Detetives de Histórias

Desenvolvida por: Nataly… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativas de Mistério e Suspense

A atividade 'Detetives de Histórias' propõe um mergulho no mundo das narrativas de mistério e suspense. Iniciando com um momento de exploração dos clichês comuns em histórias de detetive, conduzido pelo professor, os alunos serão introduzidos ao universo intrigante das investigações e narrativas envolvendo enigmas. Posteriormente, divididos em grupos, receberão envelopes contendo pistas aleatórias como itens, locais, e personagens, a partir dos quais terão o desafio de criar suas próprias histórias de detetive. Esta atividade busca engajar os alunos na aplicação prática dos elementos da estrutura narrativa, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e o aprofundamento dos conhecimentos sobre narrativa, enredo, e caracterização de personagens. A culminância do projeto se dará com a apresentação das histórias criadas por cada grupo, momento no qual toda a turma terá a oportunidade de envolver-se ativamente na tentativa de desvendar os mistérios tecidos pelos colegas, promovendo uma experiência imersiva na arte da narração.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é fomentar o desenvolvimento da habilidade dos alunos em criar narrativas ficcionais, com foco em contos de mistério e suspense, observando a estrutura narrativa que compreende enredo, personagens, tempo, e espaço. Almeja-se, com isso, aprimorar o uso dos tempos verbais apropriados para a narração de fatos passados, bem como impulsionar a criatividade dos alunos na inserção de diálogos e na construção do suspense. A capacidade de trabalho em equipe também será estimulada, pois os alunos terão que articular suas ideias e pistas de maneira coesa para construir sua narrativa. Ademais, pretende-se oferecer uma oportunidade para que os estudantes apliquem conhecimentos previamente adquiridos sobre diferentes modos de iniciar histórias e sobre a narrativa policial, um gênero ricamente estruturado e desafiador.

  • Desenvolver narrativas ficcionais dentro do gênero de mistério e suspense.
  • Aplicar elementos da estrutura narrativa de forma criativa.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a criatividade na resolução de problemas narrativos.
  • Aprimorar a habilidade de apresentação oral das histórias criadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP30: Criar narrativas ficcionais, tais como contos populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma, crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens, tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar uma história e de inserir os discursos direto e indireto.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá o estudo da estrutura narrativa, com ênfase nos elementos que compõem um conto de mistério e suspense. Serão abordados conceitos como o enredo e sua estruturação, a caracterização de personagens, a definição e descrição do espaço e do tempo da narrativa, bem como a importância do narrador. Além disso, serão examinados os clichês e elementos comuns às histórias de detetive, fornecendo uma base sólida para a criação das próprias narrativas dos alunos.

  • Elementos da estrutura narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço e narrador.
  • Características e clichês de narrativas de mistério e suspense.
  • Técnicas para o desenvolvimento de uma história cativante e envolvente.
  • Emprego adequado dos tempos verbais na narração.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade envolverá uma abordagem prático-reflexiva. Iniciaremos com uma discussão liderada pelo professor acerca dos clichês narrativos em histórias de detetive, favorecendo a imersão dos alunos no tema. Seguiremos com a formação de grupos, onde cada um receberá um envelope contendo pistas aleatórias para a construção de uma narrativa. Os alunos terão liberdade criativa dentro dos limites estabelecidos pelos elementos narrativos discutidos previamente. A colaboração entre os membros do grupo será essencial para montar a história, incentivando a comunicação e o desenvolvimento de habilidades sociais. Para concluir, as equipes apresentarão suas narrativas, praticando habilidades orais e proporcionando uma rica troca de feedbacks entre eles e com o professor.

  • Discussão inicial sobre clichês narrativos de histórias de detetive.
  • Distribuição de envelopes com pistas para a construção das histórias.
  • Trabalho em grupo para a criação das narrativas.
  • Apresentação e avaliação das histórias criadas pelos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, dedicaremos momento para explicação do projeto, discussão dos clichês e distribuição das pistas. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas narrativas e as apresentarão para a turma.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, discussão sobre clichês e distribuição de pistas.
  • Aula 2: Finalização e apresentação das narrativas pelos grupos.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detetives de Histórias' será realizada considerando diversos aspectos. Primeiramente, avaliaremos o processo criativo do grupo na elaboração da narrativa, verificando a coesão e coerência do enredo desenvolvido com as pistas fornecidas. Também será considerada a originalidade e criatividade na utilização dos elementos narrativos e na resolução do mistério proposto. Durante as apresentações, a clareza, a fluência e a habilidade de manter o interesse do público contarão pontos, assim como a capacidade de trabalhar em equipe durante todo o processo. Feedback construtivo será dado após cada apresentação, valorizando os esforços e pontos fortes dos grupos, além de apontar possíveis áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade 'Detetives de Histórias' serão necessários materiais básicos como papel, canetas e envelopes para as pistas. Adicionalmente, o uso de um quadro branco ou quadro negro possibilitará a anotação de ideias centrais e a organização dos trabalhos. Recursos digitais como slides podem ser úteis para a apresentação dos clichês iniciais e fornecer inspiração visual. O acesso a livros ou textos de exemplo do gênero de mistério e suspense poderá enriquecer o repertório dos alunos e oferecer modelos de escrita e construção narrativa.

  • Papel, canetas e envelopes para as pistas.
  • Quadro branco ou quadro negro com marcadores.
  • Slides para apresentação dos clichês narrativos.
  • Acesso a livros ou exemplos de narrativas de mistério e suspense.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo