Na atividade 'Detetives de Notícias', os alunos serão organizados em equipes e terão a tarefa de investigar diferentes fontes sobre um mesmo evento atual, coletando informações de jornais impressos, sites de notícias, transmissões de TV, entre outros. Eles deverão analisar como cada meio apresenta o evento, identificar diferenças nas narrativas, discutir sobre a confiabilidade das fontes e refletir sobre o impacto das mídias na formação da opinião pública. Cada equipe apresentará suas descobertas à turma, destacando as variações encontradas e sua avaliação sobre a credibilidade das fontes. Após as apresentações, será organizado um debate em classe sobre a importância de consultar múltiplas fontes para desenvolver uma compreensão mais completa e nuanciada de diferentes eventos. Esta atividade busca desenvolver o pensamento crítico dos alunos em relação ao consumo de notícias e a influência da mídia.
Esta atividade visa cultivar habilidades de pensamento crítico entre os alunos ao encorajá-los a analisar e comparar informações sobre eventos atuais a partir de diversas fontes de mídia. Almeja-se desenvolver a capacidade de discernimento sobre a confiabilidade de diferentes veículos jornalísticos, além de fomentar a habilidade de argumentação e reflexão sobre como as notícias são moldadas e podem influenciar a opinião pública. Ao realizar esta investigação, os estudantes também aprenderão a importância da pesquisa ampla e da verificação de informações antes de formar e expressar suas próprias opiniões sobre questões da atualidade.
O conteúdo programático desta atividade engloba a análise crítica de meios de comunicação, avaliação da confiabilidade de fontes de informação, técnicas de pesquisa de informações em diferentes mídias e desenvolvimento das habilidades de apresentação e argumentação em público. Os alunos praticarão a coleta, comparação e síntese de informações obtidas de múltiplas fontes, enfatizando a importância de olhar crítico e questionador sobre as notícias consumidas no dia a dia.
Utilizaremos a metodologia ativa para engajar os alunos ativamente na sua própria aprendizagem. A tarefa de se tornarem 'Detetives de Notícias' permitirá que vivenciem o processo de investigação, análise crítica e síntese de informações. Trabalhando em grupos, os estudantes aprenderão colaborativamente, sendo encorajados a discutir suas descobertas e perspectivas. As apresentações e debates em sala de aula proporcionarão oportunidades para desenvolverem habilidades de oratória e argumentação, fundamentais para a formação de cidadãos críticos e informados.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, formarão equipes e iniciarão suas pesquisas. Na segunda aula, as equipes apresentarão suas descobertas e participarão de um debate sobre as questões levantadas durante suas investigações.
A avaliação será baseada na qualidade da investigação realizada pelas equipes, a profundidade da análise crítica das fontes, a clareza e persuasão da apresentação, e a participação ativa no debate final. Consideraremos a capacidade de identificar diferenças nas narrativas, argumentar sobre a confiabilidade das fontes, e a habilidade de engajar em discussões construtivas. Um rubrica detalhada será fornecida para guiar os alunos e esclarecer os critérios de avaliação, incluindo pontos como pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe, apresentação e contribuição para o debate.
Os recursos necessários incluem acesso à internet para pesquisa de notícias online, jornais impressos e gravações de noticiários de TV nas bibliotecas ou disponíveis na escola, materiais para apresentação como cartazes, papel, canetas e acesso a recursos digitais para criação de apresentações multimídia. A aula também utilizará quadro branco ou flip chart para anotações e organização das discussões em sala.
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