garantir inclusão e equilíbrio. Forneça uma folha de registro onde os alunos devem anotar a divisão de responsabilidades dentro do grupo.

    Momento 4: Discussão Inicial de Ideias e Planejamento (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a começarem uma discussão inicial sobre o tema selecionado, levantando perguntas e ideias que gostariam de pesquisar. Sugira que façam um planejamento básico para a pesquisa que incluirá a divisão de tarefas. Estimule os alunos a organizarem suas ideias de forma lógica, anotando as principais questões a serem exploradas. Observe se estão conseguindo planejar o tempo e as responsabilidades de forma eficaz, intervindo para ajudar a ajustar estratégias caso necessário.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere a formação de grupos heterogêneos em termos de habilidades acadêmicas e sociais para promover apoio mútuo entre os alunos. Disponibilize recursos de pesquisa em formatos acessíveis para garantir que todos os alunos possam participar integralmente, como leitura em voz alta para alunos com dificuldades de leitura. Caso haja estudantes mais tímidos ou com dificuldades para falar em público, incentive seu envolvimento ao dar a eles pequenas responsabilidades que se ajustem ao seu nível de conforto, como a anotação de ideias do grupo ou a liderança de pequenos trechos da apresentação. Sempre certifique-se de que o ambiente da sala de aula seja acolhedor e que todos os alunos tenham a oportunidade de contribuir com suas ideias.

  • Aula 2: Desenvolvimento dos argumentos e primeira revisão.
  • Momento 1: Revisão de Pesquisas Anteriores (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo aos alunos que revisem as pesquisas realizadas anteriormente. É importante que cada grupo compartilhe suas descobertas principais e discuta qualquer nova informação obtida desde a última aula. Observe se todos os alunos estão participando ativamente da discussão do grupo e ofereça orientação aos que demonstrarem dificuldades em organizar as ideias.

    Momento 2: Desenvolvimento dos Argumentos (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a começarem a esboçar seus argumentos principais baseados nas pesquisas revisadas. Sugira que eles classifiquem os argumentos em categorias de 'prós' e 'contras'. Circulando pela sala, pergunte sobre o progresso de cada grupo e aconselhe sobre a escolha de argumentos mais sólidos ou com base mais consistente. Intervenha se perceber que algum grupo está tendo dificuldades para desenvolver as ideias, fornecendo exemplos ou esclarecendo dúvidas.

    Momento 3: Redação Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Incentive cada estudante a contribuir para a redação de uma parte do discurso do grupo. Divida esta tarefa para garantir que todos participem do processo. Sugira que os alunos foquem na clareza e na coesão dos argumentos, utilizando a gramática de forma correta. Permita que os alunos revisem suas partes, trocando com os colegas para feedback. Observe se todos estão envolvidos e prestando atenção nos seus pares, facilitando o diálogo entre os estudantes.

    Momento 4: Revisão em Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos grupos que leiam seus discursos coletivamente, identificando possíveis melhorias nos argumentos ou na estrutura do texto. Oriente-os a procurar por erros gramaticais ou de concordância que possam ter passado despercebidos. Forneça feedback específico para cada grupo, reforçando pontos fortes e sugerindo ajustes. Incentive a autoavaliação, perguntando aos alunos o que eles acham dos argumentos apresentados e como acreditam que poderiam ser melhorados.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere fazer adaptações nos materiais de apoio para torná-los mais acessíveis, como fornecer versões digitais que permitam o uso de leitores de tela. Se algum aluno tiver dificuldades de escrita, ofereça a possibilidade de participar enquanto alguém do grupo redige, ou permita o uso de ferramentas de digitação por voz para facilitar sua contribuição. Incentive um ambiente colaborativo, onde todos os alunos sintam-se confortáveis para expressar suas ideias, oferecendo suporte extra aos que precisarem. Seja flexível e compreensivo com as diferentes taxas de aprendizado, encorajando o esforço coletivo e o suporte mútuo.

  • Aula 3: Escrita e refinamento dos discursos.
  • Momento 1: Organização dos Grupos e Revisão dos Discursos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula organizando os alunos em seus grupos formados anteriormente. Peça que revisem brevemente os discursos que escreveram na aula passada. É importante que cada grupo identifique pontos fortes e áreas que precisam de melhorias. Observe se cada aluno está envolvido na revisão. Ofereça sugestões sobre como aprimorar a argumentação e coerência do texto e ajude a direcionar o foco das melhorias.

    Momento 2: Refinamento da Estrutura Textual (Estimativa: 20 minutos)
    Instruia os grupos a focarem no refinamento dos discursos, concentrando-se em melhorar a introdução, desenvolvimento e conclusão. Sugira que cada membro do grupo leia em voz alta uma parte do discurso, enquanto os demais anotam possíveis alterações para aprimorar a clareza e a coesão. Oriente os alunos a prestarem atenção especial à concordância verbal e nominal. Circule entre os grupos, oferecendo feedback específico e ajudando a resolver dúvidas sobre gramática e estrutura. Incentive o uso de conectivos para melhorar a fluidez do texto.

    Momento 3: Edição Colaborativa e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a compartilharem seus discursos editados com outro grupo para receber feedback externo. É importante que os alunos aprendam a avaliar criticamente o trabalho alheio, oferecendo sugestões construtivas. Peça que destaquem aspectos positivos e sugestões de melhoria. Monitore as interações para garantir que sejam respeitosas e produtivas. Após o feedback, instrua os alunos a discutir no grupo como eles podem incorporar o retorno recebido para fortalecer o discurso.

    Momento 4: Revisão Final e Preparação para Apresentação (Estimativa: 5 minutos)
    Peça para que os alunos façam uma última leitura em conjunto de seus discursos, assegurando-se que todas as sugestões de melhoria foram consideradas. Incentive-os a discutir estratégias para a apresentação oral, como entonação e uso da expressão corporal. Ofereça dicas sobre como se portar durante o debate. Prepare os grupos para a próxima aula, garantindo que cada membro saiba a parte que irá apresentar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Adapte os materiais de apoio para tornar a aula mais inclusiva, oferecendo versões digitais e impressas dos discursos. Para alunos com dificuldades de escrita, permita o uso de aplicativos de digitação por voz ou a ajuda de um colega para a redação. Incentive um ambiente acolhedor, onde todos se sintam seguros para expressar suas ideias e contribuir ativamente. Seja flexível nas estratégias de participação, permitindo que cada aluno assuma papéis que se ajustem a seus confortos e competências.

  • Aula 4: Ensaio dos discursos e ajustes finais.
  • Momento 1: Organização dos Grupos e Introdução ao Ensaio (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula organizando os alunos em seus grupos formados nas aulas anteriores. Explique que o foco será ensaiar os discursos para a apresentação final, aprimorando a entonação e a segurança na argumentação. É importante que cada grupo revise brevemente a parte de cada integrante, avaliando se todos conhecem bem seu papel. Observe se há hesitações e ofereça apoio, sugerindo técnicas de memorização e dicas para melhorar a apresentação.

    Momento 2: Ensaio Prático dos Discursos (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos comecem o ensaio dos discursos de forma prática. Incentive que um aluno de cada vez se apresente enquanto o grupo escuta e observa. Sugira que utilizem expressões faciais e corporais para fortalecer a argumentação. Circule entre os grupos para oferecer feedback individual, focando na clareza, dicção e fluência do discurso. Proponha que os alunos se gravem em vídeo para auto avaliação posterior, observando as expressões e entonação.

    Momento 3: Troca de Feedback e Ajustes (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente que após os ensaios, cada grupo troque feedback internamente. Peça que destaquem pontos fortes e possíveis ajustes, sempre de forma respeitosa e construtiva. Incentive a auto avaliação e o reconhecimento mútuo das contribuições de cada membro. É importante que os alunos anotem as sugestões e discutam como as implementar nas apresentações finais. Acompanhe essas discussões, sugerindo ajustes e encorajando a reflexão sobre a eficácia dos argumentos.

    Momento 4: Reflexão Final e Planejamento da Apresentação (Estimativa: 5 minutos)
    Reserve os minutos finais para uma reflexão sobre os ensaios. Pergunte aos alunos como se sentiram durante o processo e o que aprenderam sobre suas capacidades de apresentação. Oriente-os a planejar quem começará a apresentação na próxima aula e como organizarão a sequência dos discursos. Ofereça dicas finais sobre administração do tempo durante a apresentação e como lidar com possíveis contratempos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos tenham oportunidades iguais de participar ativamente dos ensaios. Para alunos que possam ter dificuldades com a memória ou a fala, sugira o uso de cartões de apoio ou técnicas de respiração para controlar o nervosismo. Proponha que a gravação dos ensaios incluam legendas automáticas para que os alunos possam rever e ajustar suas falas. Crie um ambiente seguro, onde eles se sintam à vontade para pedir apoio uns aos outros e busquem ajuda caso necessário. Motive-os a valorizar as diversas contribuições de seus colegas e a celebrar as melhorias no decorrer do processo de ensaio.

  • Aula 5: Apresentação dos discursos e participação nos debates.
  • Momento 1: Preparação Final e Revisão das Estratégias (Estimativa: 10 minutos)
    Antes de iniciar a apresentação dos discursos, organize a sala de acordo com a disposição dos debates, garantindo que todos os alunos tenham visibilidade do centro de apresentação. Permita que cada grupo faça uma revisão rápida para garantir que estão confortáveis com suas apresentações. Incentive-os a revisar mentalmente os pontos-chave e história pessoal que queiram compartilhar. Estimule os grupos a discutir a estratégia que utilizarão durante o debate, reforçando a importância da clareza e da objetividade na apresentação dos argumentos.

    Momento 2: Apresentação dos Discursos (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie as apresentações, pedindo que cada grupo venha à frente da sala para apresentar seu discurso. Estabeleça uma ordem para os grupos e um tempo máximo de apresentação para garantir que todos possam participar. Durante cada apresentação, observe a projeção de voz, o domínio do conteúdo e a interação visual dos alunos com a plateia. Intervenha de forma encorajadora se algum aluno se esquecer da sua parte, oferecendo lembretes discretos ou palavras de incentivo. Use quebras sutis após cada apresentação para fornecer feedback construtivo, destacando pontos fortes e fazendo pequenas sugestões de melhorias.

    Momento 3: Debates Estruturados (Estimativa: 10 minutos)
    Com os grupos já familiarizados com seus temas, inicie um debate estruturado. Escolha perguntas desafiadoras ou cenários hipotéticos para que os grupos defendam ou contrariem as posições uns dos outros. Durante o debate, encoraje todos a participar e ouvir atentamente. Avalie a capacidade de argumentação, a adaptabilidade e o respeito às opiniões dos demais. Ofereça observações encorajadoras e construtivas para aprofundar os argumentos apresentados.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que a disposição da sala permita a participação de todos, garantindo acessibilidade física. Ofereça a possibilidade de uso de fichas de apoio com tópicos principais aos alunos que se sentem mais ansiosos para falar em público. Permita o uso de microfones para alunos que tenham dificuldade em projetar a voz. Valorize as contribuições das diferentes vozes no grupo, reforçando o apoio coletivo ao final do processo de apresentação e debate. Crie um ambiente de motivação, onde os alunos se sintam seguros para expressar suas ideias, destacando a importância da diversidade de opiniões para o aprendizado coletivo.

Avaliação

A avaliação da atividade é complexa e contínua, estruturada para captar o progresso dos alunos em várias dimensões. As metodologias de avaliação incluem tarefas escritas para avaliação da coesão e argumentatividade dos textos, além de serem avaliados os discursos quanto à clareza, uso de argumentos e capacidade de persuasão. A avaliação formativa será utilizada para feedback constante durante o processo, enquanto o feedback somativo será aplicado nas apresentações finais. O objetivo é permitir que os alunos refinem suas habilidades com base em feedback objetivo e construtivo, alinhando as avaliações aos objetivos da BNCC.

  • Avaliação contínua da escrita e revisão de discursos.
  • Feedback formativo durante os debates.
  • Avaliação somativa na apresentação final.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade foram selecionados para potencializar a prática de pesquisa e a produção textual de alta qualidade. Ferramentas de busca online e bancas de periódicos contribuirão para que os alunos acessem informações atualizadas e de fontes diversas. O uso de materiais audiovisuais e exemplos de debates ampliará a compreensão dos alunos sobre diferentes estilos de retórica e argumentatividade. Além disso, fichas de trabalho e guias de argumentação apoiarão os alunos ao longo do processo de escrita e revisão.

  • Ferramentas de pesquisa online.
  • Exemplos de debates e discursos em vídeo.
  • Guias de escrita e fichas de argumentação.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a importância de garantir que todos os alunos participem efetivamente da atividade, reconhecendo a sobrecarga habitual dos professores. Sugerimos estratégias de inclusão que minimizam custos e são fáceis de implementar. A inclusão contempla a utilização de recursos digitais acessíveis, que permitem que os alunos escolham formatos de texto que melhor se adequem às suas necessidades de compreensão e escrita. O ambiente de debate será adaptado para incentivar a participação de todos, respeitando o ritmo e a forma de contribuição de cada aluno. Além disso, a comunicação aberta com os alunos e o suporte individual, quando necessário, serão essenciais para ajustar a atividade dinamicamente e garantir a participação ativa de todos.

  • Uso de softwares de leitura de texto para suporte aos alunos com dificuldades de leitura.
  • Adaptação do ambiente de debate para permitir contribuições diversas.
  • Comunicação constante para ajustes dinâmicos no suporte aos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo