Diário de Bordo: A Expedição dos Advérbios

Desenvolvida por: Vilma … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística

A atividade 'Diário de Bordo: A Expedição dos Advérbios' é uma proposta dinâmica e interativa para engajar os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na identificação e análise do uso de advérbios e locuções adverbiais em textos. Antes de vir para a sala de aula, os estudantes deverão ler um capítulo de um livro ou uma história curta, com o objetivo de anotar todos os advérbios e locuções adverbiais identificados. Em sala, cada aluno terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas por meio de um 'Diário de Bordo', oferecendo exemplos concretos do material lido e discutindo como esses elementos linguísticos alteram o sentido dos verbos e enriquecem a estrutura do texto. Esta atividade, alinhada à metodologia ativa de Sala de Aula Invertida, proporcionará aos alunos um ambiente de aprendizagem colaborativa, onde poderão comparar suas observações, promovendo uma análise linguística detalhada e reflexiva sobre o uso dos advérbios. Ademais, o uso do 'Diário de Bordo' favorece o desenvolvimento da expressão escrita, compilando reflexões individuais e coletivas acerca do tema proposto.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é estimular nos alunos a capacidade de identificar advérbios e locuções adverbiais em textos lidos, promovendo uma compreensão mais profunda sobre como esses elementos linguísticos contribuem para o sentido das orações. Pretende-se também fomentar a habilidade crítica e analítica dos estudantes, incentivando-os a refletir sobre a importância dos advérbios no enriquecimento textual e na construção de sentidos. Através desta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam também competências relacionadas à expressão escrita e oral, por meio da apresentação e discussão dos seus 'Diários de Bordo'.

  • Identificar advérbios e locuções adverbiais em textos.
  • Analisar o impacto dos advérbios e locuções adverbiais no sentido dos verbos e no texto como um todo.
  • Desenvolver habilidades de expressão escrita e oral através da apresentação dos 'Diários de Bordo'.
  • Promover a reflexão crítica e analítica sobre o uso dos advérbios e locuções adverbiais.
  • Fomentar a aprendizagem colaborativa e o debate entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF07LP09
  • description": Identificar, em textos lidos ou de produção própria, advérbios e locuções adverbiais que ampliam o sentido do verbo núcleo da oração.

Conteúdo Programático

A análise do uso de advérbios e locuções adverbiais em textos, fundamental para o desenvolvimento linguístico e literário dos alunos, engaja-os na compreensão das nuances do discurso e no enriquecimento das suas próprias produções textuais. Essa temática permite explorar aspectos gramaticais essenciais para a construção de textos coerentes e ricos em estilo, aspecto crucial para a competência linguística no Ensino Fundamental.

  • Identificação de advérbios e locuções adverbiais em textos.
  • Análise da função dos advérbios e locuções adverbiais na construção de sentido dos verbos.
  • Reflexão sobre o papel dos advérbios e locuções adverbiais na construção textual.
  • Exercícios práticos de identificação e análise de advérbios e locuções adverbiais.
  • Produção de textos utilizando advérbios e locuções adverbiais.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, esta atividade propõe que o primeiro contato dos alunos com o conteúdo ocorra fora do ambiente escolar, através da leitura e anotação de advérbios em textos. Em sala, a prática se volta para a discussão, análise e compartilhamento das descobertas em formato de 'Diário de Bordo'. Esta abordagem promove a autonomia do aluno na construção do conhecimento e incentiva a colaboração e o debate crítico entre os pares.

  • Leitura e anotação individual prévia de advérbios e locuções adverbiais.
  • Apresentação e discussão dos 'Diários de Bordo' em sala de aula.
  • Debate em grupo sobre as diferentes funcionalidades dos advérbios no texto.
  • Atividades práticas de identificação de advérbios e locuções adverbiais em novos textos.
  • Produção de um texto coletivo aplicando o conteúdo aprendido.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas de 50 minutos, começando com a apresentação dos diários, seguida por discussões em grupo, análise conjunta de textos e, por fim, uma atividade coletiva de produção textual.

  • Aula 1: Apresentação dos 'Diários de Bordo' pelos alunos.
  • Aula 2: Debate e análise coletiva sobre os advérbios identificados.
  • Aula 3: Atividade prática de identificação de advérbios em novos textos.
  • Aula 4: Produção de um texto coletivo aplicando os advérbios estudados.

Avaliação

A avaliação ocorrerá de maneira contínua e processual, considerando a participação individual dos alunos na identificação e análise dos advérbios e locuções adverbiais, bem como a qualidade das contribuições no debate em grupo e na apresentação dos 'Diários de Bordo'. Será valorizada também a habilidade de aplicar o conteúdo aprendido na produção do texto coletivo final, observando-se a correta utilização e a criatividade no emprego dos advérbios e locuções adverbiais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários textos diversos para leitura prévia, notebooks ou papel para anotação e elaboração dos 'Diários de Bordo', projeção para a apresentação dos diários em sala, além de acesso à internet para pesquisas complementares e exemplificações durante os debates.

  • Textos literários e informativos para leitura prévia.
  • Cadernos ou dispositivos eletrônicos para anotação.
  • Data show ou smart TV para apresentações em sala.
  • Acesso à internet para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo