Explorando Diários de Personagens Fictícios

Desenvolvida por: Paulo … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Temática: Literatura e Criatividade

Esta atividade propõe aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma imersão criativa no universo literário, cinematográfico e televisivo, a partir da escrita de diários na perspectiva de personagens de livros, filmes ou séries que eles admiram. Ao escolher um evento fictício importante na vida destas personalidades, os estudantes deverão reproduzir a linguagem e o estilo que imaginam ser fiéis ao personagem selecionado. A atividade visa não apenas estimular a criatividade e a habilidade de escrita, mas também aprofundar a compreensão leitora e a capacidade analítica dos alunos ao se debruçarem sobre diferentes contextos e estilos literários. Posteriormente, em pequenos grupos, os diários serão compartilhados, promovendo uma enriquecedora discussão literária e a troca de impressões sobre as obras e os personagens escolhidos, fomentando a análise crítica e a apreciação pela diversidade literária.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é ampliar o horizonte literário dos alunos, fomentando a criatividade, a compreensão leitora e a escrita expressiva. Almeja-se que, ao fim da atividade, os estudantes sejam capazes de interpretar e criar textos a partir de diferentes perspectivas, reconhecendo a importância da linguagem e do estilo na construção de narrativas. Adicionalmente, pretende-se estimular a análise crítica sobre obras literárias, cinematográficas e televisivas, promovendo discussões que enriqueçam o entendimento sobre personagens e tramas. Esta atividade pretende, portanto, desenvolver habilidades não somente no âmbito da língua portuguesa, mas também nas competências socioemocionais, como empatia e colaboração.

  • Desenvolver a habilidade de escrita criativa e expressiva.
  • Estimular a compreensão leitora através da análise de personagens.
  • Promover a capacidade de imersão em diferentes contextos e estilos literários.
  • Fomentar discussões críticas sobre obras literárias, cinematográficas e televisivas.
  • Incentivar a colaboração e a troca de experiências entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26 - Planejar e produzir textos narrativos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF07LP18 - Analisar efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos expressivos em textos literários.
  • EF69LP19 - Analisar o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.
  • EF69LP53 - Engajar-se nas práticas de produção de texto de forma colaborativa, em ambientes digitais ou não, com divisão de responsabilidades.

Conteúdo Programático

A atividade incorporará discussões sobre narrativas literárias, cinematográficas e televisivas, com foco em personagens e eventos ficcionais. A ênfase será na análise de elementos como linguagem, estilo narrativo e construção de personagens, estimulando os alunos a explorar diferentes formas de expressão. A atividade promoverá a capacidade analítica e crítica dos estudantes, habilidades fundamentais para a compreensão e apreciação literária. Através dessa imersão, espera-se também desenvolver a criatividade e a expressão escrita dos alunos.

  • Elementos de narrativas literárias e cinematográficas
  • Características de diferentes estilos literários e cinematográficos
  • Construção e análise de personagens fictícios
  • Práticas de escrita criativa e expressiva

Metodologia

Será adotada a metodologia Atividade Mão-na-massa, que envolve os alunos ativamente na aprendizagem através da prática. Nesta abordagem, os estudantes serão incentivados a produzir entradas de diários como se fossem personagens de suas obras favoritas, exigindo imersão na personalidade e no universo do personagem. Grupos pequenos serão formados para discussões, permitindo a troca de impressões e análises sobre os trabalhos. Esta metodologia prioriza a participação ativa dos alunos, estimulando a criatividade, a colaboração e a reflexão crítica.

  • Escrita individual de entradas de diário na perspectiva de personagens
  • Leitura e discussão em pequenos grupos das obras criadas
  • Análise coletiva da linguagem, estilo e técnicas narrativas utilizadas

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, distribuídas em 3 aulas de 40 minutos. Na primeira aula, será apresentada a proposta e iniciada a escolha dos personagens e a pesquisa sobre eles. Na segunda aula, ocorrerá a escrita das entradas de diário, com orientações e suporte do professor. Por fim, na terceira aula, será realizada a leitura compartilhada dos diários e a discussão em grupos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e escolha dos personagens
  • Aula 2: Escrita das entradas de diário
  • Aula 3: Leitura compartilhada e discussões em grupo

Avaliação

A avaliação será feita de maneira formativa, acompanhando o processo de aprendizagem dos alunos durante toda a atividade. Será avaliada a criatividade na escolha do personagem e na escrita das entradas de diário, bem como a fidelidade ao estilo e linguagem do personagem escolhido. Também se considerará a capacidade de argumentação e análise nas discussões em grupo. A participação ativa e o respeito às contribuições dos colegas serão aspectos importantes no processo avaliativo. Exemplos de boas práticas podem ser destacados e partilhados com a turma, incentivando feedback positivo e construtivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução da atividade incluem acesso a bibliotecas ou fontes online para pesquisa de personagens, materiais de escrita (cadernos, canetas), e dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets) para a criação colaborativa dos textos ou acessar obras digitais. A utilização de espaços como a biblioteca da escola poderá enriquecer a experiência dos alunos permitindo uma pesquisa mais ampla e diversificada.

  • Acesso a bibliotecas ou fontes online
  • Materiais de escrita (cadernos e canetas)
  • Dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets)
  • Acesso à biblioteca da escola

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo