Identidade e Representação: Quem Sou Eu?

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e Identidade

Esta atividade, destinada aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, tem como foco explorar o conceito de identidade através da leitura de textos literários, como contos e poemas. O objetivo é que cada aluno possa reconhecer e interpretar a expressão da identidade nos textos, relacionando-a com suas próprias experiências e percepções. Ao adotar práticas de leitura crítica, os alunos destacarão trechos que considerem significativos, promovendo a reflexão sobre identidade e diversidade. No segundo momento, a socialização das interpretações ocorrerá por meio de círculos de leitura. Nessas discussões, os alunos terão a oportunidade de debater e confrontar pontos de vista distintos, o que estimulá a empatia e a compreensão mútua. Dessa forma, não apenas se apropriam dos temas centrais, mas também desenvolvem suas habilidades cognitivas e sociais, como argumentação, liderança e inclusão. A atividade foi estruturada para ser realizada em duas aulas sequenciais, planejadas para incentivar a análise crítica e o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e reflexão sobre o conceito de identidade, permitindo que os alunos relacionem os textos literários com suas próprias vivências sociais e culturais. A atividade busca também apoiar a construção de um entendimento mais amplo sobre diversidade, incentivando o respeito a diferentes perspectivas por meio de debates e discussões. Com isso, além de aprimorar competências linguísticas e interpretativas, espera-se que os alunos ampliem a sua capacidade de trabalhar colaborativamente, demonstrando compreensão e empatia em relação a diversas identidades e biografias.

  • Desenvolver habilidades de leitura crítica relacionadas ao tema da identidade.
  • Relacionar textos literários com experiências pessoais e sociais.
  • Para que os alunos consigam relacionar textos literários com suas experiências pessoais e sociais, a atividade será conduzida de maneira a incentivar a reflexão pessoal após a leitura dos textos. Inicialmente, cada aluno será solicitado a escolher e destacar trechos das obras lidas que tenham ressonância com suas próprias experiências de vida ou que se conectem com situações ou contextos sociais que conhecem. Por exemplo, se um texto abordado em sala de aula tratar de temas como pertencimento ou exclusão, os alunos serão encorajados a refletir sobre situações em que se sentiram parte de um grupo ou alheios a ele. Esta conexão inicial ajuda a solidificar o entendimento dos temas abordados nas obras e fortalece a capacidade de ver a literatura como um espelho das complexidades humanas e sociais.

    Durante os círculos de leitura, os alunos terão a oportunidade de compartilhar e discutir essas reflexões em um ambiente colaborativo. Este momento de troca é essencial para que percebam o valor das múltiplas perspectivas e como uma experiência pessoal pode oferecer novas maneiras de interpretar um texto. Por exemplo, ao debater um poema que fala sobre liberdade, um aluno pode relacioná-lo a uma experiência pessoal de conquista alcançada por meio de esforço próprio, enquanto outro pode associar o texto a um evento histórico ou social significativo, como a luta por direitos civis. Ao ouvirem essas diferentes interpretações, os alunos não apenas enriquecem sua própria compreensão dos textos, mas também ampliam suas visões de mundo, desenvolvendo a empatia e a compreensão das diversas realidades ao seu redor.

  • Promover debates e discussões respeitosas, valorizando a diversidade de perspectivas.
  • Refletir sobre o conceito de identidade em contextos literários e sociais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07LP01: Planejar, produzir e revisar textos em colaboração com os colegas, analisando aspectos que interferem significativamente na recepção do texto de modo a torná-lo mais adequado aos propósitos da interação e à situação comunicativa.
  • EF69LP24: Relacionar textos lidos e interpretados com suas vivências, pontos de vista, contextos culturais e sociais, considerando as diferentes interpretações possíveis e seus efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está estruturado para proporcionar aos alunos uma compreensão crítica sobre identidade e diversidade, utilizando como base textos literários que inserem o aluno em contextos variados. Visa-se explorar não apenas a identificação e interpretação de elementos textuais, mas também sua aplicação em contextos pessoais e sociais dos alunos. O diálogo com a obra literária é complementado por debates que enfatizam o respeito à diversidade cultural e de perspectivas, alavancando o aluno a um nível mais profundo de compreensão textual e social. Assim, o conteúdo é orientado para desenvolver habilidades além do campo literário, abordando também aspectos sociais e emocionais relevantes, o que contribui para a formação integral do aluno.

  • Leitura e interpretação de textos literários com foco na identidade.
  • A análise de aspectos de diversidade e representatividade nos textos.
  • Debates sobre identidade, relacionando-a ao contexto atual dos alunos.
  • Estímulo à reflexão crítica e à empatia através da leitura.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade pretende fomentar um ambiente em que os alunos possam refletir ativamente sobre a identidade, através do engajamento com textos literários e da discussão em grupo. A alocação de duas aulas permite um equilíbrio entre momentos de leitura silenciosa e individual, seguidos por discussões coletivas que oportunizam a expressão e a consideração de múltiplas perspectivas. Isso é instrumental para o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas, estimulando a autonomia dos alunos e promovendo uma abordagem inclusiva e integrativa de conteúdos. A conexão entre o conteúdo literário e as experiências pessoais dos alunos é uma estratégia metodológica para garantir o engajamento e a relevância das discussões.

  • Leitura individual e destacamento de trechos.
  • Círculo de leitura para discussão coletiva.
  • Debates orientados sobre identidade e diversidade.
  • Conexão entre literatura e experiências pessoais dos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma proposto consiste em duas atividades de 60 minutos cada, planejadas para garantir uma abordagem processual e contínua do tema. Na primeira aula, os alunos terão a oportunidade de explorar individualmente textos literários, sendo incentivados a destacar trechos que considerem relevantes ao tema de identidade e diversidade. Na segunda aula, o foco será a socialização das interpretações por meio de círculos de leitura e debates orientados, proporcionando um espaço para que os alunos possam compartilhar suas reflexões e confrontar diferentes pontos de vista. Essa distribuição temporal visa consolidar o aprendizado ao permitir que os alunos revisitem as ideias da aula anterior sob uma nova perspectiva.

  • Aula 1: Leitura individual de textos literários e destaque de trechos relacionados à identidade.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Identidade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o conceito de identidade, contextualizando-o com exemplos simples e relacionados ao cotidiano dos alunos. Explique como a identidade pode ser expressa e percebida por meio da literatura. É importante que os alunos compreendam este conceito antes de iniciar a leitura. Permita que façam perguntas para esclarecer quaisquer dúvidas.

    Momento 2: Leitura Individual (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua os textos literários aos alunos e instrua-os a fazer uma leitura silenciosa, destacando trechos que se relacionem com o conceito de identidade. Este momento deve ser individual e introspectivo, permitindo que cada aluno faça suas próprias conexões. Observe se todos os alunos estão engajados na leitura e ofereça apoio aos que apresentarem dificuldades.

    Momento 3: Compartilhamento Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Após a leitura, abra espaço para que os alunos compartilhem, de forma breve, alguns dos trechos que destacaram. Incentive-os a explicar o motivo da escolha, relacionando com suas experiências pessoais. Este momento visa reforçar a compreensão do texto e o desenvolvimento da habilidade de argumentação. Permita que todos que desejarem, participem do compartilhamento.

    Momento 4: Reflexão e Conexão Escrita (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos para escreverem uma breve reflexão sobre o que aprenderam a partir dos trechos destacados e como esses textos se conectam com a própria identidade. Reforce a importância de expressar suas ideias com clareza e respeito. Avalie a capacidade de conexão que os alunos fazem entre texto e vida pessoal, incentivando o pensamento crítico.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão, permita que alunos com dificuldades de leitura utilizem audiolivros ou softwares de leitura em voz alta. Ofereça textos com fontes grandes ou ampliados, se necessário. Para alunos que possam ter dificuldades na escrita, permita a resposta oral ou o uso de recursos visuais, como desenhos, para expressar suas reflexões. Lembre-se de que a diversidade nas formas de expressão enriquece o aprendizado de todos. Demonstrar paciência e oferecer assistência extra, quando necessário, ajuda a criar um ambiente de aprendizado mais acessível e inclusivo.

  • Aula 2: Círculo de leitura e debates sobre identidades e conexões com experiências pessoais.
  • Momento 1: Reunião Inicial e Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula reunindo os alunos em círculo e explique brevemente como serão conduzidas as atividades do dia. Reforce a importância do respeito mútuo e da escuta ativa durante o círculo de leitura. É importante que os alunos entendam que este é um espaço seguro para partilhar pensamentos e sentimentos. Pergunte se todos estão confortáveis e oferecem a chance de tirarem dúvidas iniciais.

    Momento 2: Compartilhamento de Leituras e Visões Pessoais (Estimativa: 20 minutos)
    Convide os alunos a compartilharem as passagens destacadas e suas interpretações. Oriente-os a relacionar o que leram com suas próprias experiências e o conceito de identidade. É importante que o professor observe e faça perguntas que estimulem a profundidade da reflexão. Por exemplo, 'Por que esse trecho é significativo para você?' ou 'Como você vê essa expressão de identidade na sua vida diária?'. Encoraje a participação de todos e mostre-se disponível para mediar eventuais divergências com respeito.

    Momento 3: Debate Guiado sobre Identidade e Diversidade (Estimativa: 20 minutos)
    Proponha questões norteadoras para um debate mais amplo sobre identidade e diversidade, como 'Como a identidade pode ser expressa de diferentes formas na literatura e na vida real?' ou 'Por que é importante reconhecer e respeitar a diversidade de identidades?'. Organize a discussão de forma que todos tenham a oportunidade de expressar suas perspectivas. Observe se há respeito às opiniões dos colegas e intervenha, quando necessário, para garantir um ambiente colaborativo e inclusivo. Avalie a capacidade dos alunos de articular seus pensamentos e de respeitar as discussões em grupo.

    Momento 4: Revisão e Reflexão Final (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma atividade de reflexão escrita ou oral, em que os alunos possam consolidar os aprendizados. Peça que escrevam ou compartilhem oralmente uma breve frase ou parágrafo sobre o que aprenderam sobre identidade durante a atividade. Incentive-os a refletir sobre como podem aplicar esses aprendizados no cotidiano, reforçando a importância da empatia e do respeito à diversidade. Recolha as reflexões para avaliação de compreensão e indique feedbacks individuais ou gerais nas próximas aulas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para incluir todos os alunos, permita que apresente reflexões oralmente ou por meio de recursos visuais, como desenhos, caso alguns alunos tenham dificuldade em escrever. Garanta que a sala de aula está organizada de forma a permitir a participação de todos, considerando possíveis necessidades de alunos canhotos ou com necessidades especiais de mobilidade. Utilize técnicas de facilitação visual ou auditiva para alunos que possam demonstrar dificuldades sensoriais. Incentive um ambiente de apoio e cooperação entre os alunos, para que um ajude o outro no desenvolvimento das atividades. Isso contribui significativamente para um aprendizado mais inclusivo e efetivo.

Avaliação

A avaliação da atividade se dará por meio de diversas estratégias, buscando garantir que todos os objetivos de aprendizagem sejam atingidos de maneira inclusiva e diferenciada. Entre estas estratégias, destaca-se a observação da participação dos alunos nos debates, onde será avaliado o respeito à diversidade de opiniões e a capacidade argumentativa. Além disso, a análise das anotações pessoais dos alunos durante a leitura servirá para avaliar sua habilidade em identificar e interpretar elementos de identidade nos textos. Por fim, será solicitado aos alunos a produção de uma breve reflexão escrita sobre suas aprendizados a partir das discussões, favorecendo a expressão pessoal e a integração de novos conhecimentos. As avaliações formativas permitirão que os alunos recebam feedback construtivo contínuo, orientando suas próximas etapas de aprendizagem.

  • Participação ativa em debates e respeito à diversidade de opiniões.
  • Análises dos trechos considerados relevantes nos textos, demonstrando compreensão crítica.
  • Reflexão escrita sobre aprendizados e conexões pessoais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização das atividades será necessário contar com recursos diversificados que permitam tanto a leitura individual quanto a socialização das ideias. Os materiais básicos incluem textos impressos (ou digitais), que devem ser selecionados antecipadamente pelo professor, assegurando que abordem a temática proposta. Complementando os recursos impressos, utiliza-se o espaço de sala de aula configurado para a dinâmica de círculos de leitura, estimulando a discussão e a troca de ideias entre os alunos. Considera-se também a funcionalidade de tecnologias como tablets ou dispositivos móveis, caso estejam disponíveis, para potencializar a pesquisa e o acesso a referências adicionais sobre o tema. A abordagem flexível desses recursos visa promover o protagonismo dos alunos em suas experiências de aprendizagem.

  • Textos literários impressos ou digitais.
  • Espaço de sala de aula configurado para círculos de leitura.
  • Tecnologias digitais para pesquisa e referência, se disponíveis.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a carga de trabalho dos professores, portanto, asseguramos que as estratégias de inclusão e acessibilidade propostas aqui são práticas e não onerosas. Incentiva-se a promoção de debates que respeitem a diversidade cultural e social presente na sala de aula, criando um ambiente seguro para a expressão de diferentes perspectivas. Recomenda-se, para a efetividade inclusiva, a possibilidade de uso de recursos tecnológicos para adaptar metodologias, quando necessário, sem causar despesas adicionais significativas. O respeito à multiplicidade de vozes é fundamental para enriquecer o aprendizado coletivo, atentando para o cuidado ao formar grupos de discussões, evitando que algum aluno se sinta excluído. É interessante que os professores monitorem as interações, intercedendo quando necessário, para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar efetivamente, melhorando assim as experiências de aprendizagem de todos envolvidos.

  • Promoção de debates inclusivos que respeitem a diversidade.
  • Utilização de tecnologias acessíveis para auxílios que não onerem a escola.
  • Atenção ao formato de grupos de trabalho para garantir a inclusão.

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