Esta atividade propõe aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma imersão criativa no universo literário, cinematográfico e televisivo, a partir da escrita de diários na perspectiva de personagens de livros, filmes ou séries que eles admiram. Ao escolher um evento fictício importante na vida destas personalidades, os estudantes deverão reproduzir a linguagem e o estilo que imaginam ser fiéis ao personagem selecionado. A atividade visa não apenas estimular a criatividade e a habilidade de escrita, mas também aprofundar a compreensão leitora e a capacidade analítica dos alunos ao se debruçarem sobre diferentes contextos e estilos literários. Posteriormente, em pequenos grupos, os diários serão compartilhados, promovendo uma enriquecedora discussão literária e a troca de impressões sobre as obras e os personagens escolhidos, fomentando a análise crítica e a apreciação pela diversidade literária.
O objetivo desta atividade é ampliar o horizonte literário dos alunos, fomentando a criatividade, a compreensão leitora e a escrita expressiva. Almeja-se que, ao fim da atividade, os estudantes sejam capazes de interpretar e criar textos a partir de diferentes perspectivas, reconhecendo a importância da linguagem e do estilo na construção de narrativas. Adicionalmente, pretende-se estimular a análise crítica sobre obras literárias, cinematográficas e televisivas, promovendo discussões que enriqueçam o entendimento sobre personagens e tramas. Esta atividade pretende, portanto, desenvolver habilidades não somente no âmbito da língua portuguesa, mas também nas competências socioemocionais, como empatia e colaboração.
A atividade incorporará discussões sobre narrativas literárias, cinematográficas e televisivas, com foco em personagens e eventos ficcionais. A ênfase será na análise de elementos como linguagem, estilo narrativo e construção de personagens, estimulando os alunos a explorar diferentes formas de expressão. A atividade promoverá a capacidade analítica e crítica dos estudantes, habilidades fundamentais para a compreensão e apreciação literária. Através dessa imersão, espera-se também desenvolver a criatividade e a expressão escrita dos alunos.
Será adotada a metodologia Atividade Mão-na-massa, que envolve os alunos ativamente na aprendizagem através da prática. Nesta abordagem, os estudantes serão incentivados a produzir entradas de diários como se fossem personagens de suas obras favoritas, exigindo imersão na personalidade e no universo do personagem. Grupos pequenos serão formados para discussões, permitindo a troca de impressões e análises sobre os trabalhos. Esta metodologia prioriza a participação ativa dos alunos, estimulando a criatividade, a colaboração e a reflexão crítica.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, distribuídas em 3 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será apresentada a proposta e iniciada a escolha dos personagens e a pesquisa sobre eles. Na segunda aula, ocorrerá a escrita das entradas de diário, com orientações e suporte do professor. Por fim, na terceira aula, será realizada a leitura compartilhada dos diários e a discussão em grupos.
A avaliação será feita de maneira formativa, acompanhando o processo de aprendizagem dos alunos durante toda a atividade. Será avaliada a criatividade na escolha do personagem e na escrita das entradas de diário, bem como a fidelidade ao estilo e linguagem do personagem escolhido. Também se considerará a capacidade de argumentação e análise nas discussões em grupo. A participação ativa e o respeito às contribuições dos colegas serão aspectos importantes no processo avaliativo. Exemplos de boas práticas podem ser destacados e partilhados com a turma, incentivando feedback positivo e construtivo.
Os recursos necessários para a execução da atividade incluem acesso a bibliotecas ou fontes online para pesquisa de personagens, materiais de escrita (cadernos, canetas), e dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets) para a criação colaborativa dos textos ou acessar obras digitais. A utilização de espaços como a biblioteca da escola poderá enriquecer a experiência dos alunos permitindo uma pesquisa mais ampla e diversificada.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula