Nessa atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a escrever uma carta direcionada a um site que compartilha apenas boas notícias. O objetivo é que eles relatem um acontecimento positivo em sua comunidade, escola ou vida pessoal que mereça destaque. Trabalhando em duplas, os estudantes discutirão e escolherão qual evento irão abordar, desenvolvendo a carta e utilizando técnicas de escrita formal. Ao final, as cartas serão lidas em grupo e o feedback será dado pelos colegas e pelo professor, promovendo o desenvolvimento das habilidades de escrita e oratória.
O objetivo principal desta atividade é capacitar os estudantes a reconhecerem e valorizarem acontecimentos positivos ao seu redor, incentivando a prática da escrita formal através do relato de eventos significativos. Essa prática não apenas aprimora suas capacidades de redação, mas também promove o pensamento crítico e a empatia, ao considerarem as diferentes perspectivas e impactos positivos que certos eventos podem ter. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades de comunicação oral através do compartilhamento das cartas, incentivando o feedback colaborativo.
O conteúdo programático dessa atividade abrange a prática da escrita formal, com foco na elaboração de cartas formais direcionadas a um público específico. Os alunos serão guiados na organização das ideias de forma coerente e coesa, respeitando as normas gramaticais e estilísticas. A atividade também envolve o desenvolvimento de habilidades de apresentação oral, pois os alunos compartilharão as cartas com seus pares. Isso complementa o aprendizado teórico prévio com a aplicação prática através de discussões em grupo e atividades de escrita cooperativa.
A metodologia adotada envolve trabalho em duplas para incentivar a colaboração e troca de ideias, essencial no aprendizado por pares. Inicialmente, os alunos discutirão sobre acontecimentos positivos, escolhendo um para redigir a carta. A atividade prossegue com a elaboração do texto, revisão e a apresentação oral para a turma. Este formato favorece o desenvolvimento das habilidades sociais e de linguagem dos alunos, ao mesmo tempo que os engaja em uma aprendizagem significativa, ao escreverem sobre temas que consideram importantes.
O cronograma será dividido em duas sessões de 40 minutos. Na primeira sessão, os alunos trabalharão em duplas para discutir e planejar a carta, iniciando sua redação. Haverá um intervalo curto para revisão. Na sessão seguinte, finalizarão a redação e farão as apresentações orais, com tempo para feedback dos colegas e do professor. Esta divisão de tempo permite um equilíbrio adequado entre o planejamento, a redação e a apresentação oral.
A avaliação será baseada em aspectos qualitativos e quantitativos da participação dos alunos. Serão considerados critérios como a clareza e coerência do texto, a correção gramatical e a estrutura da carta. Além disso, o engajamento no trabalho em dupla e a qualidade do feedback dado e recebido serão avaliados. A apresentação oral será analisada quanto à clareza, postura e reação ao feedback. Exemplos de aferição incluem rubricas para medir a organização do texto e listas de verificação para o desempenho oral.
Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos básicos como papel, caneta e acesso a dicionários, que podem ser físicos ou online. A sala de aula deve dispor de um espaço adequado para que os alunos possam dividir-se em duplas e trabalhar confortavelmente. Técnicas de mediação e guias de escrita também serão fornecidos pelo professor, para orientar as diferentes etapas da atividade.
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