Festival de Frases

Desenvolvida por: Patric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Predicação Verbal

Nesta atividade denominada 'Festival de Frases', os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental têm como desafio a criação de frases empregando uma lista de verbos fornecidos previamente pelo professor, com o objetivo de demonstrar a compreensão e aplicação dos conceitos de predicação verbal, tanto completa quanto incompleta. Os participantes, trabalhando individualmente ou em duplas, são incentivados a serem criativos na construção de suas frases, as quais serão posteriormente expostas em um varal na sala de aula, facilitando a análise coletiva e estimulando a interação entre os alunos. Este exercício tem o potencial não apenas de aprofundar o entendimento sobre verbos transitivos e intransitivos, mas também de fomentar habilidades linguísticas, criativas e críticas. A exposição das frases permite uma dinâmica de aprendizado colaborativo, em que os alunos podem votar nas criações que melhor demonstram os conceitos estudados, promovendo um ambiente de apreciação e reconhecimento mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é capacitar os alunos a identificar e diferenciar verbos de predicação completa e incompleta, ampliando sua capacidade de análise sintática e compreensão textual. Através da prática ativa de construção de frases e subsequente discussão em grupo, busca-se não apenas fortalecer a compreensão teórica dos verbos transitivos e intransitivos, mas também encorajar o desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre a utilização da linguagem, além de estimular a criatividade e a habilidade de trabalhar cooperativamente.

  • Identificar verbos de predicação completa (transitivos) e incompleta (intransitivos).
  • Construir frases que ilustram o uso correto de diferentes tipos de verbos.
  • Analisar criticamente o uso dos verbos em diferentes contextos.
  • Desenvolver habilidades de criatividade na composição textual.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e apreciação do trabalho dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF07LP05
  • description": Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.

Conteúdo Programático

A atividade 'Festival de Frases' foi concebida para oferecer aos alunos uma oportunidade de explorar de forma prática e criativa os conceitos de predicação verbal. Através da análise e criação de frases utilizando verbos transitivos e intransitivos, os estudantes poderão aplicar conhecimentos teóricos de maneira significativa, melhorando sua aptidão para a análise sintática e apreciação linguística em diversos contextos.

  • Conceito de predicação verbal
  • Diferença entre verbos transitivos e intransitivos
  • Construção de frases com verbos de predicação completa e incompleta
  • Análise e discussão das estruturas verbais

Metodologia

A metodologia ativa 'Mão-na-massa' será empregada nesta atividade, onde os alunos terão a chance de construir conhecimento através da prática direta. Trabalhando individualmente ou em duplas, após uma breve revisão teórica feita pelo professor, os alunos receberão uma lista de verbos para criar frases que serão analisadas coletivamente. Este approach incentiva a aprendizagem ativa e participativa, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento teórico em um contexto prático e colaborativo.

  • Revisão teórica sobre predicação verbal
  • Distribuição da lista de verbos
  • Criação individual ou em duplas de frases
  • Montagem do varal com as frases
  • Análise e votação das frases pelos alunos

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira, haverá uma introdução ao conceito de predicação verbal seguida da distribuição da lista de verbos. A segunda sessão será dedicada à montagem do varal de frases, análise das frases pelos alunos e votação das mais criativas e demonstrativas dos conceitos aprendidos.

  • Aula 1: Revisão teórica e início da criação das frases.
  • Aula 2: Finalização das frases, montagem do varal, análise e votação.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na criatividade e clareza ao construir as frases, bem como na capacidade de identificar corretamente os tipos de predicação verbal nas frases dos colegas. A votação das frases mais criativas e informativas servirá como uma ferramenta adicional de avaliação, permitindo que os próprios alunos reconheçam e valorizem as competências uns dos outros nesse processo de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: uma lista de verbos fornecida pelo professor, materiais para a escrita (canetas, lápis, papel), e materiais para montagem do varal de frases na sala (barbante, pregadores ou fita adesiva). A sala de aula deverá ser organizada de forma que facilite a montagem do varal e permita que todos os alunos circulem e leiam as frases expostas.

  • Lista de verbos
  • Barbante ou corda para o varal
  • Pregadores ou fita adesiva
  • Papéis e canetas para escrever as frases

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo