Descobrindo a Magia das Palavras

Desenvolvida por: Edna A… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: A Força das Palavras: Modalização e Argumentatividade

Nesta aula sobre análise linguística e semiótica, os alunos do 7º ano terão a oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre o uso de modalizadores textuais como 'certamente', 'talvez' e 'provavelmente'. A atividade busca desenvolver habilidades essenciais para a leitura crítica e a escrita, ajudando os alunos a identificar diferentes opiniões e argumentos em textos. Inicialmente, será realizada uma breve exposição teórica, explicando como essas expressões modificam o sentido das sentenças e influenciam a percepção do leitor. Posteriormente, os alunos serão convidados a participar de uma atividade prática, que consistirá na análise de textos curtos em pequenos grupos. Eles deverão identificar modalizadores, discutir seus efeitos de sentido e compreender como tais palavras contribuem para a argumentatividade textual. Essa abordagem prática visa tornar o aprendizado mais engajante e significativo, além de promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral e escrita.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar textos de forma crítica, identificando as nuances da linguagem e os efeitos de sentido que os modalizadores imprimem aos textos. A análise e discussão de exemplos textuais permitirão aos alunos entender como a escolha das palavras pode influenciar o significado, a argumentação e a persuasão textuais. Além de melhorar suas habilidades linguísticas, a atividade incentiva o debate em grupo, promovendo a socialização e o respeito às diferentes opiniões.

  • Desenvolver a leitura crítica e identificar opiniões e argumentos em textos.
  • Compreender o efeito de modalizadores textuais como 'certamente', 'talvez' e 'provavelmente'.
  • Fomentar a discussão em grupo, valorizando diferentes pontos de vista.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LP14: Identificar, em textos, os efeitos de sentido do uso de estratégias de modalização e argumentatividade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula centra-se na aplicação prática das teorias de modalização e argumentatividade. A aula aborda o estudo detalhado dos modalizadores textuais, suas funções e seus efeitos dentro dos textos. Através de uma análise semiótica dos textos, os alunos aprenderão a distinguir os diferentes níveis de certeza, dúvida e possibilidade expressos por essas palavras, permitindo um entendimento mais aprofundado do texto e fornecendo uma base para melhorar suas produções escritas. Através de debates e discussões, os alunos também poderão aplicar esses conceitos em contextos práticos de comunicação.

  • Conceito de modalização e seus efeitos de sentido em textos.
  • Identificação de modalizadores textuais em diferentes tipos de texto.
  • Discussão sobre os impactos dos modalizadores na argumentatividade.

Metodologia

Para tornar a aula dinâmica e garantir a participação ativa dos alunos, adotaremos uma abordagem que combina exposição teórica breve e prática colaborativa. A aula expositiva inicial introduz conceitos fundamentais de forma clara e direta, permitindo que os alunos acessem o conteúdo teórico necessário para participarem efetivamente das atividades práticas. Em seguida, as discussões em grupo incentivam o protagonismo estudantil, permitindo que os alunos compartilhem e critiquem ideias, promovendo a reflexão crítica. Ao trabalharem juntos, os alunos desenvolvem habilidades de negociação e colaboração, essenciais para a aprendizagem significativa.

  • Aula expositiva introdutória sobre modalização textuais.
  • Atividade prática em grupos para análise de textos.
  • Discussão em grupo para levar em consideração diferentes assertivas e opiniões.

Aulas e Sequências Didáticas

Organizar a atividade em um cronograma bem definido ajuda a maximizar a eficácia pedagógica, garantindo que os alunos recebam uma exposição equilibrada entre teoria e prática. A aula de 30 minutos inicia com uma introdução sobre a teoria por 10 minutos, seguida de 15 minutos dedicados à atividade prática em grupos e finaliza com 5 minutos de discussão e compartilhamento de percepções. Essa divisão promove um ambiente dinâmico e incentiva a aplicação imediata dos conceitos estudados, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

  • Aula 1: Introdução teórica e aplicação prática dos modalizadores textuais nos textos.
  • Momento 1: Introdução aos Modalizadores (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve explicação sobre o que são modalizadores textuais, usando exemplos do cotidiano para ajudar os alunos a compreenderem como palavras como 'certamente', 'talvez' e 'provavelmente' modificam o sentido das frases. É importante que o professor utilize o quadro branco para listar os modalizadores e discutir seus possíveis impactos no texto. Observe se os alunos estão acompanhando e se há dúvidas quanto ao significado das palavras.

    Momento 2: Análise de Textos em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua textos impressos com exemplos de modalizadores. Permita que cada grupo discuta os exemplos e identifique os efeitos de sentido criados pelos modalizadores. O professor deve circular entre os grupos, orientando a análise e incentivando os alunos a explicarem suas interpretações. Sugira intervenções se perceber dificuldades, como facilitar a identificação dos modalizadores e suas funções. Avalie informalmente através da participação dos alunos e a qualidade das discussões.

    Momento 3: Discussão Coletiva e Síntese (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna a turma para uma discussão coletiva sobre as descobertas feitas nos grupos. Permita que alguns grupos compartilhem suas análises e considerações. Realce a importância dos modalizadores na construção de diferentes perspectivas e explique como isso contribui para a argumentatividade dos textos. Finalize com perguntas orientadoras para verificar a compreensão geral, assegurando-se de que todos os alunos participem ativamente.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com deficiências específicas, sempre é possível utilizar estratégias para incluir todos os alunos de maneira mais equitativa. Assegure-se de incluir exemplos variados que atendam a diferentes estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cinestésico. Utilize também mapas mentais e outras representações gráficas para ajudar alunos com dificuldades de compreensão. Mantenha um ambiente de sala de aula onde a opinião de todos tenha espaço, incentivando sempre o respeito mútuo. É importante que, se algum aluno demonstrar maior dificuldade, trabalhar em duplas ou pares com colegas mais avançados para promover apoio mútuo.

Avaliação

Para avaliar os objetivos de aprendizagem de forma abrangente, podem ser adotadas abordagens variadas que incentivem o protagonismo estudantil. Uma avaliação formativa será conduzida através de observações das discussões em grupo e identificação dos modalizadores nos textos. O objetivo é avaliar a compreensão dos efeitos de modalização e como os alunos aplicam esse conhecimento para analisar textos. Os critérios de avaliação incluem a capacidade dos alunos de identificar corretamente os modalizadores e justificar suas escolhas. Exemplo: um grupo apresentando suas conclusões sobre um texto analisado, destacando como os modalizadores impactaram o sentido. A adaptação da avaliação para alunos com necessidades específicas será considerada, garantindo ajustes nos critérios de acordo com as particularidades de cada um. O feedback construtivo será utilizado para melhorar o entendimento dos conceitos e apoiar a aprendizagem contínua.

  • Avaliação formativa com observação das discussões.
  • Avaliação de habilidades em identificar e justificar o uso de modalizadores.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram cuidadosamente selecionados para enriquecer o processo de aprendizagem através de métodos de ensino eficazes. Utilizaremos quadros brancos e materiais impressos de textos que contenham clara aplicação de modalizadores. A tecnologia também pode ser integrada usando projetores para exibir exemplos visuais de textos, facilitando a identificação dos conceitos abordados. Essa abordagem visa garantir que todos os alunos, independentemente de seu estilo de aprendizagem, tenham acesso a materiais que complementam sua compreensão e contribuem para um ambiente inclusivo e colaborativo.

  • Quadros brancos para exposição e discussão de conceitos.
  • Textos impressos contendo exemplos claros de modalizadores.
  • Projetores para exibir textos em formato visual adequado.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo as exigências diárias que desafiam o professor, é fundamental implementar estratégias que assegurem inclusão e acessibilidade, sem onerá-lo. Recomendo evitar materiais adaptativos caros, propondo a utilização de recursos já existentes e espaços que promovam inclusão. As atividades serão planejadas para serem universalmente acessíveis, assegurando que todos os alunos participem integralmente. A inclusão de alunos dos mais diversos perfis é promovida mediante interações respeitosas e atendimento às necessidades individuais. A continuidade do monitoramento e adaptação de estratégias inclusivas garante que todos os alunos atinjam os objetivos educacionais propostos.

  • Ambiente físico adaptado para facilitar a acessibilidade.
  • Interações que promovam respeito e inclusão entre os alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo