Detetives do Texto: Procura-se Opiniões!

Desenvolvida por: Marcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura Crítica e Identificação de Opiniões

Nesta atividade, os alunos do 7º ano se tornarão 'Detetives do Texto', com a missão de identificar opiniões e argumentos em textos de diferentes artigos de jornal. Cada artigo conterá informações e opiniões disfarçadas, requerendo dos alunos um olhar atento e crítico para desvendá-las. Após a identificação, as equipes discutirão os impactos e significados das opiniões encontradas, considerando diversas perspectivas e pontos de vista. Por meio desta atividade, os alunos desenvolverão suas habilidades de leitura crítica e análise textual, fundamentais para uma compreensão mais profunda dos textos escritos e para fomentar debates embasados e respeitosos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade é promover a capacidade crítica dos alunos ao identificar e analisar opiniões em textos escritos. Os alunos serão estimulados a discernir informações factuais de julgamentos pessoais, facilitando o desenvolvimento da habilidade de leitura crítica essencial para o 7º ano. Esta prática ajuda os estudantes a entender o papel dos argumentos nos textos e fomenta a discussão em grupo, melhorando suas habilidades de comunicação e cooperação.

  • Desenvolver a capacidade de leitura crítica.
  • Identificar e destacar opiniões e argumentos em textos.
  • Estimular o debate e a argumentação fundamentada.
  • Incentivar a cooperação e respeito à divergência de opiniões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP16: Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará na diferenciação entre informação e opinião, uso de argumentos em textos e o impacto que esses elementos podem ter na interpretação do leitor. Serão trabalhados elementos estruturais dos artigos de opinião e identificados diferentes pontos de vista, estimulando a análise crítica por parte dos alunos. As atividades práticas incluirão leituras guiadas e debates, além de exercícios de síntese e escrita de pequenas argumentações.

  • Diferenciação entre informação e opinião.
  • Estruturas e funções dos artigos de opinião.
  • Identificação de argumentos em textos.
  • Análise de diferentes pontos de vista.
  • Práticas de debate e argumentação.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade será centrada na participação e engajamento dos alunos, que trabalharão em grupos, exercendo a role-play de detetives literários. Irão empregar a técnica de 'pescaria de opiniões', onde buscam textos que escondem opiniões entre informações factuais. O trabalho em equipe será enfatizado, promovendo discussão e reflexão conjunta. Estas metodologias favorecem o aprendizado colaborativo e o desenvolvimento das habilidades sociais e argumentativas dos alunos.

  • Role-playing como detetives literários.
  • Técnica de 'pescaria de opiniões'.
  • Trabalho em equipe e discussão coletiva.
  • Aprendizado colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito de opiniões e informações em textos. A seguir, formaremos grupos que receberão artigos de jornal para a atividade de identificação. Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas, promovendo um momento de debate onde estarão aptos a discutir as opiniões e conclusões derivadas dos textos analisados.

  • Aula 1: Introdução à leitura crítica, formação de grupos, análise dos artigos de jornal, discussão e apresentação das descobertas.
  • Momento 1: Introdução à Leitura Crítica (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando o conceito de leitura crítica aos alunos. Explique a importância de saber distinguir fatos de opiniões em um texto. Utilize exemplos simples para ilustrar essa diferença. Pergunte aos alunos o que eles entendem por opinião e fato. Incentive que compartilhem exemplos do dia-a-dia. Permita que expressem suas ideias livremente e faça correções apenas se necessário.

    Momento 2: Formação de Grupos e Distribuição dos Artigos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para trabalhar colaborativamente. Distribua recortes de artigos de jornal para cada grupo. Explique rapidamente a atividade, que consiste em identificar informações e opiniões nos textos recebidos. Assegure-se de que todos os alunos compreenderam a tarefa. Este é o momento de preparar as “ferramentas de detetive”, como canetas e papéis, para anotações.

    Momento 3: Análise dos Artigos (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a começar a análise dos artigos. Peça para cada grupo ler o artigo, discutir entre si e marcar as partes que consideram ser opiniões ou argumentos. Este momento requer que o professor circule entre os grupos, observando discussões e oferecendo suporte quando necessário. Sugira que façam perguntas uns aos outros para estimular o pensamento crítico. Avalie a participação de cada aluno observando a interação em grupo e a forma como identificam opinião e fato nos textos.

    Momento 4: Discussão e Apresentação das Descobertas (Estimativa: 15 minutos)
    Proponha que cada grupo prepare rapidamente uma apresentação das suas descobertas. Cada grupo terá alguns minutos para expor as opiniões identificadas e explicar por que as marcaram como tais. Garanta que todos os membros do grupo participem da apresentação. Use o quadro ou mural para organizar as opiniões conforme os alunos as apresentam. Após cada apresentação, permita que os outros alunos façam comentários ou perguntas, estimulando um ambiente de respeito e cooperação. Finalize com um feedback geral sobre o que foi apresentado, destacando aspectos positivos e sugerindo melhorias.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere a possibilidade de alguns alunos necessitarem de material impresso com fontes maiores ou em braille, se for o caso. Ofereça suporte adicional para alunos que possam precisar de mais tempo para ler ou compreender os textos, como uma assistência mais próxima durante a análise. Promova a inclusão ao garantir que todos os alunos participem das discussões em grupo, incentivando uma liderança rotativa para que cada um tenha a oportunidade de expressar suas ideias. Estimule os líderes a fomentar a participação ativa de todos os membros, especialmente daqueles que possam ser mais retraídos.

Avaliação

A avaliação incluirá observação direta da participação e das dinâmicas de grupo durante a atividade, e relatórios dos alunos sobre suas descobertas e discussões. Além disso, as apresentações finais serão avaliadas com base em critérios como clareza argumentativa, entendimento das opiniões identificadas e habilidade em sustentar seus pontos de vista. São propostas rubricas avaliativas para garantir processos equitativos, podendo ser adaptadas conforme as necessidades individuais dos alunos observadas em aula, oferecendo feedback contínuo.

  • Observação direta da participação.
  • Relatórios de descoberta e discussão.
  • Apresentações finais com rubricas avaliativas.
  • Feedback contínuo e adaptativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados principalmente recortes de artigos de jornal impressos, materiais como papéis e canetas para anotações e planejamento dos debates e apresentações. Recursos visuais de quadros ou murais serão fundamentais para facilitar a organização das ideias coletadas. Esses materiais facilitarão a visualização e estruturação das análises críticas pelos alunos sem o auxílio de recursos digitais.

  • Recortes de artigos de jornal.
  • Papéis e canetas.
  • Quadros ou murais para organização de ideias.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o árduo trabalho que os professores enfrentam, mas é essencial garantir que todos os alunos tenham acesso justo à educação. Nesta atividade, estratégias de inclusão são propostas através de trabalhos em grupo equilibrados, promovendo participação igualitária e incentivo ao respeito pelas diferentes opiniões. Além disso, ajustes mais simples como redesignação de tarefas dentro dos grupos e atenção às necessidades emergentes durante a atividade garantirão um ambiente de aprendizagem inclusivo e participativo.

  • Trabalhos em grupo equilibrados.
  • Redesignação de tarefas conforme necessidades.
  • Atenção às necessidades emergentes.

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