A atividade, denominada Memes em Debate: Além da Risada, tem o propósito de proporcionar aos alunos do 7º ano uma experiência prática e crítica através da análise de memes populares. Os estudantes terão a oportunidade de entender como elementos visuais, linguísticos e de pontuação são combinados para criar humor e crítica social. Trabalhando em grupos, os alunos discutirão suas interpretações dos memes e criarão suas próprias versões, justificando suas escolhas de imagens e palavras. Esta atividade busca desenvolver a habilidade de interpretar conteúdos multimodais e captar suas mensagens implícitas, promovendo debates respeitosos e incentivando a inclusão, assim como reforçando a autonomia dos alunos na execução de projetos colaborativos.
Os objetivos de aprendizagem estão centrados em desenvolver a capacidade crítica dos alunos ao analisar e criar memes, desafiar os alunos a interpretar conteúdo multimodal e desenvolver suas estratégias de crítica social de maneira construtiva. A atividade também se propõe a promover a habilidade de justificar escolhas lingüísticas e iconográficas entendendo os efeitos de humor e crítica social presentes nos memes. Além disso, a atividade visa integrar diferentes áreas de conhecimento como língua portuguesa e artes visuais, promovendo uma compreensão mais ampla e interdisciplinar do uso da linguagem e da imagem nas mídias sociais e como essas interações podem refletir e influenciar a sociedade.
O plano de aula inclui discussões sobre a natureza multimodal dos memes, envolvendo a análise dos elementos textuais e visuais e como eles interagem para gerar humor e crítica. Será abordada a compreensão dos efeitos que a linguagem e as imagens têm quando utilizadas de forma crítica e humorística, promovendo assim uma tentativa de sensibilização dos alunos para o poder persuasivo destas mídias. O envolvimento dos alunos em atividades práticas de criação de memes proporcionará uma melhor compreensão desta forma de comunicação e criará a oportunidade de expressar suas análises críticas dentro de um contexto moderno e relevante.
A metodologia adotada nesta atividade foca em engajamento ativo dos alunos através da execução prática de análises críticas e discussões em pequenos grupos. Incentiva-se o uso de metodologias ativas onde os alunos são protagonistas de suas jornadas de aprendizagem. A criação de memes próprios pelos alunos visa promover o pensamento crítico e a expressão criativa. A interação constante com os colegas e a troca de ideias busca fomentar o respeito ao diverso e à inclusão no ambiente escolar.
O cronograma da atividade está estruturado para ser desenvolvida em uma aula de 60 minutos. Esta abordagem visa garantir que os alunos tenham tempo suficiente para absorver a matéria e aplicar seus conhecimentos na prática. O tempo foi pensado para que os estudantes possam discutir em grupos e, também, utilizar esse tempo para criar seus próprios memes, promovendo um espaço para debates e expressão autônoma.
Momento 1: Introdução aos Memes (Estimativa: 10 minutos)
Comece a aula explicando brevemente o que são memes e sua popularidade no contexto digital. Utilize o projetor ou a lousa digital para mostrar alguns exemplos de memes populares, destacando os elementos visuais e linguísticos. É importante que você contextualize os memes como ferramentas de comunicação e possíveis críticas sociais. Pergunte aos alunos se eles reconhecem alguns dos memes e o que acham engraçado ou crítico neles.
Momento 2: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e forneça a cada grupo um conjunto de memes variados para análise. Oriente os alunos a discutirem entre si sobre o que acham que cada meme está comunicando e os elementos que contribuem para sua mensagem. Permita que cada grupo escolha um porta-voz para compartilhar em voz alta suas conclusões. Observe se os alunos estão participando ativamente e incentivando a inclusão de todos no grupo.
Momento 3: Análise Crítica de Memes (Estimativa: 15 minutos)
Reúna a atenção dos alunos novamente e conduza uma análise crítica de um dos memes discutidos. Incentive os alunos a falarem sobre o uso dos recursos visuais e linguísticos, bem como a possível mensagem subjacente do meme. Faça perguntas abertas para estimular o pensamento crítico. É importante que você monitore as contribuições dos alunos e avalie como eles estão interpretando o material.
Momento 4: Criação de Memes Próprios (Estimativa: 15 minutos)
Instrua os alunos a criarem seus próprios memes usando computadores ou tablets. Eles devem escolher uma imagem e adicionar texto que transmita uma mensagem humorística ou crítica. Incentive a expressão criativa dos alunos, mas peça que justifiquem suas escolhas de imagem e texto por escrito. Durante este exercício, caminhe pela sala oferecendo apoio e verificando o progresso dos alunos. Avalie a qualidade, criatividade e justificativa dos memes criados.
Momento 5: Apresentação e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
Reserve os minutos finais para que alguns alunos compartilhem seus memes com a classe. Permita que apresentem suas justificativas e abram espaço para feedbacks construtivos dos colegas. Finalize a aula destacando a importância do respeito e da diversidade de interpretações.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para os alunos com deficiência auditiva, assegure-se de que todo o material visual utilizado esteja bem visível e considere a presença de um intérprete de LIBRAS para ajudar na interpretação das discussões e apresentações. Para os alunos com TDAH, permita pausas curtas entre as atividades e ofereça dicas de organização para os momentos de criação de memes. É crucial manter essas instruções acessíveis de maneira clara e concisa, de forma que todos se sintam incluídos e engajados.
Para avaliar a eficácia do ensino e o domínio dos objetivos de aprendizagem, serão utilizadas metodologias diversificadas de avaliação. Primeiramente, a avaliação formativa ocorrerá durante a aula, com monitoramento do envolvimento dos alunos nas discussões e nas atividades práticas. Os professores oferecerão feedback imediato para guiar a compreensão e o desenvolvimento dos memes. Além disso, será realizada uma avaliação somativa ao final da atividade, examinando tanto a qualidade dos memes criados quanto as justificativas apresentadas. Esses critérios avaliam a capacidade dos alunos de aplicar criticamente os conceitos aprendidos sobre humor e crítica social. Por fim, será oferecido feedback para cada aluno, propiciando reflexões sobre sua participação no grupo e compreensão do conteúdo abordado.
Os recursos necessários para esta atividade incluem tecnologia acessível e plataformas de design gráfico gratuitas para criação dos memes. Além disso, um projetor ou lousa digital para apresentação dos memes e revisão colaborativa em sala de aula será fundamental. Será essencial a inclusão de textos e imagens adequados para uso no contexto educacional, respeitando os direitos de uso autoral.
Compreendemos os desafios diários enfrentados pelos professores, mas é fundamental garantir que todos os alunos tenham acesso e participem efetivamente da atividade. Serão sugeridas estratégias inclusivas para assegurar que nenhum aluno fique para trás. Para alunos com deficiência auditiva, será importante utilizar intérpretes de LIBRAS e incluir legendas nos conteúdos multimodais apresentados. Para alunos com TDAH, deve-se procurar manter um ambiente organizado e estimular pausas curtas para ajudar a manter o foco, proporcionando tarefas claras e com objetivos bem definidos. Também serão utilizadas estratégias de feedback que incluem comunicação com a família a respeito do progresso dos alunos, garantindo um ambiente colaborativo e acessível.
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