Diário de um Serial Writer

Desenvolvida por: Quesia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Revisão de Textos

A atividade 'Diário de um Serial Writer' é um exercício de escrita criativa que envolve a criação de um diário fictício de um personagem misterioso em um cenário de terror. Os alunos do 7º ano serão desafiados a explorar diversas facetas da construção narrativa, como a criação de atmosferas, a construção de personagens e a elaboração de enredos convincentes. Além do desenvolvimento da criatividade, o exercício também foca na revisão e aprimoramento do texto, enfatizando o uso correto da pontuação e a estruturação coerente e coesa do texto, tudo em alinhamento com as diretrizes especificadas na BNCC. A atividade promove a interação colaborativa entre os alunos, que deverão compartilhar e revisar os textos uns dos outros, oferecendo e recebendo feedback construtivo. Este processo não apenas melhora a qualidade da produção textual, mas também incentiva o desenvolvimento de habilidades sociais como comunicação eficaz, respeito às opiniões alheias e trabalho em equipe. A atividade é uma oportunidade de os alunos desenvolverem sua capacidade de argumentação e reflexão crítica ao defender as escolhas criativas que fizeram.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o aprimoramento das habilidades de escrita criativa dos alunos através da elaboração de narrativas curtas e diários fictícios contextualizados num universo de terror. Ao longo da atividade, espera-se que os alunos desenvolvam uma melhor compreensão sobre a importância da estrutura narrativa, dos elementos de coesão e coerência textual, bem como da utilização correta das regras gramaticais e de pontuação. Um dos principais focos é a revisão colaborativa, incentivando os alunos a aprenderem com o feedback de pares e a refletirem criticamente sobre suas próprias produções. Essa experiência será valiosa para o desenvolvimento de habilidades sociais, como empatia e comunicação assertiva, através do compartilhamento e discussão de ideias. Além disso, esta atividade busca estimular a autonomia dos alunos, encorajando-os a explorar suas ideias criativamente e a assumir responsabilidade por seus processos de aprendizagem.

  • Desenvolver habilidades de escrita criativa envolvendo a criação de narrativas e personagens imaginativos.
  • Estimular a revisão e a correção de textos de acordo com normas gramaticais e de pontuação.
  • Fomentar a habilidade de dar e receber feedback construtivo durante parcerias colaborativas.
  • Promover a autonomia dos alunos em suas produções textuais e processos de aprendizado.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP29: Identificar, em texto dramático, personagem, ato, cena, fala e indicações cênicas e a organização do texto: enredo, conflitos, ideias principais, pontos de vista, universos de referência.
  • EF67LP33: Pontuar textos adequadamente.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade de Língua Portuguesa abrange uma série de componentes fundamentais do processo de escrita e revisão textual. Envolve, principalmente, a criação de textos narrativos fictícios, a incorporação de elementos de terror na escrita, e a valorização da criatividade na elaboração de personagens e cenários cativantes. Além disso, destaca-se o aprimoramento das habilidades gramaticais, com um foco especial na pontuação e na coerência e coesão textual, conforme as normativas da BNCC. A incorporação do trabalho colaborativo é essencial, pois os alunos são incentivados a revisitar suas produções mediante a interação e o feedback de seus pares, promovendo, assim, habilidades de comunicação e cooperação. O plano ainda integra a prática da reflexão crítica e reescrita dos textos, elementos essenciais na jornada de desenvolvimento linguístico e social dos alunos.

  • Escrita de diários fictícios com elementos de terror.
  • Conhecimento e aplicação de regras gramaticais e de pontuação.
  • Desenvolvimento de textos com coerência e coesão.
  • Revisão e aprimoramento colaborativo de textos.
  • Integração de feedbacks construtivos de colegas.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade integra diferentes abordagens didáticas para favorecer um ensino eficaz e participativo. Inicialmente, os alunos são engajados em um exercício de imaginação e criação, onde a liberdade criativa é imersa em um cenário de terror que possibilita múltiplas interpretações pessoais e subjetivas. O desenvolvimento dos textos é seguido pela fase de revisão colaborativa, incorporando técnicas de peer-review onde o feedback é estruturado para ser construtivo e embasado em critérios definidos previamente em sala de aula. Durante essa fase, o professor atua como mediador, orientando os alunos sobre como oferecer críticas construtivas e reforçar as boas práticas de escrita. A metodologia também inclui, de maneira complementar, momentos de autoavaliação, nos quais os alunos são incentivados a revisar seus próprios textos a partir do feedback recebido, ajustando aspectos pontuais e ampliando suas perspectivas pessoais sobre a produção escrita.

  • Exercício de criação individual e partilha em grupo.
  • Técnicas de revisão colaborativa com peer-review.
  • Mediação do professor nas discussões de feedback.
  • Atividades de autoavaliação para aprimoramento contínuo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de execução prevê uma aula de 60 minutos, tempo em que os alunos poderão experimentar todo o ciclo de produção, revisão e refinamento de seus textos. Inicialmente, será reservado um momento para a introdução da atividade e explicação dos objetivos e expectativas. Seguem-se etapas de brainstorming, criação inicial dos textos e, posteriormente, a revisão em pares. Cerca de metade do tempo da aula será dedicada à escrita e a outra metade à atividade de revisão e feedback. O horário final inclui uma breve sessão de compartilhamento de insights e finalizações, onde os alunos poderão discutir suas experiências e aprendizados, assim como propor melhorias e alterações baseadas nas discussões levantadas durante a atividade.

  • Aula 1: Introdução, produção escrita e revisão colaborativa
  • Momento 1: Introdução à atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve apresentação da atividade 'Diário de um Serial Writer'. Explique aos alunos que eles irão criar um diário fictício em um cenário de terror, destacando a importância da criatividade e da construção narrativa. É importante que você esclareça os objetivos da atividade, mencionando a ênfase na criação de atmosferas, personagens e enredos. Utilize recursos audiovisuais para ambientar o tema de terror. Permita que os alunos expressem suas expectativas e dúvidas iniciais sobre a tarefa.

    Momento 2: Produção individual do diário fictício (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a escrita de seu diário fictício. Durante este momento, circula pela sala para oferecer suporte, incentivando a criatividade e a exploração de diferentes facetas do personagem e do cenário. Sugira que comecem pela criação de um esboço com ideias principais e depois desenvolvam o texto. Observe se os alunos estão utilizando as regras gramaticais e de pontuação corretamente. Incentive-os a usar suas próprias experiências e imaginação para enriquecer a narrativa.

    Momento 3: Revisão colaborativa e feedback (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos de pares e peça para que troquem suas produções textuais. Oriente os alunos a realizarem uma leitura atenta do texto do colega, fornecendo feedback construtivo sobre a coerência, coesão e correção gramatical do texto. Utilize técnicas de peer-review, permitindo que eles discutam suas impressões honestas de forma respeitosa. É importante que você media as discussões para garantir que os feedbacks sejam construtivos e direcionados ao aprimoramento. Encoraje a prática do respeito e da comunicação eficaz durante o processo.

    Momento 4: Reflexão final e autoavaliação (Estimativa: 5 minutos)
    No final da aula, peça aos alunos que reflitam sobre o feedback recebido e façam ajustes necessários em seus textos. Entregue uma breve ficha de autoavaliação onde eles possam refletir sobre sua criatividade, uso da gramática e a experiência colaborativa. Incentive-os a pensar sobre como podem continuar melhorando suas habilidades de escrita e revisão.

Avaliação

A avaliação do plano de aula 'Diário de um Serial Writer' adota um enfoque variado, visando captar a riqueza do aprendizado em diferentes dimensões. Primeiramente, a produção textual será avaliada, considerando critérios como criatividade, coerência e uso correto de regras gramaticais e de pontuação. Para isso, ferramentas como rubricas específicas ajudarão a medir cada aspecto mencionado, oferecendo clareza e foco à avaliação. Em adição à análise da produção final, os alunos passarão por uma autoavaliação, onde poderão refletir sobre suas escolhas criativas e alturas para o desenvolvimento do texto. O feedback dos pares também será parte do processo avaliativo, proporcionando um olhar complementar sobre a produção textual. Essa combinação de métodos não apenas fomenta o desenvolvimento integral das habilidades dos alunos, mas também encoraja uma visão abrangente e crítica sobre seu próprio processo de aprendizado e áreas de melhoria.

  • Avaliação da produção textual considerando criatividade e correção gramatical.
  • Utilização de rubricas específicas para avaliar critérios variados.
  • Incorporação de autoavaliação como parte do aprendizado reflexivo.
  • Consideração de feedback de pares na avaliação global.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem materiais básicos de escrita, como papel e canetas, que permitirão o exercício individual de criação e apontamentos pessoais. Além disso, quadros brancos ou flipcharts podem ser úteis para a exposição de ideias coletivas e organização do pensamento criativo em equipe. Ferramentas digitais, como processadores de texto, serão imprescindíveis para as etapas de edição e correção colaborativa dos textos, facilitando revisões e comentários. A integração de recursos audiovisuais pode enriquecer a imersão no universo de terror, oferecendo estímulos visuais e sonoros que ampliem a atmosfera fictícia proposta. Esses recursos são alinhados especialmente para promover um ambiente de aprendizagem interativo, moderno e favorável ao desenvolvimento criativo e crítico dos alunos.

  • Materiais de escrita como papel e canetas.
  • Quadros brancos ou flipcharts para exposições.
  • Processadores de texto digitais para revisão.
  • Recursos audiovisuais para ambientação temática.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o desafio enfrentado pelos professores ao adaptar atividades para atender a uma ampla variedade de alunos, mas isso é crucial para promover uma educação equitativa e inclusiva. A atividade proposta foi concebida sem a necessidade de adaptações específicas devido à ausência de condições ou deficiências na turma. Contudo, a abordagem didática permanece flexível, permitindo modificações conforme as necessidades surgirem. Estratégias como a personalização do feedback, o uso de diferentes suportes para apresentações e a valorização das ideias criativas de cada aluno são aspectos fundamentais para garantir que todos os alunos se engajem e beneficiem igualmente do processo de aprendizagem. Manter um canal aberto de comunicação com os alunos e seus responsáveis é também uma forma efetiva de identificar necessidades emergentes e ajustar as atividades propostas. A equidade e acesso à aprendizagem são princípios essenciais que orientam nossas propostas pedagógicas.

  • Personalização do feedback para atender diferentes necessidades.
  • Uso de múltiplos suportes para apresentações.
  • Valorização de diversas perspectivas criativas.
  • Comunicação aberta para ajustes em necessidades emergentes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo