Jornalistas da Verdade: Uma Exploração pelos Olhos Indígenas

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Culturas Indígenas e Mídia

A atividade prática 'Jornalistas da Verdade: Uma Exploração pelos Olhos Indígenas' busca envolver alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma imersão cultural e social, adotando o papel de jornalistas investigativos para explorar, pesquisar e compor matérias jornalísticas sobre as vidas, culturas e desafios dos povos indígenas. Utilizando uma variedade de veículos e mídias, os estudantes aprenderão a coletar e analisar informações, desenvolver uma narrativa e apresentar suas descobertas por meio de notícias, fotorreportagens e entrevistas. A atividade enfatizará o uso de recursos persuasivos para engajar a audiência, mantendo sempre uma conduta ética e respeitosa. Essa experiência é desenhada para desenvolver habilidades críticas de análise da informação e estimular um diálogo construtivo sobre as realidades multifacetadas dos povos indígenas.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto educativo tem como objetivo principal fomentar entre os alunos a capacidade de pesquisa, análise crítica e expressão jornalística acerca dos temas relacionados aos povos indígenas. Pretende-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de entender a importância da diversidade cultural, perceber as peculiaridades e desafios vivenciados por essas comunidades e representá-los de forma eficaz e respeitosa. Além disso, a atividade propõe um aprimoramento das habilidades de escrita e oratória dos alunos, incentivando a expressão de opiniões fundamentadas e o respeito por diferentes perspectivas.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre culturas e sociedades.
  • Aprimorar a capacidade de expressão escrita e oral em formatos jornalísticos.
  • Promover a compreensão e respeito pela diversidade cultural dos povos indígenas.
  • Estimular o pensamento crítico na avaliação de fontes de informação e no uso de recursos persuasivos.
  • Incentivar a prática da ética jornalística na representação de culturas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP02: Explorar o espaço reservado ao leitor nos jornais, revistas, impressos e on-line, sites noticiosos etc., destacando notícias, fotorreportagens, entrevistas, charges, assuntos, temas, debates em foco, posicionando-se de maneira ética e respeitosa frente a esses textos e opiniões a eles relacionadas, e publicar notícias, notas jornalísticas, fotorreportagem de interesse geral nesses espaços do leitor.
  • EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.
  • EF67LP07: Identificar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e perceber seus efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange o estudo da cultura, sociedade e desafios dos povos indígenas sob a perspectiva jornalística. Através de pesquisa e análise, os alunos explorarão aspectos políticos, sociais, culturais e ambientais relacionados a essas comunidades. O foco estará na construção de narrativas éticas e persuasivas em diferentes formatos mediáticos, com ênfase em técnicas jornalísticas de entrevista, reportagem e fotorreportagem.

  • Introdução à ética jornalística e postura investigativa.
  • Técnicas de pesquisa e verificação de informações.
  • Elaboração de notícias, fotorreportagens e entrevistas.
  • Uso de recursos persuasivos e análise de efeitos de sentido.
  • Apresentação e discussão em formatos jornalísticos variados.

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, esta atividade engaja os alunos em uma experiência prática de aprendizado, fomentando a autonomia, criatividade e colaboração. Os estudantes serão divididos em grupos para realizar pesquisas sobre povos indígenas, seguido de discussões em rodas de debate para troca de ideias e refinamento das matérias. O uso de ferramentas digitais e mídias sociais para coleta e apresentação de informações também será incitado, proporcionando um ambiente de aprendizagem moderno e dinâmico.

  • Divisão dos alunos em grupos de trabalho.
  • Pesquisa e coleta de dados em diversas fontes e mídias.
  • Roda de debates para discussão e aprofundamento dos temas.
  • Produção de matérias jornalísticas em equipe.
  • Apresentação final em formato de telejornal escolar.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos, permitindo que os alunos explorem a fundo o tema proposto e desenvolvam suas competências na prática jornalística. A primeira aula será dedicada à formação dos grupos, pesquisa e início da produção das matérias. A segunda aula focará na finalização das reportagens e na preparação das apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos e início das pesquisas.
  • Aula 2: Finalização das reportagens e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade prática será baseada tanto no processo de aprendizagem quanto nos produtos finais apresentados pelos alunos. Critérios como a qualidade da pesquisa e análise, a criatividade e originalidade das reportagens, a clareza e persuasão da comunicação, além da adesão a princípios éticos, serão avaliados. Feedbacks construtivos serão fornecidos para estimular o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet, computadores ou tablets para pesquisa e elaboração das matérias, além de câmeras ou celulares para captura de imagens para as fotorreportagens. Materiais para escrita e anotação também serão fundamentais, além da utilização de softwares ou plataformas digitais para edição e apresentação dos trabalhos finais.

  • Computadores ou tablets com acesso à Internet.
  • Câmeras fotográficas ou smartphones.
  • Materiais de escrita (cadernos, canetas).
  • Softwares de edição de texto e imagem.
  • Plataforma digital para apresentação das reportagens.

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