Nesta atividade pedagógica, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental transformam-se em detetives da linguagem, com a missão de explorar e desvendar o uso de diferentes figuras de linguagem presentes em uma variedade de textos, englobando trechos de livros, músicas e propagandas. Munidos de suas lentes de aumento, os estudantes irão mergulhar nos textos em busca de comparações, metáforas, metonímias, personificações e hipérboles. O objetivo dessa investigação linguística é não apenas identificar esses recursos estilísticos, mas também analisar os efeitos de sentido que eles produzem, contribuindo para a riqueza e profundidade dos textos analisados. Após a fase de investigação, os alunos serão convidados a apresentar suas descobertas em pequenos grupos, promovendo assim um debate crítico sobre como as figuras de linguagem enriquecem a comunicação e afetam nossa interpretação dos textos. Essa dinâmica de grupo visa não só fortalecer a compreensão dos alunos sobre o tópico, mas também desenvolver suas habilidades analíticas e de crítica literária, fundamentais para o letramento e a fluência em sua língua materna.
O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos na análise crítica do uso das figuras de linguagem em diversos tipos de textos, desenvolvendo sua capacidade de interpretação e compreensão textual. Através desta investigação, os alunos aprenderão a reconhecer e diferenciar comparações, metáforas, metonímias, personificações e hipérboles, além de compreender o impacto desses recursos na construção de sentidos dos textos. Desta forma, eles aprimorarão suas habilidades de leitura e análise literária, importantes para toda sua jornada educacional e desenvolvimento pessoal.
A atividade insere-se no conteúdo programático de Língua Portuguesa para o 7º ano do Ensino Fundamental, centrando-se no estudo das figuras de linguagem. Este tópico é essencial para a compreensão das nuances da língua e suas possibilidades expressivas. Através da análise de textos literários e não literários, os alunos desenvolverão a habilidade de identificar recursos estilísticos e entender como eles contribuem para o enriquecimento dos textos.
A atividade será conduzida através da metodologia ativa de aprendizagem, onde os alunos serão os principais agentes de seu processo educacional. Eles serão divididos em grupos e receberão um conjunto de textos para análise. Cada grupo terá a tarefa de identificar as figuras de linguagem presentes e discutir os efeitos de sentido que elas produzem. Posteriormente, compartilharão suas descobertas com a classe, facilitando um debate enriquecedor sobre a importância e o impacto desses recursos linguísticos. A metodologia promove o engajamento ativo dos alunos, estimulando o pensamento crítico, a cooperação e a comunicação efetiva.
A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada, realizadas consecutivamente. Na primeira sessão, os alunos receberão instruções sobre a atividade e começarão a análise dos textos em grupos. Na segunda sessão, os grupos finalizarão suas análises e prepararão suas apresentações. A segunda metade da sessão será dedicada às apresentações e ao subsequente debate em classe.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade da análise das figuras de linguagem identificadas nos textos e na clareza e profundidade das apresentações e discussões em grupo. A capacidade de trabalhar cooperativamente, a aplicação de pensamento crítico na análise dos textos e a habilidade de comunicar as descobertas de maneira eficaz serão aspectos chave na avaliação. Exemplos de critérios incluem a identificação correta e análise detalhada das figuras de linguagem, contribuição construtiva durante as discussões em grupo e qualidade da apresentação em termos de conteúdo e entrega.
Para a realização desta atividade, serão necessários textos previamente selecionados que contenham exemplos diversificados de figuras de linguagem, materiais para anotações como cadernos e canetas, um espaço adequado que permita o trabalho em grupo e a discussão, além de recursos audiovisuais como um projetor ou um quadro para as apresentações dos grupos. A seleção de textos deverá ser variada, incluindo trechos literários, letras de música e textos publicitários, para expor os alunos a uma ampla gama de contextos nos quais as figuras de linguagem são empregadas.
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