Mestres da Narração: Uma Aventura pela Leitura

Desenvolvida por: Leidia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Gêneros Literários e Leitura Dramatizada

Esta atividade é projetada para imergir os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental no universo dos diversos gêneros literários, como contos de terror, lendas brasileiras e crônicas. Ao dividir a classe em grupos, com cada um explorando um gênero diferente, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades de interpretação e expressão oral ao escolherem e realizarem leituras dramatizadas de textos selecionados. Essas apresentações serão enriquecidas com o uso estratégico de recursos expressivos, como tom de voz, pausas e gestos. A culminância da atividade se dará em uma Roda de Debate, onde haverá um espaço para discussão e reflexão sobre as técnicas de narração empregadas, as escolhas de entonação e o impacto desses elementos na compreensão dos textos. Este formato não apenas fomenta o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e apresentação, mas também facilita o entendimento profundo dos diferentes gêneros literários e suas características.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma experiência educativa rica, centrada na exploração e compreensão dos diversos gêneros literários. Através da leitura dramatizada, os estudantes praticarão a expressão oral e desenvolverão a capacidade de interpretar textos com maior profundidade. Adicionalmente, a atividade visa melhorar as habilidades de escuta, fomentar a apreciação literária e estimular a capacidade crítica dos alunos ao refletirem sobre como os diferentes elementos de narração influenciam a compreensão dos textos. O engajamento nessa experiência colaborativa também promove habilidades socioemocionais importantes, como trabalho em equipe, empatia e respeito pelas diversas interpretações e pontos de vista.

  • Explorar diversos gêneros literários e suas características distintivas.
  • Desenvolver habilidades de leitura e expressão oral através da leitura dramatizada.
  • Aprimorar a capacidade de interpretação e compreensão de textos.
  • Refletir sobre o impacto de elementos narrativos na compreensão do leitor.
  • Promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe e empatia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP53: Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infantojuvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará nos diversos gêneros literários, como contos de terror, lendas brasileiras, crônicas, e outros. O estudo desses gêneros proporcionará aos alunos um entendimento sobre suas estruturas, temáticas e propósitos. Além disso, a prática de leitura dramatizada ajudará os estudantes a conectar-se emocionalmente com os textos, explorando a expressividade e técnicas de narração que ampliam a compreensão e apreciação literária. A atividade culmina numa Roda de Debate que propõe uma análise reflexiva sobre como diferentes estratégias de expressão oral e elementos narrativos impactam a interpretação dos textos.

  • Introdução aos gêneros literários.
  • Características e estruturas de diferentes gêneros literários.
  • Técnicas de leitura dramatizada.
  • Expressão oral e corporal na narração.
  • Discussão sobre a influência da narração na compreensão dos textos.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade engaja os alunos em uma aprendizagem ativa por meio de leituras dramatizadas e Rodas de Debate, permitindo que experimentem e reflitam sobre diferentes gêneros literários. A divisão em grupos para explorar cada gênero incentiva a colaboração e o intercâmbio de ideias. A preparação para as leituras dramatizadas fomenta a pesquisa e o estudo profundo de cada texto, enquanto a performance permite o desenvolvimento de habilidades expressivas. Concluir a atividade com uma discussão coletiva promove a capacidade crítica e reflexiva dos alunos.

  • Divisão da classe em grupos para exploração de diferentes gêneros.
  • Seleção e preparação de textos para leitura dramatizada.
  • Apresentações dos grupos e uso de técnicas expressivas.
  • Realização de uma Roda de Debate para discussão sobre as apresentações.
  • Reflexão coletiva sobre os aprendizados da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em dois encontros de 50 minutos cada, totalizando 100 minutos de engajamento ativo. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos aos gêneros literários e iniciarão a preparação para as leituras dramatizadas. O segundo encontro será dedicado às apresentações e à Roda de Debate, promovendo a análise crítica e reflexiva sobre as técnicas narrativas aplicadas.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros literários e preparação para leituras dramatizadas.
  • Aula 2: Apresentação das leituras dramatizadas e Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, engajamento e reflexão demonstrados pelos alunos ao longo da atividade. Serão considerados critérios como a criatividade na escolha do texto e na performance, a capacidade de trabalhar em equipe, a utilização eficaz de recursos expressivos durante a leitura dramatizada, e a contribuição individual nas discussões durante a Roda de Debate. O professor observará como os alunos aplicam as técnicas de narração e se eles conseguem discutir e analisar critica e reflexivamente as diferentes abordagens narrativas e seus efeitos na compreensão dos textos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem uma seleção variada de textos literários em diferentes gêneros, espaço adequado para apresentações, equipamento de gravação de áudio (opcional) para capturar as leituras dramatizadas e, possivelmente, reproduzi-las durante a roda de debate. Materiais de apoio para preparação das leituras, como acessórios ou pequenos adereços, também podem ser utilizados para enriquecer as performances.

  • Textos literários em diversos gêneros.
  • Espaço adequado para apresentações.
  • Equipamento de gravação de áudio (opcional).
  • Acessórios ou pequenos adereços para as leituras dramatizadas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo