Debates Empolgantes: A Força das Palavras

Desenvolvida por: Silmar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Leitura, Análise linguística/semiótica

Esta sequência de aulas visa desenvolver habilidades argumentativas nos alunos do 7º ano, em uma abordagem que integra oralidade e pensamento crítico. A atividade é estruturada para explorar a arte da argumentação e do debate, começando com uma aula expositiva sobre técnicas e a importância da comunicação oral. Os alunos participarão de uma roda de debate sobre temas contemporâneos, seguidos por jogos de argumentação para praticar suas habilidades de persuasão. No modelo de sala de aula invertida, os alunos pesquisarão sobre grandes oradores históricos e suas técnicas. O fechamento se dará com uma atividade prática onde os alunos criarão e defenderão seus próprios argumentos em discussões orientadas. A atividade abrange competências cognitivas associadas à leitura crítica e à produção de textos, além de habilidades sociais como respeito a opiniões divergentes e inclusão.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem desta atividade é aprimorar a habilidade dos alunos em argumentar de forma estruturada e crítica, favorecendo a participação ativa e o respeito às diferentes opiniões. A atividade busca desenvolver competências de leitura crítica e produção textual, além de estimular habilidades sociais fundamentais como empatia e negociação, essenciais para um ambiente inclusivo e democrático.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Fomentar o pensamento crítico através da interpretação e análise de textos.
  • Promover a autoconfiança e a eficiência na comunicação oral.
  • Incentivar a colaboração e o respeito às diferenças.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.
  • EF67LP10: Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.
  • EF67LP37: Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para integrar as áreas de oralidade e análise linguística, abordando temas contemporâneos que possibilitam o aprendizado interdisciplinar. A prática de debates promove o entendimento crítico e a habilidade de expor argumentos de forma coerente e estruturada, enquanto o estudo de grandes oradores oferece um contexto histórico-cultural relevante. Esta abordagem é essencial para que os alunos desenvolvam uma compreensão profunda das relações entre linguagem, cultura e sociedade, ampliando sua visão crítica e cidadã.

  • Técnicas de argumentação.
  • Importância da comunicação oral.
  • Interpretação de textos e críticas.
  • História dos grandes oradores.
  • Prática de debates sobre temas contemporâneos.

Metodologia

A metodologia utilizada na atividade é fundamentada na aplicação de metodologias ativas que promovem a participação e o protagonismo estudantil. Cada aula é projetada para envolver os alunos de forma prática e reflexiva, utilizando estratégias que vão desde a exposição de conteúdos até a prática da argumentação em debates orais. Essas metodologias são essenciais para o desenvolvimento de habilidades críticas e sociais em um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.

  • Aula expositiva sobre técnicas de argumentação.
  • Roda de debate sobre temas contemporâneos.
  • Uso de jogos de argumentação para prática de habilidades.
  • Pesquisa sobre grandes oradores da história.
  • Criação e defesa de argumentos próprios.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é dividido em 5 aulas de 50 minutos, cada uma focada em desenvolver aspectos diferentes da argumentação e do debate. Respeitando o ritmo e as competências dos alunos, ele fornece um equilíbrio entre teoria e prática. Cada sessão é desenhada para ser progressiva, garantindo não apenas a compreensão teórica, mas também a aplicação prática das competências adquiridas.

  • Aula 1: Introdução às técnicas de argumentação.
  • Momento 1: Abertura e contextualização sobre argumentação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explicando brevemente o objetivo da aula: introduzir técnicas fundamentais de argumentação. Explique a importância da argumentação em nosso cotidiano e como ela pode ser utilizada em debates e discussões. Use exemplos do dia a dia para ilustrar. Oriente os alunos a pensarem em situações em que precisaram defender um ponto de vista.

    Momento 2: Apresentação de conceitos teóricos (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente os principais conceitos das técnicas de argumentação: tese, argumentos e contra-argumentos. Utilize o quadro branco para desenhar esquemas simples que ajudem os alunos a visualizar a estrutura de um texto argumentativo. Incentive a participação dos alunos, pedindo que eles deem exemplos de argumentos que já ouviram. Oriente-os sobre a importância de ter argumentos bem fundamentados. Avalie a participação oral dos alunos através de suas contribuições.

    Momento 3: Atividade em duplas - Identificando argumentos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em duplas e entregue um trecho curto de texto contendo uma tese e alguns argumentos. Peça que as duplas leiam o texto e marquem a tese e os argumentos. Circule pela sala oferecendo apoio e respondendo perguntas. Sugira que uma dupla compartilhe suas respostas com a turma. Avalie observando a interação entre os alunos e se conseguem identificar corretamente a estrutura do texto.

    Momento 4: Discussão coletiva sobre as conclusões (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma em um semicírculo e discuta as conclusões das duplas sobre os textos analisados. Pergunte aos alunos o que aprenderam sobre a estrutura de um argumento e peça sugestões sobre como esse conhecimento pode ser aplicado em debates. Incentive os alunos a respeitarem a vez de falar do colega, observando as regras de etiqueta durante a discussão. Avalie a habilidade dos alunos em respeitar opiniões diferentes e contribuir para o diálogo.

  • Aula 2: Roda de debate sobre temas contemporâneos.
  • Momento 1: Apresentação e escolha dos temas de debate (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explique o objetivo da roda de debate: praticar argumentação sobre temas contemporâneos de relevância para todos. Distribua uma lista com temas atuais e relevantes, como mudanças climáticas, uso de tecnologia na educação, ou igualdade de gênero, e peça aos alunos que votem nos temas que desejam debater. Selecione os dois temas mais votados para conduzir os debates.

    Momento 2: Grupos de preparação (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos, alocando cada grupo a um dos temas selecionados. Oriente os grupos a discutir brevemente seus conhecimentos sobre o tema e a definir suas posições iniciais. Incentive os alunos a pensar em no mínimo três argumentos para defender suas posições. Passeie pela sala para oferecer suporte, responder perguntas e observar a interação em grupo.

    Momento 3: Debate estruturado (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza o debate de maneira organizada. Chame um grupo de cada vez para apresentar seus argumentos. Cada grupo terá 2 minutos para apresentar seus argumentos. Após isso, abra para discussão e réplica, permitindo intervenções de outros grupos, sempre respeitando o tempo e a fala do aluno. Estimule a escuta ativa e ressalte a importância de respeitar opiniões diferentes. Avalie a participação dos alunos observando suas habilidades em expor argumentos de forma clara e em respeitar as opiniões dos colegas.

    Momento 4: Reflexão e feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna a turma em círculo e incentive uma reflexão sobre a experiência do debate. Pergunte aos alunos o que aprenderam e como se sentiram ao expor e ouvir diferentes pontos de vista. Forneça feedback formativo avaliando as contribuições e interações dos alunos durante o debate. Ressalte o progresso e a importância da prática contínua para melhoria das habilidades argumentativas. Avalie a capacidade dos alunos de expressar suas aprendizagens de forma consciente e reflexiva.

  • Aula 3: Prática de argumentação através de jogos.
  • Momento 1: Introdução aos Jogos de Argumentação (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula cumprimentando os alunos e explicando que o foco será a prática de argumentação através de jogos. É importante que você forneça um resumo breve dos objetivos da atividade, destacando a oportunidade de desenvolver habilidades argumentativas de maneira divertida e interativa. Explique as regras básicas e o formato dos jogos que serão executados. Incentive os alunos a manterem uma atitude positiva e colaborativa durante as atividades.

    Momento 2: Jogo 'Argumento Rápido' (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Explique que eles participarão de um jogo chamado 'Argumento Rápido', onde precisarão gerar argumentos a partir de um tema simples escolhido por você (por exemplo, 'Cachorros são melhores que gatos'). Cada grupo terá 2 minutos para pensar em ao menos três argumentos. Após os 2 minutos, um representante de cada grupo deve apresentar seus argumentos. É fundamental que você avalie a clareza dos argumentos apresentados e incentive outros grupos a ouvirem atentamente, gerando um espaço respeitoso para o diálogo.

    Momento 3: Jogo 'Desafio do Contra-Argumento' (Estimativa: 15 minutos)
    Para esta atividade, mantenha os grupos formados. Nesta rodada, você irá apresentar um argumento e cada grupo deve pensar em um contra-argumento. Por exemplo, você pode dizer: 'As escolas deveriam ser completamente digitais'. Dê 3 minutos para que os grupos discutam e formulem seus contra-argumentos. Cada grupo, então, apresenta seu ponto, e a sala pode discutir os diferentes contra-argumentos apresentados. Avalie se os alunos estão compreendendo a estrutura de um contra-argumento efetivo e incentive-os a basear suas respostas em fatos sólidos e exemplos concretos.

    Momento 4: Reflexão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma em um círculo e incentive uma reflexão coletiva sobre a atividade. Pergunte sobre o que foi mais desafiador e o que mais gostaram nos jogos. Permita que os alunos digam quais habilidades sentiram ter melhorado. Forneça um feedback positivo sobre a participação e progresso dos alunos, destacando a importância da prática contínua para aprimorar suas habilidades argumentativas. Avalie a habilidade dos alunos em expressar suas aprendizagens e a aplicabilidade dos argumentos discutidos.

  • Aula 4: Sala de aula invertida com estudo de oradores.
  • Momento 1: Introdução ao Estudo de Oradores (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula dando as boas-vindas aos alunos e explique que a atividade de hoje será um estudo sobre grandes oradores da história. É importante que os alunos compreendam como as habilidades de oratória podem influenciar e impactar a audiência. Explique brevemente o conceito de sala de aula invertida e como eles já pesquisaram sobre esse tema em casa. Peça que compartilhem algumas das informações que descobriram. Observe se os alunos estão apresentando informações relevantes e incentive o compartilhamento de diferentes perspectivas.

    Momento 2: Discussão em Grupos sobre Oradores (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e oriente-os a discutir sobre o orador que pesquisaram, incluindo suas principais técnicas e contribuições para a arte da oratória. Incentive os alunos a fazer perguntas uns aos outros e a ouvir ativamente. Passeie pela sala para oferecer suporte e certifique-se de que todos os alunos estão envolvidos. Avalie a participação dos alunos através da riqueza das discussões e da qualidade das informações compartilhadas.

    Momento 3: Compartilhamento Coletivo (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna todos os alunos e peça que cada grupo compartilhe um resumo das discussões sobre seus oradores. É importante que você destaque as técnicas persuasivas utilizadas por cada orador e faça conexões entre as diferentes falas para que todos compreendam as diferentes abordagens. Aproveite para corrigir qualquer possível erro de informação e pergunte aos alunos o que eles acharam inspirador sobre os oradores discutidos. Avalie a capacidade dos alunos de apresentar informações de maneira estruturada e clara.

    Momento 4: Reflexão Final e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma reflexão final com toda a turma sobre a importância da oratória na sociedade contemporânea. Pergunte aos alunos como eles podem aplicar as técnicas aprendidas em suas próprias práticas de comunicação. Incentive a participação de todos e forneça feedback construtivo, ressaltando as contribuições positivas percebidas durante as discussões. Avalie a habilidade dos alunos em refletir sobre suas aprendizagens e em articular como podem aplicá-las.

  • Aula 5: Criação e defesa de argumentos próprios.
  • Momento 1: Introdução à Criação de Argumentos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e destacando que o foco será a criação de argumentos próprios para debates. Explique brevemente a importância de ter argumentos bem estruturados e como isso será aplicado nas atividades da aula. Pergunte aos alunos sobre temas que os interessam e selecione alguns para serem usados na atividade. Estimule a participação de todos, fazendo perguntas abertas e incentivando a troca de ideias.

    Momento 2: Oficina de Criação de Argumentos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos e ofereça a cada grupo um dos temas selecionados. Oriente os grupos a discutirem o tema e a definirem uma tese para defendê-lo. Cada grupo deve detectar pelo menos três argumentos que sustentem sua tese. Circule pela sala oferecendo orientação e suporte conforme necessário. Avalie a participação dos alunos observando sua contribuição em grupo e a originalidade dos argumentos criados.

    Momento 3: Apresentação e Defesa dos Argumentos (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo deverá escolher um representante para apresentar seus argumentos à turma. Permita que os outros grupos façam perguntas e proponham contra-argumentos. Conduza a atividade de maneira a manter um ambiente respeitoso e colaborativo. Avalie as apresentações através dos critérios de clareza, estrutura argumentativa e habilidade de defesa das ideias apresentadas. Encoraje os alunos a oferecer feedback construtivo.

    Momento 4: Reflexão e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna toda a turma e conduza uma reflexão guiada sobre as apresentações e as etapas do processo de criação de argumentos. Pergunte aos alunos sobre os desafios que enfrentaram e as estratégias que consideraram mais eficazes. Reforce a importância do respeito às opiniões divergentes e da prática argumentativa para o fortalecimento das habilidades de comunicação. Avalie este momento através da capacidade dos alunos de refletir criticamente sobre sua aprendizagem e participação nas atividades.

Avaliação

As avaliações são variadas para contemplar as diferentes habilidades desenvolvidas nesta atividade. Elas incluem observação contínua durante os debates e atividades práticas, visando avaliar habilidades de comunicação e argumentação. Provas escritas e avaliações orais serão conduzidas para aferir o entendimento teórico e a aplicação prática. Essas avaliações são adaptáveis às necessidades dos alunos e incluem feedback construtivo para o seu desenvolvimento contínuo. Especial atenção é dada à adaptação dos critérios para alunos com necessidades específicas, utilizando feedback formativo para orientá-los.

  • Observação contínua durante debates.
  • Provas escritas sobre técnicas de argumentação.
  • Avaliações orais para prática de comunicação.
  • Feedback formativo e adaptativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados são simples e acessíveis, favorecendo uma preparação de aula que respeita os limites de tempo e orçamento do professor. No entanto, são eficazes na promoção do aprendizado. Materiais de apoio escritos, como textos e guias de argumentação, serão os principais meios para transmitir o conteúdo. Eles são acompanhados de recursos visuais que ilustram técnicas históricas e narrativas de grandes oradores, incentivando uma compreensão mais ampla e interdisciplinar do tema.

  • Textos sobre técnicas de argumentação.
  • Guias de debates e argumentação.
  • Recursos visuais sobre oradores históricos.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Material de papelaria para anotações e planejamento.

Inclusão e acessibilidade

Consideramos a importância de uma abordagem inclusiva e sensível às diferentes necessidades dos alunos. Recomenda-se que o professor implemente adaptações práticas e eficientes que possam ser feitas sem comprometer o tempo ou onerar os recursos disponíveis. A inclusão de alunos com deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista requer atenção especial e adaptações na comunicação e no material didático. Estratégias como instruções claras, simplificação linguística, horários flexíveis e um ambiente físico acolhedor são fundamentais para garantir uma participação plena e significativa.

  • Adaptação de materiais escritos com linguagem simplificada.
  • Uso de instruções visuais e escritas claras.
  • Estratégias de comunicação individualizadas.
  • Ajustes no ambiente de sala de aula para maior conforto.
  • Promoção da participação ativa e integração dos alunos nas atividades.

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