Neste plano de aula para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, os alunos terão a oportunidade de explorar os aspectos positivos e negativos dos videogames na vida dos jovens através de um formato de debate estruturado. Divididos em grupos, assumirão posições pré-determinadas - a favor ou contra - e utilizarão pesquisas prévias para fundamentar suas argumentações. A iniciativa busca promover habilidades de fala, audição, e crítica, encorajando os alunos a considerar diversos pontos de vista sobre um tema relevante para o seu cotidiano. Durante o debate, será essencial o respeito aos turnos de fala, a formulação de perguntas pertinentes e a anotação dos argumentos principais, habilidades estas destacadas na BNCC. Ao final, haverá um momento de réplica e tréplica, permitindo a defesa de pontos de vista e a contestação de argumentos opostos. Espera-se que, através deste exercício, os estudantes desenvolvam capacidades críticas, de pesquisa e de expressão oral de forma engajada e reflexiva.
O objetivo principal dessa atividade é desenvolver nos alunos habilidades de comunicação eficaz, argumentação, respeito mútuo durante diálogos, bem como técnicas de pesquisa e síntese de informações. Ao enfocar nos videogames - uma área de grande interesse para muitos jovens - busca-se estimular a participação ativa ao mesmo tempo em que se promove um olhar crítico sobre os impactos dessa tecnologia na vida diária. Através dessa atividade, esperamos fortalecer competências essenciais não apenas para a disciplina de Língua Portuguesa, mas também para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos.
O conteúdo programático abordará o universo dos videogames, focando tanto nos aspectos positivos quanto negativos, como influência sociocultural, saúde mental, capacidades cognitivas, e impacto acadêmico. Será dada especial atenção ao desenvolvimento de habilidades de debate, argumentação com base em evidências, e reflexão crítica, alinhados aos objetivos de aprendizagem da BNCC.
Utilizaremos a metodologia ativa da Roda de Debate, que envolve divisão de grupos, pesquisa prévia, estruturação de argumentos, e momentos de réplica e tréplica. Esta abordagem promove uma experiência imersiva, onde os alunos se engajam ativamente no processo de aprendizado, praticando habilidades de comunicação, pesquisa, e pensamento crítico através de uma atividade lúdica e relevante.
A atividade será dividida em duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, introduziremos o tema e realizaremos a divisão dos grupos, orientando sobre a pesquisa que precede o debate. Na segunda sessão, conduziremos o debate propriamente dito, seguido das réplicas e tréplicas, e então finalizaremos com uma reflexão coletiva sobre a experiência.
A avaliação será realizada com base na participação ativa, na clareza e estruturação dos argumentos apresentados, no respeito aos turnos de fala e na capacidade de formular perguntas e refutar argumentos de forma construtiva. Será dada uma atenção especial a esses critérios, refletindo o desenvolvimento das habilidades propostas. Exemplos específicos de contribuições notáveis ou pontos a melhorar podem ser destacados para proporcionar feedback construtivo aos alunos.
Os recursos incluirão acesso a materiais sobre videogames e seus impactos, incluindo artigos, vídeos, estudos de caso e relatórios de pesquisa. Além disso, será disponibilizado material de suporte para a prática de debate, incluindo guias de argumentação, listas de verificações para debates, e critérios de avaliação.
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