Debates em Cena

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Discussão de Temas Polêmicos Atuais

A atividade 'Debates em Cena' visa organizar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em grupos para discutir temas contemporâneos controversos. Utilizando como base entrevistas, reportagens, debates televisivos, e conteúdos de redes sociais, os estudantes terão a oportunidade de identificar e analisar diferentes posicionamentos sobre os assuntos debatidos, defendendo ou refutando-os com argumentos sólidos. Em seguida, cada grupo apresentará suas conclusões em uma roda de debate aberta, promovendo um ambiente de escuta ativa, análise crítica e respeito mútuo nas interações. Esta atividade enriquecedora mira aprimorar a capacidade dos alunos de escutar argumentações contrárias e de se posicionar de forma coerente e respeitosa, essencial para o exercício da cidadania.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem desenvolver a capacidade crítica dos alunos acerca de temas polêmicos atuais, melhorar suas habilidades de argumentação e escuta ativa, além de fomentar a habilidade de construir e expressar opiniões de forma respeitosa e fundamentada. Visa-se também estimular o pensamento crítico e a empatia, encorajando os alunos a considerarem diferentes perspectivas antes de formar uma opinião própria, um passo essencial na formação de indivíduos conscientes, críticos e participativos na sociedade.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate
  • Fomentar a escuta ativa e o respeito mútuo
  • Promover a análise crítica de diferentes pontos de vista
  • Aprimorar a capacidade de expressão oral e escrita
  • Incentivar a pesquisa e a compreensão de temas atuais

Conteúdo Programático

Esta atividade incorpora elementos essenciais para o desenvolvimento de competências linguísticas e sociais, abordando a análise de argumentos, a construção dialógica de saberes e a importância do discurso respeitoso e fundamentado. Através da exploração de temas polêmicos, os alunos aprenderão a discernir e analisar diferentes tipos de discurso, a estruturar suas próprias argumentações e a interagir respeitosamente em debates, elementos fundamentais para a formação de um cidadão consciente e ativo.

  • Análise de textos argumentativos
  • Princípios de argumentação e retórica
  • Estruturação do discurso oral e escrito
  • Uso de evidências para sustentar argumentos
  • Discussão de temas polêmicos da atualidade

Metodologia

Através de metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Sala de Aula Invertida, os alunos serão protagonistas do seu aprendizado. Serão incentivados a pesquisar e compilar informações sobre os temas propostos, para depois compartilhar e discutir em grupo suas descobertas e pontos de vista. Esta abordagem prática possibilita uma experiência de aprendizagem mais imersiva, crítica e reflexiva, promovendo a autonomia e a capacidade de colaboração dos estudantes.

  • Organização dos alunos em grupos para pesquisa e debate
  • Roda de debate para apresentação das conclusões dos grupos
  • Preparação e utilização de recursos multimídia para apoio aos argumentos
  • Feedback e reflexão conduzida pelo professor após os debates

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, dentro do horário regular das aulas. Na primeira sessão, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão suas pesquisas sobre os temas atribuídos. Na segunda sessão, ocorrerão as apresentações em forma de roda de debate, seguidas de um período de feedback e reflexão coletiva.

  • Aula 1: Introdução aos temas e formação dos grupos de trabalho. Início da pesquisa.
  • Aula 2: Roda de Debate com apresentação dos grupos e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade e profundidade de suas análises, na capacidade de argumentação demonstrada e no respeito aos diferentes pontos de vista durante os debates. Serão considerados também o empenho na pesquisa e a qualidade dos recursos utilizados nos argumentos. Feedback construtivo será oferecido, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, conteúdos multimídia como vídeos e artigos para análise, além de material para anotações e organização das ideias. Será incentivado o uso de ferramentas digitais para facilitar a colaboração entre os membros dos grupos e a apresentação de suas conclusões.

  • Acesso à internet e a bases de dados para pesquisa
  • Materiais para anotação e organização das ideias
  • Recursos multimídia para suporte aos argumentos
  • Ferramentas digitais para apresentação e colaboração

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo