Minha Boa Notícia para o Mundo!

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Redação e Produção Textual

Nessa atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a escrever uma carta direcionada a um site que compartilha apenas boas notícias. O objetivo é que eles relatem um acontecimento positivo em sua comunidade, escola ou vida pessoal que mereça destaque. Trabalhando em duplas, os estudantes discutirão e escolherão qual evento irão abordar, desenvolvendo a carta e utilizando técnicas de escrita formal. Ao final, as cartas serão lidas em grupo e o feedback será dado pelos colegas e pelo professor, promovendo o desenvolvimento das habilidades de escrita e oratória.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é capacitar os estudantes a reconhecerem e valorizarem acontecimentos positivos ao seu redor, incentivando a prática da escrita formal através do relato de eventos significativos. Essa prática não apenas aprimora suas capacidades de redação, mas também promove o pensamento crítico e a empatia, ao considerarem as diferentes perspectivas e impactos positivos que certos eventos podem ter. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades de comunicação oral através do compartilhamento das cartas, incentivando o feedback colaborativo.

  • Desenvolver habilidades de escrita formal.
  • Incentivar a reflexão sobre eventos positivos no cotidiano.
  • Promover o trabalho colaborativo em duplas.
  • Melhorar a capacidade de comunicação oral e feedback.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP03: Planejar e produzir, individual e colaborativamente, narrativas ficcionais ou com base em experiências cotidianas, respeitando as características dos gêneros, a situação comunicativa e o tema/assunto/roteiro.
  • EF67LP05: Revisar o texto para aprimorar o sentido e o estilo, analisar a pontuação, a colocação pronominal, concordância verbal e nominal, entre outros aspectos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade abrange a prática da escrita formal, com foco na elaboração de cartas formais direcionadas a um público específico. Os alunos serão guiados na organização das ideias de forma coerente e coesa, respeitando as normas gramaticais e estilísticas. A atividade também envolve o desenvolvimento de habilidades de apresentação oral, pois os alunos compartilharão as cartas com seus pares. Isso complementa o aprendizado teórico prévio com a aplicação prática através de discussões em grupo e atividades de escrita cooperativa.

  • Estrutura e formato de cartas formais.
  • Coerência e coesão textual.
  • Normas gramaticais e estilísticas.
  • Apresentação oral e feedback construtivo.

Metodologia

A metodologia adotada envolve trabalho em duplas para incentivar a colaboração e troca de ideias, essencial no aprendizado por pares. Inicialmente, os alunos discutirão sobre acontecimentos positivos, escolhendo um para redigir a carta. A atividade prossegue com a elaboração do texto, revisão e a apresentação oral para a turma. Este formato favorece o desenvolvimento das habilidades sociais e de linguagem dos alunos, ao mesmo tempo que os engaja em uma aprendizagem significativa, ao escreverem sobre temas que consideram importantes.

  • Trabalho em duplas para escolha do tema.
  • Redação e revisão cooperativa de carta formal.
  • Apresentação oral das cartas à turma.
  • Feedback entre pares e do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma será dividido em duas sessões de 40 minutos. Na primeira sessão, os alunos trabalharão em duplas para discutir e planejar a carta, iniciando sua redação. Haverá um intervalo curto para revisão. Na sessão seguinte, finalizarão a redação e farão as apresentações orais, com tempo para feedback dos colegas e do professor. Esta divisão de tempo permite um equilíbrio adequado entre o planejamento, a redação e a apresentação oral.

  • Sessão 1: Discussão em duplas e início da redação.
  • Intervalo curto para revisão do texto.
  • Sessão 2: Finalização da redação e apresentações orais.

Avaliação

A avaliação será baseada em aspectos qualitativos e quantitativos da participação dos alunos. Serão considerados critérios como a clareza e coerência do texto, a correção gramatical e a estrutura da carta. Além disso, o engajamento no trabalho em dupla e a qualidade do feedback dado e recebido serão avaliados. A apresentação oral será analisada quanto à clareza, postura e reação ao feedback. Exemplos de aferição incluem rubricas para medir a organização do texto e listas de verificação para o desempenho oral.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos básicos como papel, caneta e acesso a dicionários, que podem ser físicos ou online. A sala de aula deve dispor de um espaço adequado para que os alunos possam dividir-se em duplas e trabalhar confortavelmente. Técnicas de mediação e guias de escrita também serão fornecidos pelo professor, para orientar as diferentes etapas da atividade.

  • Papel e caneta.
  • Dicionários físicos ou online.
  • Espaço adequado para trabalho em duplas.
  • Guias de escrita e mediação do professor.

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