Explorando Valores nos Textos Literários

Desenvolvida por: Robson… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica

A atividade convida os alunos a identificar e discutir valores sociais e culturais em textos literários diversos. Iniciando com debates e aulas expositivas, os estudantes mergulharão em narrativas ficcionais para reconhecer diferentes visões de mundo e múltiplos olhares sobre as sociedades. O aprendizado culmina na criação de projetos de narrativa que refletem sua própria interpretação cultural e social, promovendo inclusão e respeito à diversidade nas histórias criadas, sem o uso de recursos digitais.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades críticas de leitura e análise por meio da discussão e interpretação de textos literários. Almeja-se que os alunos reconheçam e articulem diferentes valores sociais, culturais e humanos presentes nessas obras, compreendendo as múltiplas identidades e visões de mundo nelas embutidas. Através da criação de suas próprias narrativas, os alunos poderão expressar suas interpretações, valorizando a diversidade cultural e produzindo textos que respeitem e promovam a inclusão. Tal atividade também visa fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e das habilidades comunicativas, ao mesmo tempo em que incentiva o respeito pelas diferenças e a empatia.

  • Desenvolver leitura crítica e identificar opiniões e argumentos em textos.
  • Produzir textos dissertativos simples, como opiniões e reflexões.
  • Reconhecer diferentes visões de mundo em narrativas literárias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP27: Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a análise e interpretação de diversos gêneros literários, com foco na identificação de valores sociais e culturais. Serão explorados romances infantojuvenis, contos, lendas e mitos, proporcionando uma visão ampla dos diferentes contextos culturais e históricos. Os alunos serão encorajados a reconhecer as características estilísticas e composicionais de cada gênero, bem como as intencionalidades dos autores. A produção de textos dissertativos e a criação de projetos narrativos também estão incluídas, promovendo a expressão pessoal e a reflexão crítica sobre as diferentes visões de mundo apresentadas nos textos.

  • Análise de romances infantojuvenis
  • Interpretação de contos e lendas
  • Identificação de valores culturais e sociais
  • Produção de textos dissertativos
  • Criação de projetos narrativos

Metodologia

A atividade será estruturada com base em metodologias ativas, que promovem o protagonismo dos alunos e o aprendizado significativo. Será utilizada a roda de debate para incentivar a troca de ideias e o respeito a diferentes perspectivas. As aulas expositivas permitirão a introdução teórica e contextualização dos conteúdos. A sala de aula invertida ajudará a preparar os alunos previamente para discussões mais aprofundadas. A metodologia mão-na-massa será importante para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, culminando na criação de projetos narrativos que refletem suas interpretações pessoais dos valores discutidos.

  • Roda de Debate
  • Aula Expositiva
  • Sala de Aula Invertida
  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Projetos

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em cinco aulas de 40 minutos, cada uma com foco em habilidades específicas. As aulas começam com uma roda de debate e uma expositiva para introduzir a temática. Em seguida, ocorre a sala de aula invertida, onde os alunos debatem com base em conteúdos previamente estudados. As etapas de atividade mão-na-massa e aprendizagem baseada em projetos permitem aos alunos criar suas narrativas. Cada aula escalona as competências de leitura crítica e produção textual, alinhando a prática com referências teóricas e explorando narrativas culturais diversas.

  • Aula 1: Introdução ao tema e roda de debate inicial sobre valores culturais e sociais em textos literários.
  • Momento 1: Introdução ao tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema Valores Culturais e Sociais em Textos Literários. Explique brevemente a importância de identificar e discutir esses valores nos textos. É importante que contextualize com exemplos simples, como elementos culturais em contos populares. Permita que os alunos compartilhem rapidamente suas ideias iniciais sobre o tema.

    Momento 2: Leitura e Reflexão Individual (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua um pequeno trecho literário escolhido previamente que ressalte valores culturais e sociais. Peça que os alunos leiam individualmente e anotem suas reflexões e sentimentos em relação ao texto. Observe se os alunos estão engajados e compreendendo o texto; ofereça ajuda se necessário.

    Momento 3: Roda de Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em um círculo e inicie uma roda de debate. Pergunte quais valores culturais e sociais eles identificaram no texto lido e incentive-os a compartilhar suas percepções. É fundamental que incentive a participação ativa e respeito às diferentes opiniões. Utilize perguntas norteadoras para aprofundar a discussão, como Como esse valor é visto em nossa sociedade hoje?. Avalie a participação dos alunos e se estão utilizando argumentos para defender suas opiniões.

    Momento 4: Fechamento e Síntese (Estimativa: 5 minutos)
    Sintetize os pontos principais discutidos durante o debate, destacando a diversidade de perspectivas e a riqueza cultural presente nos textos literários. Anote no quadro branco os valores mencionados pelos alunos. Finalize com uma reflexão sobre a importância do respeito e da inclusão de diferentes culturas e valores na sociedade. Avalie o envolvimento dos alunos e ofereça feedbacks sobre a discussão realizada.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com necessidades específicas, é essencial criar um ambiente de acolhimento para todos. Permita que cada aluno se expresse à sua maneira e no seu próprio tempo. Se perceber algum aluno mais introvertido, ofereça a oportunidade de ele compartilhar sua opinião através de atividades em pares antes de levar ao grupo. Mantenha um olhar atento para que todos tenham a oportunidade de falar e se sentir valorizados durante a roda de debate.

  • Aula 2: Análise de um texto específico com base na metodologia de sala de aula invertida.
  • Momento 1: Revisão Pré-Aula (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente o conteúdo que os alunos leram e estudaram antecipadamente em casa. Pergunte a eles quais aspectos ou valores culturais e sociais conseguiram identificar e anote no quadro as ideias principais. É importante que você observe se os alunos conseguem lembrar o conteúdo previamente estudado e ofereça auxílio se necessário, relembrando pontos chave.

    Momento 2: Discussão em pequenos grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam as interpretações de valores encontrados no texto específico. Oriente-os a compartilhar suas percepções diferenciadas e busquem entender a visão dos colegas. Circule pela sala, ouvindo as discussões e fazendo questionamentos que possam aprofundar a análise dos grupos. Incentive-o a utilizar frases como 'Você pode dar um exemplo?' ou 'E se olharmos por outro ângulo?'. Avalie o uso de argumentos e a interação entre os alunos.

    Momento 3: Apresentação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Solicite que cada grupo escolha um representante para compartilhar com a turma as principais conclusões de sua discussão. É importante que todos se sintam ouvidos e respeitados. Após cada apresentação, incentive a turma a fazer perguntas e discutir os pontos trazidos. Avalie o nível de compreensão e o aprofundamento do conteúdo ao longo das apresentações.

    Momento 4: Síntese e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza um momento de reflexão final, juntando as diversas perspectivas discutidas pelos grupos. Sintetize no quadro as ideias principais que surgiram e reforce a importância de se reconhecer e valorizar diferentes perspectivas culturais e sociais. Ofereça um feedback construtivo aos alunos em relação à participação e envolvimento durante a aula.

  • Aula 3: Discussão colaborativa e produção inicial de narrativas.
  • Momento 1: Revisão e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revendo o que foi discutido nas aulas anteriores sobre valores sociais e culturais em textos literários. Permita que os alunos compartilhem breves lembranças sobre o que aprenderam. Em seguida, explique que o objetivo do dia é trabalhar em grupos para começar a criar uma narrativa que incorpore esses valores. Ofereça exemplos de elementos que podem ser incluídos na narrativa, como personagens que representam diversidade cultural. Observe se os alunos estão claros sobre o objetivo e ofereça ajuda se necessário.

    Momento 2: Formação e Discussão em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e aloque bem o tempo para que eles possam compartilhar ideias e discutir como desejam estruturar suas narrativas. Oriente os alunos a escutar uns aos outros e a aceitar sugestões. Estimule-os a usar a imaginação e a criatividade, sempre respeitando as perspectivas e ideias dos outros membros do grupo. Circulando pela sala, observe as interações e intervenha quando necessário para manter o foco e encorajar uma discussão produtiva. Avalie a contribuição de cada aluno para o grupo, bem como o respeito pelas diferentes ideias apresentadas.

    Momento 3: Produção Inicial de Narrativas (Estimativa: 10 minutos)
    Instruir os grupos a começarem a esboçar suas narrativas, determinando temas, personagens e enredos que evidenciem os valores discutidos previamente. Forneça papel e materiais de escrita para que possam registrar suas ideias. Ajude a resolver dúvidas e esclareça que essa é uma versão inicial, incentivando que sejam o mais criativos possível. Observe a coesão do grupo e a qualidade das ideias sendo desenvolvidas, oferecendo feedback construtivo imediatamente quando necessário.

    Momento 4: Compartilhamento e Avaliação Rápida (Estimativa: 5 minutos)
    Reserve os minutos finais da aula para que cada grupo compartilhe brevemente a premissa de sua narrativa com a classe. Permita que todos ouçam atentamente, incentivando perguntas rápidas para estimular o interesse e a troca de ideias. Faça uma avaliação formativa, reconhecendo boas contribuições e sugerindo melhorias para a continuação do projeto nas próximas aulas. Reforce a importância da inclusão e da diversidade nas narrativas.

  • Aula 4: Desenvolvimento de projetos narrativos pessoais que refletem as interpretações culturais e sociais.
  • Momento 1: Revisão dos Conceitos Culturais e Sociais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente os conceitos de valores culturais e sociais discutidos nas aulas anteriores. Peça aos alunos que compartilhem exemplos que encontraram ou criaram. Incentive a participação dos alunos que ainda não contribuíram nas aulas anteriores. É importante que você faça perguntas para refrescar a memória dos alunos, como 'Quais foram os valores que mais chamaram sua atenção?' e registre no quadro as respostas para referência.

    Momento 2: Planejamento do Projeto Narrativo (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos ou permita que trabalhem individualmente, se preferirem. Oriente-os a elaborar um esboço para seu projeto narrativo, incluindo enredo, personagens e cenário, tendo como base os valores culturais e sociais discutidos. É fundamental que ofereça apoio aos alunos, circulando pela sala e estimulando a criatividade. Sugira que pensem em como representar a diversidade e promover a inclusão em suas narrativas. Avalie se os alunos estão compreendendo a tarefa pelas perguntas e discussões que surgirem.

    Momento 3: Desenvolvimento do Projeto Narrativo (Estimativa: 15 minutos)
    Com o planejamento em mãos, oriente os alunos a começarem a escrita de seu projeto narrativo. Disponibilize materiais, como papel e canetas coloridas, para tornar o processo criativo mais interessante. Permita que os alunos usem a imaginação para explorar diferentes estilos de escrita, sempre reforçando o respeito e a valorização das diferentes visões. Observe atentamente o desenvolvimento dos projetos para oferecer feedback imediato e garantir que todos os alunos estejam engajados e no caminho certo.

    Momento 4: Compartilhamento e Discussão (Estimativa: 5 minutos)
    Reserve os minutos finais para que alguns alunos compartilhem voluntariamente o que desenvolveram até o momento. Incentive a turma a fazer perguntas e interagir com as ideias que estão sendo apresentadas, promovendo uma discussão rica sobre os diferentes projetos. Avalie a receptividade dos alunos às contribuições dos colegas e ofereça um feedback construtivo para estimular o progresso do trabalho.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mesmo sem alunos com necessidades específicas, é essencial garantir que todos se sintam confortáveis e incluídos. Proporcione momentos de fala tanto em público quanto em pequenos grupos, respeitando o ritmo e o conforto dos alunos mais tímidos. Se necessário, promova atividades de planejamento em pares antes de os alunos compartilharem com toda a turma. Esteja sempre atento para garantir que todos tenham suas vozes ouvidas e respeitadas, estimulando a empatia e o apoio mútuo dentro da sala de aula.

  • Aula 5: Apresentação e avaliação dos projetos narrativos criados pelos alunos.
  • Momento 1: Preparação para a Apresentação (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula orientando os alunos a organizarem seus materiais e projetos narrativos para a apresentação. É importante que você incentive uma preparação rápida e tranquila, destacando a importância de ouvir com respeito e atenção os colegas.

    Momento 2: Apresentação dos Projetos (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que, voluntariamente, apresentem suas narrativas. Organize a ordem de apresentação garantindo um bom fluxo e que todos os grupos ou indivíduos tenham tempo para expor seu trabalho. Oriente que cada apresentação dure cerca de 3 a 4 minutos. Enquanto eles apresentam, anote pontos positivos e aspectos que podem ser melhorados em cada projeto para fornecer feedback posteriormente. Observe a clareza, criatividade e inclusão de valores culturais e sociais nas narrativas.

    Momento 3: Feedback Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Após cada apresentação, abra espaço para que os colegas façam perguntas ou comentários breves sobre o projeto apresentado. Oriente os alunos a fornecerem feedback construtivo. Caso necessário, intervenha para manter o diálogo respeitoso e focado. Em seguida, ofereça seu feedback ao grupo, elogiando pontos fortes e sugerindo melhorias, sempre destacando a consideração dos valores culturais e sociais nas narrativas.

    Momento 4: Reflexão e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma reflexão final sobre o processo de criação dos projetos. Pergunte aos alunos sobre os desafios enfrentados e as lições aprendidas ao longo das aulas. Sintetize os principais aprendizados sobre inclusão e diversidade cultural retratados nas narrativas, reforçando sua importância. Finalize a aula agradecendo a participação de todos e parabenizando pelo empenho e criatividade demonstrados.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir um ambiente inclusivo, certifique-se de que todos os alunos tenham a oportunidade de apresentar seus projetos, respeitando seu ritmo e nível de conforto. Ofereça intervalos entre algumas apresentações para que todos possam se preparar e relaxar se necessário. Incentive o trabalho colaborativo entre alunos mais extrovertidos e os mais tímidos, permitindo que estes últimos possam apresentar em grupo se preferirem. Garanta um espaço seguro onde opiniões diferentes sejam valorizadas e respeitadas, incentivando a empatia e o suporte mútuo entre os alunos.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será diversificada e adaptável, focando no desenvolvimento das habilidades propostas. Uma das metodologias será a avaliação formativa por meio de observações durante as rodas de debate, permitindo verificar a compreensão e a participação ativa dos alunos. Outra opção é a avaliação do projeto narrativo final, onde serão considerados critérios como coerência, criatividade e expressão de valores culturais e sociais discutidos. Exemplo prático: durante as apresentações dos projetos, o professor pode oferecer feedbacks construtivos e sugerir melhorias. As avaliações incluem adaptações caso necessário, com feedbacks contínuos para apoiar o aprendizado dos alunos e garantir que os objetivos tenham sido alcançados.

  • Avaliação formativa através de exercícios e debates
  • Avaliação do projeto narrativo final
  • Feedbacks construtivos durante as apresentações

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados nesta atividade serão cuidadosamente selecionados para enriquecer o processo de aprendizagem sem a utilização de tecnologias digitais. Serão utilizados livros de textos literários variados, materiais de escrita, cartolinas e outros materiais artísticos para criação dos projetos. A ausência de recursos tecnológicos visa promover o foco e a concentração dos alunos no processo criativo e crítico, além de incentivar a reflexão autônoma e a prática de habilidades manuais. A escolha dos textos será realizada de maneira a garantir a diversidade e riqueza cultural, promovendo discussões significativas e inclusão cultural.

  • Livros de textos literários diversos
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis)
  • Cartolinas e materiais artísticos para projetos
  • Quadro branco para mediação dos debates

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta desafios diários com tantas tarefas, mas devemos buscar garantir um ambiente inclusivo para todas as crianças. Portanto, recomendamos considerar as necessidades específicas de cada aluno ao planejar adaptações metodológicas, como fornecer diferentes tipos de suporte durante as atividades, variando o uso de materiais visuais e tácteis. Promover interações colaborativas e pares de estudo entre os alunos ajuda a fomentar o respeito e a inclusão. Assegure também que os materiais sejam acessíveis a todos, facilitando sua manipulação e compreensão. Ao construir o ambiente de aprendizado, considere ajustes que acomodem diferentes estilos de aprendizado, enquanto cria oportunidades para que cada aluno demonstre suas habilidades de maneiras variadas e construtivas.

  • Adaptações metodológicas para diferentes estilos de aprendizado
  • Suporte em interações colaborativas
  • Ajustes no uso de materiais visuais e tácteis
  • Criação de oportunidades para demonstrar habilidades de maneira diversa

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