Exploradores de Hipérboles na Cidade

Desenvolvida por: Prof M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem: Hipérbole

Nesta atividade prática, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental sairão em uma expedição pelo bairro ou cidade com o objetivo de identificar e fotografar exemplos de hipérboles utilizadas em anúncios, cartazes e espaços públicos. Munidos de câmeras ou celulares, capturarão imagens dessas expressões exageradas, que frequentemente são aplicadas para atrair a atenção do público. Após a expedição, os estudantes retornarão à sala de aula para discutir e analisar as imagens coletadas. Essa análise focará em como a hipérbole é usada para intensificar, impressionar ou persuadir o público-alvo, investigando sua aplicação tanto na linguagem visual quanto na escrita. Esta atividade visa proporcionar uma compreensão prática e crítica das figuras de linguagem, em particular a hipérbole, através da observação direta de sua aplicação no cotidiano urbano, fomentando o pensamento crítico, a criatividade e a habilidade de análise dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade foi concebida para ajudar os alunos a identificar e compreender o uso da hipérbole como figura de linguagem, tanto em contextos visuais quanto na escrita. Através da exploração ativa do ambiente ao redor, os estudantes terão a oportunidade de observar como exageros são utilizados estrategicamente para capturar a atenção do público, além de refletir sobre os efeitos de sentido que tais recursos linguísticos geram. A atividade promove o desenvolvimento de habilidades de observação, análise crítica e argumentação, além de fomentar a capacidade de relacionar conceitos teóricos da linguagem com sua aplicação prática no mundo real.

  • Identificar exemplos práticos de uso da hipérbole em diversos tipos de textos e contextos visuais.
  • Analisar e discutir os efeitos de sentido gerados pelo uso da hipérbole.
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica.
  • Relacionar os conceitos teóricos estudados em sala de aula com exemplos concretos encontrados no ambiente urbano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP38: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem, como comparação, metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, dentre outras.

Conteúdo Programático

A atividade 'Exploradores de Hipérboles na Cidade' insere-se no conteúdo programático de Língua Portuguesa, abordando especificamente figuras de linguagem, com ênfase na hipérbole. Pretende-se, por meio da experiência de campo associada à análise em sala de aula, proporcionar aos alunos um entendimento profundo sobre como as figuras de linguagem, especialmente a hipérbole, são utilizadas em diversos contextos para produzir efeitos de sentido específicos, reforçando a conexão entre teoria e prática.

  • Definição de figuras de linguagem.
  • Características e definição da hipérbole.
  • Análise de textos e imagens que utilizam a hipérbole.
  • Efeitos de sentido produzidos pelo uso de figuras de linguagem.

Metodologia

A metodologia ativa Saída de Campo será central para a realização desta atividade. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e, com supervisão, explorarão o ambiente urbano à procura de hipérboles em anúncios, cartazes e outros espaços públicos. Após a coleta de imagens, a turma se reunirá em sala de aula para uma sessão de análise e discussão coletiva das hipérboles encontradas. Esta metodologia visa promover a aprendizagem experiencial, encorajando os alunos a aplicarem os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula em situações da vida real, além de desenvolver suas habilidades de observação, análise e trabalho em equipe.

  • Saída de campo para coleta de imagens.
  • Discussão em grupo sobre as imagens coletadas.
  • Análise coletiva da aplicação e efeitos da hipérbole nos exemplos encontrados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será feita a saída de campo para a coleta de imagens. Na segunda aula, os alunos realizarão a análise e discussão das hipérboles coletadas em sala de aula.

  • Aula 1: Saída de campo para coleta de imagens.
  • Aula 2: Análise e discussão em sala sobre as hipérboles identificadas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será pautada tanto no processo de coleta e documentação das hipérboles quanto na qualidade das análises feitas em sala de aula. Cada grupo deverá apresentar suas descobertas, explicando o contexto da hipérbole e discutindo seus efeitos de sentido. Será avaliada a capacidade dos alunos de identificar corretamente exemplos de hipérboles, bem como sua habilidade em analisar e comunicar os efeitos de sentido gerados. A participação ativa nas discussões em sala e a colaboração com os colegas durante a saída de campo também serão critérios considerados na avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o uso de câmeras digitais ou celulares com câmera para a coleta de imagens durante a saída de campo. Além disso, o acesso à internet e a utilização de um projetor serão essenciais para a apresentação e discussão das imagens coletadas em sala de aula. Materiais de apoio, como guias de figuras de linguagem e exemplos de hipérboles, poderão ser úteis para auxiliar na análise e discussão.

  • Câmeras digitais ou celulares com câmera.
  • Acesso à internet.
  • Projetor para apresentações.
  • Materiais de apoio sobre figuras de linguagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo